Você tem procurado dicas para vender imóveis, mas ainda não encontrou respostas que realmente lhe ajudassem? Está em dúvida sobre quais passos dar no mercado rumo ao sucesso? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje!
Nele você encontrará informações valiosas sobre como você pode aumentar a sua captação de clientes, e assim, gerar mais vendas para a sua imobiliária. E tudo isso de uma maneira muito detalhada e que realmente lhe proporcionará diversos insights sobre o assunto.
Portanto, te convidamos a seguir em nosso texto para que assim consiga elaborar novos meios para a sua empresa. Vamos lá?
10 Dicas para vender imóveis
Antes de qualquer coisa, é muito importante que possamos destacar o quão imprescindível é você querer vender mais imóveis. Mas o que estamos querendo dizer com isso?
Estamos querendo dizer que você precisa, de fato, estar ciente de que precisará trabalhar bastante para notar os resultados. Desse modo, não pode esperar que encontre dicas mágicas que farão você atingir resultados incríveis em um piscar de olhos. Não mesmo!
O mercado imobiliário se expande todos os dias. É possível encontrar novidades o tempo todo, e apenas aqueles que se dedicam de verdade é que se destacam.
Logo, lembre-se que as nossas dicas é pautada em profissionais que pensam pra frente e que querem alcançar o sucesso a partir dos seus próprios esforços. Porém, sabemos que os leitores e corretores que acessam a Ville Imob estão cientes disso e, dessa forma, estão apenas em busca de novos horizontes para o seu trabalho.
Visto isso, vamos agora a nossa lista com 10 dicas para vender imóveis que você precisa conhecer – ou aprimorar. Confira:
1- Tenha paciência com os seus potenciais clientes
Uma coisa que pouca gente fala, mas que tudo mundo nota, é o quanto um “vendedor” pode ser bastante invasivo. Sim! Aquelas mensagens perguntando se a pessoa já se decidiu, aquelas tentativas incansáveis de marcar um encontro para “saber mais”, entre outras possibilidades.
Portanto, se você quer dicas para vender imóveis, esta é a primeira: fuja desses tutoriais que lhe ensinam a “correr atrás” dos seus prospectos o tempo todo. Pois além de ser inconveniente, você pode ainda estar empurrando a pessoa para um corretor menos – perdoe a colocação – “chato”.
Sim, isso mesmo que você leu. Um corretor que insiste, liga o tempo todo ou fica forçando uma conversa sem fluidez é visto como chato. Cuidado com isso!
Seja paciente e não force a barra com os seus potenciais clientes. É claro que você não precisa simplesmente se esquecer da pessoa e nunca mais procurá-la. Não, não é isso que estamos dizendo.
O que queremos dizer é que este contato precisa ser leve, descontraído e, aos poucos. Se você notar certa liberdade por parte do cliente para lhe escrever mais vezes, tudo bem! Mas, do mesmo modo, se você notar que ele está se sentindo desconfortável com a sua forma de abordar, diminua o passo.
Lembre-se: uma boa forma de saber se a sua abordagem é interessante é praticando a empatia. E se você fosse o cliente? Será que as mensagens que você envia ou as ligações que faz seriam interessantes? Pense nisso!
2- Será que os seus imóveis estão “visíveis”?
Esta é uma das dicas para vender imóveis que mais é negligenciada por corretores autônomos e imobiliárias: a visibilidade do imóvel. E não estamos falando da aparência externa do imóvel, hein?
O que queremos dizer com esta colocação é que você precisa, a partir de hoje, trabalhar a visibilidade do seu negócio. Para isso, a criação de um site imobiliário, por exemplo, é super bem vindo.
Simplesmente porque você poderá investir em SEO de qualidade, e assim atrairá ainda mais clientes para a sua empresa.
Pois como sempre apontamos aqui no blog: “quem não é visto, não é lembrado”. Logo, você precisa sim divulgar os seus imóveis de uma maneira inteligente e otimizada.
