Você sabe como aumentar a conversão de clientes online? Esta é uma dúvida muito grande por parte de corretores ou donos de imobiliárias. Afinal, o mercado mudou e disso nós já sabemos.
A internet está cada vez mais presente nos negócios, na vida das pessoas e também na maneira de tomar decisões.
Hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas que não tomem decisões com base nas opiniões ou avaliações feitas por consumidores na internet.
Afinal, a necessidade da presença da empatia é muito grande, uma vez que ela é uma excelente “arma” para conquistar mais clientes. E isto nos dá diversas oportunidades para agirmos.
Porém, como agir? O que fazer? Quais atitudes tomar?
É exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Se você quer aumentar a conversão de clientes online, precisa construir algumas estratégias baseadas em ações que dão resultado.
Porém, é preciso começar certo.
Principalmente pelo fato de que na internet alguns projetos podem levar alguns meses para darem resultados. E, quanto mais direcionado você estiver, menos precisará modificar. Entenda tudo a seguir!
Aumentar a conversão de clientes online – Por onde começar?
Para começar a aumentar a conversão de clientes online, é preciso começar pelos princípios básicos da internet. Este é um local que, por mais que esteja sendo amplamente explorado, ainda é novo.
Ou seja, tudo por aqui ainda está caminhando de forma que estamos conhecendo o que dá certo, o que dá errado e o que é indiferente.
Quer um exemplo? Basta pegar a quantidade de empresas que surgiram nos últimos anos com base em tecnologia. Seja do serviço bancário, até o de transporte.
Por mais que estas empresas pareçam ter surgido da noite para o dia, isto não aconteceu. Elas nasceram há muitos anos atrás, quando poucas pessoas estavam online.
E isto significa dizer que a maioria das situações aqui neste ambiente é criada através de testes. É preciso fazer, testar, corrigir, prosseguir. Estes são os passos básicos de quem busca vender mais na internet, seja qual for o setor.
E no caso do setor imobiliário, não é diferente. É preciso entender o comportamento do consumidor para que as ações corretas possam ser colocadas em prática!
Por isso, tudo começa por uma boa estratégia. Veja abaixo.
Estipule uma estratégia coerente e com objetivos claros
O primeiro passo para que você possa aumentar a conversão de clientes online, é começar certo. E começar certo significa ter uma estratégia bem definida e bem desenhada, com objetivos claros e, acima de tudo, atingíveis.
Há quem acredite que a internet é sobre números. Grande número de likes, de compartilhamentos ou de visualizações. Mas na verdade, não é por aí.
A única coisa que os números na internet podem oferecer é a manutenção do ego. Ou seja, as pessoas querem números para mostrar e para sentir.
Mas isto não é nada recomendado, pois, infelizmente, estes dados podem causar uma cegueira estratégica. Afinal, do que adianta seu vídeo de vendas ter milhões de visualizações e não ter uma venda sequer?
Uma empresa sobrevive quando há vendas. E você precisa usar a internet para isso: vender! Por isso, o primeiro passo é elaborar uma estratégia que esteja focada em converter clientes, e não em ganhar seguidores ou visualizações no conteúdo.
E esta estratégia precisa ter objetivos claros, construtivos e alcançáveis. Mas, o que isto quer dizer na prática?
Quer dizer que você precisa começar aos poucos. Segmente um público-alvo, atinja-o com uma campanha e busque extrair dali os seus primeiros prospectos e não dezenas de vendas aleatórias.
Pois se as vendas forem aleatórias, significa que sua estratégia também é. E você não pode deixar isto acontecer. Por isso, pense onde você quer chegar, divida este objetivo em três ou quatro partes e comece aos poucos, atingindo um passo de cada vez.
Isto dará muita experiência e tornará sua estratégia muito saudável!
Aproveite todos os benefícios do marketing de conteúdo
Você já ouviu falar do marketing de conteúdo? Pois bem, esta é uma das estratégias mais importantes que você colocará em prática durante a sua caminhada para aumentar a conversão de clientes online.
