Se você está buscando entender como vender imóveis pela internet, está no lugar certo. Neste artigo, vamos tratar deste assunto de forma objetiva e prática. Você poderá tirar suas dúvidas a respeito de uma série de situações que envolve este processo na esfera digital e, depois disso, poderá colocar suas ideias em prática. Acompanhe.
Descubra como vender imóveis pela internet
O primeiro passo que você deve dar para entender como vender imóveis pela internet, é saber que o processo não acontece da noite para o dia. Ou seja, a esfera digital é muito semelhante da esfera física. Até um cliente fechar a compra de um imóvel, você precisa passar por uma série de gatilhos e fases no processo de decisão.
Desta forma, é importante entender que o comportamento do consumidor, principalmente online, muitas vezes pode ser frio e fazer parecer complicado. Entretanto, a verdade é que isto é plenamente normal, visto que a internet é, de fato, um ambiente frio. Desde que você tenha isto em mente, muitas campanhas e estratégias podem ser criadas em prol de uma audiência qualificada.
Assim sendo, separamos uma lista de ações e conceitos que você precisa necessariamente entender e considerar na hora de entender como vender imóveis pela internet. Sua marca precisa estar bem posicionada, o seu conceito precisa ser bem entendido pelo público e você deve saber como abordá-lo da forma correta. Acompanhe.
Identifique um nicho de mercado para atuar
A primeira coisa que você precisa entender, é que cada mercado é único e exclusivo. Você precisa, necessariamente, escolher e identificar um mercado para atuar na internet. Como você sabe, cada cliente é único. E isto vale para qualquer área de atuação, mas principalmente no ramo imobiliário. Por exemplo, um cliente que compra uma casa de R$ 150 mil reais, não é o mesmo que compraria uma casa de R$ 1 milhão de reais.
Tendo este pensamento alinhado, você deve criar critérios de seleção tanto para o seu método de trabalho, quanto para o público que você quer atender. Por exemplo, o que você pode fazer para direcionar melhor suas campanhas e comunicações online, é falar única e exclusivamente com o seu público. Pois assim, sua comunicação fica assertiva, dinâmica e completa.
É a partir deste ponto que você concentra suas forças em uma única via. Isto beneficia muito o processo inteiro, pois, inclusive, otimiza recursos que você poderia facilmente desperdiçar caso não soubesse com quem está falando. Assim sendo, vamos direto ao próximo tópico, onde falaremos mais sobre público-alvo. Acompanhe.
Conheça seu público-alvo
Como falamos no tópico anterior, falar com todo mundo não é a melhor opção. Para você entender como vender imóveis pela internet, sua comunicação precisa estar esclarecida e bem direcionada. Por isso, uma fase extremamente importante é conhecer o seu público-alvo. E quando estamos falando em conhecer o público-alvo, não significa que você precisa, de início, saber detalhes da vida dele.
No início, você precisa saber de fato quem você quer atender. E isto faz reflexo imediato na sua carteira de produtos, pois, como explanamos, cada produto é indicado para um tipo de cliente. Assim sendo, recomendamos que você faça, antes de mais nada, uma avaliação do tipo de imóvel que você tem e gostaria de comercializar.
Uma vez que isto for identificado, você poderá começar o processo de entendimento mais amplo do seu público. E para fazer isto, você precisa ter uma real ideia do perfil deles. Procure elaborar perguntas referentes a escolaridade, renda mensal, filhos, local em que mora, etc. Estas respostas serão ótimas para você conseguir, futuramente, elaborar mensagens mais objetivas.
Para obter estas respostas, você poderá fazer uma pesquisa de mercado acerca de quem você quer vender. Esta pesquisa pode e deve ser feita por uma empresa especializada. O investimento será de fundamental importância para que você colha os frutos no futuro, visto que se você não souber pra quem está vendendo e quem é seu público, na verdade, não está vendendo nada para ninguém.
A mensagem precisa ser clara e objetiva
Uma coisa é certa: depois que você souber para quem está falando e souber o que deve falar, a mensagem se tornará muito mais incisiva e objetiva. E é exatamente isso que você precisa buscar. Afinal, tudo que você menos quer é que o possível cliente faça força para entender uma mensagem. E isto pode ser facilmente ajustado, uma vez que você falar da forma certa.
Quando você tem seu público-alvo definido, entender como vender imóveis pela internet fica mais fácil. Pois tudo começa ficar mais esclarecido e as ideias mais compreensivas na cabeça. Praticamente de maneira automática e seu ruídos, a mensagem chegará ao receptor. No caso, seu prospecto. E isto é ótimo.