A integração com portais imobiliários está aí como uma chance de alavancar ainda mais as suas vendas. Basta você começar a enxergar diferente o seu negócio, a fim de prospectar cada vez mais clientes.
3- Invista em tecnologia para melhorar as imagens
Ainda tratando-se da visibilidade dos seus imóveis, você pode ainda investir em tecnologia no mercado imobiliário para criar imagens incríveis para os seus empreendimentos. Desse modo, poderá divulgar nas mídias sociais e no seu próprio site imobiliário as fotografias e filmagens de altíssima qualidade.
Para isso, você pode estudar a viabilidade de implementar as imagens em 360°, por exemplo. Outra pedida importante são os drones, que podem gerar uma imersão ainda maior do cliente com relação ao imóvel que ele pode estar acessando diretamente no seu computador em casa.
Portanto, lembre-se de investir em imagens bonitas, compostas com boa iluminação e com uma decoração interessante. Pois a venda de imóveis relaciona-se com muito mais coisa, além do preço e localização: o conforto visual está diretamente relacionado com a tomada de decisão dos seus potenciais clientes.
Trabalhe a forma como os seus prospectos enxergam um imóvel seu. Afinal, engana-se quem pensa que a visão está apenas “nos olhos do outro”. Não mesmo! A visão também está nas mãos daquele que mostra. Pense nisso!
4- Foque na experiência dos seus clientes!
Esta é uma das maiores e mais valiosas dicas para vender imóveis: foque na experiência dos seus clientes.
Mas o que estamos querendo dizer com isso?
Bem, costumeiramente muitos empreendedores cuidam da sua imagem pessoal, criam uma identidade visual incrível para o seu site profissional, mas quando vão atender um cliente pessoalmente… Esquecem-se de como se tem uma conversa agradável!
E isso, caro corretor, pode ser um erro gravíssimo em nossa profissão. E uma maneira de driblar este problema é justamente trabalhando o desenvolvimento da forma que você atua diante do seu cliente.
Sim, sabemos que isso está um pouco confuso. Mas veja bem: o que queremos que você comece a fazer hoje mesmo é investir em uma experiência épica para cada prospecto. E isso inclui o primeiro contato, com uma abordagem super envolvente e humana; inclui a primeira apresentação dos imóveis, que precisa ser feita de modo descontraído, e que se encaixe nos desejos daquela família; inclui a visita ao imóvel, que pode ser feita com a recepção a partir de um delicioso café na mesa da cozinha (por que não?) e assim por diante.
Quanto mais única e incrível for a experiência que você proporcionar, maiores serão as chances de a venda acontecer. Pode acreditar!
5- Invista em conhecimento
Não adianta: não tem como se desenvolver no mercado imobiliário se você não investir no seu conhecimento.
Sim, esta afirmação pode ser um pouco dura, mas ela é a mais pura verdade. Você precisa se entregar ao seu trabalho, verdadeiramente! Mas não de um modo “chato” e cansativo. Mas sim, de um modo que você precisa compreender que você é o seu instrumento de trabalho.
E, como tal, precisa sempre estar “afiado” para proporcionar os melhores resultados no dia a dia, sempre.
Portanto, procure sempre encontrar novos cursos, leia bastante e acompanhe canais de conteúdo que possam agregar valor ao seu trabalho. Nós, da Ville Imob, disponibilizamos uma série de conteúdos grátis, tanto em vídeo quanto em forma de artigo e ebook. Basta você começar!
6- Incentive as indicações
Uma ótima maneira – e uma das dicas para vender imóveis que mais funciona de modo rápido – é incentivar que os seus clientes fiéis e antigos lhe indiquem para novos.
Mas como fazer isso sem ser invasivo ou um pouco deselegante? Simples: criando uma experiência de compra extraordinária, como mencionamos antes. Nestes casos, a indicação pode acontecer de modo natural e automático.
Mas, caso os seus clientes sejam mais tímidos, você pode dar aquela forcinha… Pergunte se ele conhece alguma outra família incrível (como eles) que estejam a procura de um bom imóvel. Tente cativar ainda mais o seu prospecto, nesse momento!