O marketing de conteúdo é, na prática, a ponte de ligação entre o seu produto e o potencial cliente que demonstrar interesse e necessidade.
Por exemplo, com um blog imobiliário você poderá desenvolver conteúdos que ajudem as pessoas. Estes conteúdos podem e devem ser relacionados ao seu nicho imobiliário.
Assim, todas as pessoas que se interessarem pelo conteúdo, automaticamente demonstram um interesse no seu nicho e, futuramente, no seu produto.
Os conteúdos podem ser diversos. Desde uma ajuda com calculadoras de financiamento, até dicas de como escolher um apartamento em São Paulo.
E talvez você esteja se perguntando como descobrir quais tipos de ajuda as pessoas estão precisando, não é mesmo? Pois bem, para isso, você poderá usar algumas ferramentas, como:
Planejador de palavras-chave do Google Ads
O planejador de palavras-chave do Google Ads é uma excelente alternativa para você buscar palavras-chaves relevantes que estão sendo pesquisadas no Google. Estas palavras podem virar artigos no seu blog.
Por exemplo, se você identificar uma alta pesquisa pela palavra “melhores bairros em SP”, você poderá criar um conteúdo ajudando as pessoas a escolherem o melhor bairro em SP.
Com o tempo, este conteúdo começará a ranquear nas pesquisas do Google e você começará a receber visitas.
Ubersuggest
A Ubersuggest é também uma ótima alternativa para você buscar ideias de conteúdos para seu blog imobiliário. Funciona como o planejador do Google, mencionado anteriormente.
Você poderá encontrar tendências de pesquisas para poder criar excelentes conteúdos em cima disso. Interessante, não é mesmo?
Google Trends
O Google Trends é outra excelente ferramenta para que você consiga extrair boas ideias de conteúdos para aumentar a conversão de clientes online.
Nela, você poderá identificar as principais tendências de busca com relação ao nicho imobiliário e, desta forma, construir conteúdos que possam ajudar as pessoas de alguma forma.
Sempre busque transformar sua audiência em leads qualificados
Um marketing de conteúdo bem feito talvez seja um dos principais caminhos para o sucesso digital. Porém, somente fazê-lo sem nenhum tipo de propósito comercial, pode não significar em termos financeiros para sua imobiliária.
É claro que o papel principal do conteúdo é ajudar as pessoas e você não pode fugir disso. Porém, é preciso ter um “algo a mais”.
E este algo a mais, deve ser os prospectos que você conquista. No internet, prospectar clientes leva um nome diferente: geração de leads. Mas, na prática, significa a mesma coisa.
Pois você estará capturando pessoas com interesse alto no seu produto ou serviço e, ao fim do funil de vendas, elas podem se converter em clientes.
Por isso, sempre que você estiver desenvolvendo uma estratégia online, pense em como você poderá captar os leads. No caso de um blog, pode ser através de formulários de e-mail ou através da disponibilização de materiais gratuitos.
Por exemplo, você poderá oferecer algum material grátis (como um ebook ou um guia sobre algum assunto) em troca do e-mail da pessoa. E, com este e-mail, você poderá começar a trabalhar o relacionamento para que no futuro, consiga gerar uma venda.
Falaremos mais sobre isso no decorrer do texto.
As redes sociais podem ajudar no processo de aumentar suas vendas
As redes sociais também são excelentes alternativas para quem busca aumentar o conversão de clientes online. Elas talvez sejam a forma mais rápida para atingir um público específico em um espaço de tempo menor.
Afinal, você poderá construir uma legião de fãs na sua página do Facebook ou ter milhares de seguidores no Instagram simplesmente com o viral de um conteúdo.
Por isso, trabalhe nas redes sociais de forma profissional. Porém, não mecânica. E o que isto quer dizer? Quer dizer que você precisa entender o princípio básico das redes, que é unir e entreter as pessoas.
Além de que as pessoas estão lá para se conectar com outras pessoas. Por isso, você deve agir de forma natural e humana.
Construa uma persona imobiliária que possa ser utilizada nas suas redes sociais. Esta é uma forma de manter o espirito humano em um local que as pessoas não querem ver empresas.
