Qual profissional não quer receber indicações no mercado imobiliário. Ainda mais sabendo que, de acordo com a Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), existem 350 mil corretores de imóveis no Brasil. Isso representa um avanço de 23% nos últimos quatro anos.
Em meio a tanta concorrência, receber indicações no mercado imobiliário se tornou muito importante. Além de existir muita gente trabalhando com a negociação de imóveis, é possível encontrar milhares de anúncios imobiliários na internet. Digitar “imóvel à venda” no Google, por exemplo, gera mais de 300 mil resultados.
Por mais que as técnicas de marketing digital e SEO sejam indispensáveis hoje em dia, não se pode esperar que todas as suas vendas se resumam ao cliente te encontrar na internet.
Importância das indicações no mercado imobiliário
A empresa de consultoria empresarial americana McKinsey & Company já cantou a bola: a propaganda boca a boca é determinante para até 50% de todas as decisões de compra. Quando o produto ou serviço é caro e ainda precisa de informações específicas dadas por um profissional especializado, sua influência é ainda maior.
Isso sem falar que um cliente indicado tem um custo de aquisição menor e muito mais potencial de retenção e fidelização. Com esse tipo de público, não haverá a necessidade de investir em marketing ou divulgação para atrai-lo. Mas não se engane, mantê-lo é bem mais desafiador.
Saiba como se vender
Apesar da internet não ser a única maneira do cliente te encontrar, ela é muito importante para criar um relacionamento a ponto de fazer um usuário te indicar a um amigo. É fundamental que o cliente te encontre, mas, mais do que isso, você precisa aproveitar a oportunidade para controlar a primeira impressão que ele terá de você.
Para isso, trabalhe sua marca. Tenha um site imobiliário organizado, que possa te apresentar ao visitante. Contar sua história e informar seus serviços de maneira atraente faz ganhar muitos pontos e pode transformar seu negócio em referência para as pessoas.
Não existe profissional como você
Não seja o corretor mediano. Ninguém é lembrado por fazer um trabalho mais ou menos. Nesse sentido, durante a visita imobiliária, vá além de mostrar os cômodos. Passe outras informações relevantes aos interessados, como dar notícias sobre a região do imóvel.
Além disso, trate os problemas dos clientes como únicos e ofereça soluções práticas. Se mostre prestativo e esteja por dentro de todos os detalhes, seja sobre a negociação de venda ou locação ou a movimentação do bairro.
Se relacione com o cliente
Manter um relacionamento estreito com o cliente não é tarefa fácil, mas de extrema importância. Trocar mensagens com frequência e responder prontamente a todas as dúvidas são um caminho.
Mas isso não significa que você deve ser o corretor grude. Como existem diversos tipos de cliente, sua experiência e senso crítico deverá trabalhar para avaliar como abordar cada um deles e, assim, traçar uma estratégia de relacionamento.
A qualidade do serviço importa muito
Conquistar a confiança de um cliente a ponto de receber indicações no mercado imobiliário depende muito da satisfação proporcionada e da qualidade de seu serviço. Para isso, você precisa tratar qualquer pessoa que entrar na sua imobiliária como um cliente potencial. Pense que se ele não fechar o contrato, não quer dizer que não possa te indicar.
O atendimento inicial pode ser decisivo para fechar um negócio. Dar atenção e auxílio ao cliente após o contrato fechado também é seu dever. Gerar satisfação é um trabalho contínuo e exige comprometimento e esforço.
Para oferecer um atendimento personalizado ao longo do tempo, não deixe de atualizar o seu CRM imobiliário com todas as informações de seus clientes. Assim, você sabe qual é o imóvel mais compatível para oferecer, além de saber a abordagem correta.
Enfim, receber indicações no mercado imobiliário demanda algumas virtudes, como a de saber ouvir, ter pensamento estratégico e manter-se disponível. Isso melhora sua reputação, o que proporciona ser lembrado de uma maneira vantajosa para seu negócio.