Como responsável pela intermediação, o corretor precisa saber quais são os documentos necessários para a compra de imóveis. Compete ao profissional fazer todo o processo burocrático para as duas partes. Afinal, a ausência de um simples documento pode colocar todo o negócio por água abaixo.
Aliás, saber quais são os documentos necessários para a compra de imóveis na ponta da língua é uma maneira de agilizar a transação. Aqui, você ganha pontos dos dois lados: compradores e vendedores. Trata-se, portanto, de um caminho para você se diferenciar e driblar a concorrência de imobiliárias e aplicativos que trabalham com venda de imóveis sem o corretor.
Veja, abaixo, quais são os documentos necessários para a compra de imóveis:
Documentos do vendedor
- Certidão que comprova a negativa de débito com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS);
- Cópia autenticada do estatuto social na Junta Comercial ou o contrato social;
- Se houver alterações contratuais ou estatutárias é necessário a documentação registrada na Junta Comercial;
- Carta da última alteração do contrato ou estatuto.
Documentos do imóvel
- Certidão comprovatória que não existem dívidas e traz o histórico do imóvel dos últimos 20 anos (certidão negativa vintenária de ônus reais);
- Cópia autenticada da escritura em nome dos vendedores; registro de ações reipersecutórias e alienações, (indica se o imóvel foi vendido informalmente a alguém); averbação da construção; tudo no Cartório de Registro de Imóveis;
- Cópia autenticada do IPTU, junto com as parcelas pagas até a data da negociação;
- Certidão negativa de impostos ou cópia do carnê de impostos predial dos últimos cinco anos;
- Planta do imóvel aprovada pela prefeitura ou o croqui com as dimensões do imóvel, assinado pelo engenheiro ou arquiteto, acompanhado do Crea (registro profissional.
Documentos do comprador
- Cópias do RG e CPF;
- Certidão de casamento e imposto de renda dos dois;
- Se viúvo (a), apresentar cópia do documento que comprove a morte do parceiro (a);
- Se divorciado, cópia do documento que comprove a separação;
- Caso utilize o FGTS, cópias autenticadas das páginas da carteira de trabalho, com identificação do trabalhador e a contratação do empregado. Além do extrato da conta do FGTS que será utilizado na operação e registro dos últimos dois anos.
Contrato de compra e venda
Aqui, recomenda-se o acompanhamento de um advogado especializado. No contrato, devem constar:
- Informações do comprador e vendedor: nome completo, CPF, RG, título de eleitor, profissão e estado civil;
- Forma de pagamento;
- Valor total do imóvel;
- Valor do sinal;
- Comissão da imobiliária;
- Multas em caso de rescisão de contrato, atraso na entrega do imóvel ou ainda entrega com diferenças nas condições que foram acordadas inicialmente;
- Se o móvel estiver mobiliado, deve constar no contrato também.
Papel do corretor
Organizar os documentos necessários para a compra de imóveis é uma obrigação do profissional. Por isso, é muito importante que ele faça cursos profissionalizantes para corretores de imóveis, principalmente voltado ao direito imobiliário. Isso porque o processo de transação imobiliária envolve muita burocracia.
Não basta comunicar às duas partes envolvidas quais são os documentos necessários para a compra de imóveis. É preciso ir além e fazer um acompanhamento de perto.
Sabemos que isso não é uma tarefa fácil, ainda mais que você tem muitos clientes para atender no dia a dia. Aqui, o ideal é que você registre o status de cada negociação, anotando o que cada cliente já fez para viabilizar o negócio. Para tanto, recorra a um CRM Imobiliário.
Esteja atento aos documentos necessários para a compra de imóveis. Lembre-se: os compradores confiam no corretor para que esse processo seja o mais acertado possível e que não gere dores de cabeças lá na frente.
Boas vendas!