Utilize ferramentas de publicidade para vender e prospectar clientes
As ferramentas de publicidade online também pode ser ótimas formas de conseguir aumentar suas conversões no ambiente digital.
Você poderá desenvolver campanhas que atinjam pessoas extremamente segmentadas para que, desta forma, você tenha o sucesso que almeja.
Vale lembrar que a segmentação é uma das melhores alternativas para quem não quer dispersar um conteúdo.
Por exemplo, é muito melhor atingir poucas pessoas, mas as pessoas certas, do que atingir milhares de pessoas e nenhuma delas ter afinidade com seu produto ou serviço.
Isso quer dizer que você precisa entender o seu público-alvo antes mesmo de investir qualquer centavo em anúncios pagos. Defina quem você quer atingir e depois construa suas campanhas no Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads ou onde for.
Cada uma delas pode entregar excelentes resultados, desde que tudo seja devidamente planejado.
Tenha um site imobiliário especializado e bem desenvolvido
Quando falamos de estratégias digitais e aumento de conversões, precisamos entender que ter um site não é mais importante. É necessário! Afinal, o site pode ser a base para diversas ideias que você experimentar e colocar em prática.
É nele que você poderá ter páginas dedicadas para um assunto, hospedar materiais para seus prospectos, escrever conteúdos que sejam relevantes para sua audiência, etc.
Hoje em dia você poderá construir seu site imobiliário de formas muito rápidas e práticas, com ferramentas automatizadas e que possibilitam a integração de diversas estratégias digitais com o portal.
E isto poderá otimizar muito tempo e recursos financeiros para que, desta forma, você possa investir nas demais áreas da sua empresa.
As fotos de seus imóveis precisam ser boas
Para aumentar a conversão de clientes online, você precisa oferecer o máximo de recursos possíveis para que o usuário tenha uma ótima experiência. E isto pode ser refletido em vários parâmetros.
Desde um site rápido, artigos de qualidade ou um arsenal de fotos profissionais que ajudem nas vendas futuras.
Como estamos falando de internet, você precisa prover o máximo de elementos que possam construir um ambiente real para o usuário. E as fotos conseguem criar este clima tão importante para a decisão de compra.
Por isso, se você está pensando em listar seus imóveis em seu site ou redes sociais, pense nas fotos como o principal argumento de vendas em um espaço que muitas vezes é frio (a web).
Aposte em fotos conceituais, de todos os cômodos, com uma iluminação interessante e ambientes organizados. Tente passar o máximo de sensações positivas possíveis através das imagens para que seus potenciais clientes tenham interesse real de conhecer o imóvel.
Vale lembrar ainda que as fotos de imóveis chamam atenção. E por isso, você deve investir nelas. Mas não se preocupe. Você não precisará comprar equipamentos caríssimos para isso.
É possível fazer muito, bom pouco. Basta um pouco de conhecimento sobre como fazer boas fotos que, até mesmo com a câmera do seu celular os resultados ficarão ótimos.
O atendimento pode ser meio caminho andado para aumentar as suas vendas
Quando falamos de imóveis, também falamos da realização de sonhos. E por isso, muitas vezes você precisa atender as pessoas de uma forma diferenciada.
Afinal, sonhos são delicados e sensíveis e precisam de uma atenção especial. Se tratando de internet, muitas vezes é difícil conseguir dar esta atenção especial. Mas, é possível.
Treine sua equipe para desenvolver um bom atendimento na esfera digital. Muitas vezes este será o primeiro contato e é justamente a partir dele que muitas coisas positivas (ou negativas) podem acontecer. Por isso, toda atenção é necessária!
Utilize um software de CRM imobiliário para se relacionar com seus prospectos
E por último, utilize um bom software de CRM imobiliário. É através deste software que você poderá armazenar informações precisas sobre seu público e também poderá manter um contato próximo. Lembre-se que o relacionamento poderá trazer o aumento das conversões de clientes online. Por isso, todos os leads que você captar, prospecte através de um bom relacionamento.
Boa sorte!