E lembre-se de entregar o seu cartão de visitas, ok? Mesmo que não peça indicação, ele é importante para que a pessoa que recebe saiba mais sobre você. E assim, quando ela se deparar com algum prospecto na mesma situação que ela, ela indicará aquele que mais lhe ajudou a encontrar o imóvel perfeito.
7- Não monte um único “roteiro” de venda
Um grande erro que muitos corretores – inexperientes e até os experientes – cometem é o de seguir apenas um roteiro para a venda dos imóveis. Sim! Tratam todos os clientes de uma forma igual, apenas repetindo de uma maneira robotizada um discurso que, segundo o fulano de tal na internet, é “altamente persuasivo”.
Sim, o discurso pode até ter como base técnicas de persuasão… Não estamos desmerecendo o trabalho do fulano de tal.
Mas, é muito importante que você sempre tome cuidado com qualquer tipo de generalização. E isso vale para a vida!
Você não encontra clientes iguais, com os mesmos anseios, sonhos e objetivos… Ou encontra?
Então por que você irá atender de uma maneira automática, repetida e igual todos eles? E quando um cliente não “seguir o seu roteiro”, você saberá levar o processo de negociação? Pois é!
Lembre-se que cada pessoa é única. E como única, possui as suas singularidades, os seus medos, as suas inseguranças e precisam sentir confiança naquilo que você diz. Mas, só sentirão confiança se você abordar de acordo com o perfil daquele cliente.
Generalização nunca é bom. E isso vale para qualquer âmbito, mercado, segmento, enfim! Até mesmo para a sua vida pessoal. Cuidado com as receitas prontas, ok?
8- Estude as propostas recebidas
Esta é uma daquelas dicas para vender imóveis que pode parecer óbvia, mas que pouco se fala sobre.
Estude as propostas recebidas! Não descarte, logo de cara, algo que parecer estar “longe” de ter um resultado interessante. Mas sim, sempre busque conversar com o prospecto, sobre por que ele chegou naquele valor. Permita que ele apresente os argumentos e escute com atenção!
Apenas assim é que você poderá compreender o outro lado de uma maneira muito mais empática e sincera. E assim, quem sabe, não consegue criar uma possibilidade de compra que se aproxime com a realidade daquela pessoa? Pense nisso!
A negociação é a chave para o sucesso no mercado imobiliário.
9- Trabalhe a comunicação com o cliente
A comunicação que você tem co o seu cliente é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso que a sua imobiliária possa estar tendo até então. E não estamos apenas falando da comunicação que ocorre pessoalmente, pois o contato com o cliente vai muito além disso.
Outro cuidado que você precisa ter é com relação ao acompanhamento dos seus leads e potenciais clientes. Procure, por exemplo, investir em uma completa plataforma de CRM imobiliário. Assim você conseguirá acompanhar de perto tudo o que acontece com aqueles que demonstram interesse pelos seus imóveis.
Assim sendo, você poderá inclusive categorizar os seus prospectos de acordo com a etapa do funil em que eles constam. E, desse modo, poderá gerar ainda mais vendas para a sua imobiliária.
10- Invista pesado no marketing digital
Por fim, uma das principais dicas para vender imóveis de uma maneira mais rápida e eficiente é: invista no marketing digital da sua imobiliária. Pois assim você aumenta o alcance do seu negócio e passa a gerar ainda mais valor e credibilidade para a sua empresa. E, dessa forma, consequentemente gera muito mais vendas.
Uma maneira de impulsionar, com site imobiliário, divulgação nas mídias sociais, e muitas outras ferramentas, é com o uso da nossa plataforma Ville Imob.
A partir dela você cria ainda mais credibilidade para a sua empresa, despertando o interesse dos seus prospectos e gerando leads quentes para o seu empreendimento.
Para saber mais, clique aqui e acesse todas as informações disponíveis para você.
Lembre-se: o marketing digital é a porta de entrada para milhares de clientes em sua imobiliária. Conte com a gente para impulsionar a sua empresa!