Uma mensagem clara e objetiva não significa que ela precisa ser em uma palavra ou duas. Entretanto, significa dizer que ela precisa ser completa. Falar o que uma pessoa está esperando ouvir é crucial neste momento. Um bom exemplo disso, são os comerciais de TV. Certamente você já ouviu um assim: “Fulano, está passando pelo problema x? Nós podemos te ajudar!” Isto é uma mensagem direcionada e clara para um público-alvo bem definido.
Antes mesmo de começar a falar, a empresa que desenvolveu o comercial do exemplo acima, fez todo o processo de entendimento do público, como citamos anteriormente. Pois é muito mais fácil resolver um problema, quando você sabe que problema é este, não é mesmo? Por isto, aborde este conceito e certamente terá mais sucesso.
Não tente vender tudo para todo mundo
Este aspecto está totalmente relacionado com tópico anterior. Afinal, aprender como vender imóveis pela internet é muito mais um processo de construção, do que uma receita pronta. Não existe receita pronta, mas existe entendimento do assunto e ações de médio e longo prazo que podem ajudar muito.
O que você precisa ter em mente é que o conceito de atingir o máximo de pessoas possível, não é bom. Você não precisa atingir o máximo de pessoas possível. O que você precisa, é atingir as pessoas certas. Pense comigo: é melhor uma campanha atingir 1 milhão de pessoas e nenhuma comprar seu produto, ou atingir dez pessoas e, destas dez, três comprarem de você? A conta é muito simples e a resposta também, não é?
O que importa é vender. No fim do dia ou no fim do mês, o número de curtidas na sua página ou seguidores no Instagram não importa absolutamente nada se você não entender pra quem deve direcionar o diálogo e as ações. Você precisa vender. E precisa vender para as pessoas certas.
Por isso, não se acanhe em ter poucos seguidores ou ter poucas interações. Na internet, muito se olha para os números e pouco para os resultados. Foque no seu público-alvo que você definiu anteriormente e o restante não deve ser levado em consideração. Com a construção de relacionamento certa, certamente o médio e longo prazo serão altamente benéficos para a sua estratégia.
Estruture uma captação inteligente de leads
Depois de entender seu produto, entender o público-alvo perfeito para eles e desenhar as mensagens certas, é hora de estruturar uma captação inteligente de leads. Os leads nada mais são do que potenciais compradores do seu produto no médio e longo prazo. Por exemplo, um casal que vai se casar daqui alguns anos, é um ótimo lead, pois eles podem pensar em comprar um imóvel ou mudar para uma casa maior.
Por isso, ter o entendimento claro de que um lead é importante para você é fundamental. E você deve fazer isso de uma forma estratégica. Pois o conceito de mensagem e direcionamento também vale para este tópico. Ou seja, não adianta ter uma lista de dez mil contatos, se destes, nove mil e oitocentos não tem nada a ver com o público que compraria ou fecharia negócio com você ou sua imobiliária.
Assim sendo, a captação destes contatos deve acontecer de forma estratégia e inteligente, visando prospectos de qualidade para manter um relacionamento futuro. Uma forma de fazer isso, é oferecer materiais grátis e que possam ajudar as pessoas de alguma forma. Por exemplo, um guia sobre como conseguir participar do projeto Minha Casa Minha Vida. Você sabe que somente pessoas altamente interessadas no assunto irão querer o material e você sabe que poderá trabalhar uma venda ou assessoria deste tipo no futuro.
Consegue perceber a importância de traçar estratégias que geram benefícios no futuro? O conceito de médio e longo prazo são extremamente importantes para o sucesso de qualquer projeto na internet, inclusive o seu como corretor de imóveis. Por isso, saiba para onde você está indo e entenda como você vai chegar lá. Caso contrário, você só estará jogando recursos fora.
Utilize campanhas online para mais atração de público
Uma das estratégias mais assertivas para construir seu público online, é criar campanhas de anúncios. Esta é uma forma de direcionar sua mensagem de forma filtrada, somente para pessoas que tenham real interesse no seu assunto. Afinal, estamos citando durante todo o texto a real importância de falar com pessoas que sejam prospectos qualificados, não é mesmo?
Para isso, você poderá usar duas ferramentas incríveis para potencializar ainda mais a sua mensagem. Não são as únicas, mas são as mais populares. E com poucos cliques, você consegue colocar no ar sua campanha. Acompanhe.
Google Ads
O Google Ads é a ferramenta do Google que permite você posicionar seu site nas primeiras páginas do buscador. Basicamente, você irá comprar as palavras-chaves mais relevantes para o seu negócio. Por exemplo, se você comercializa imóveis na Avenida Paulista em São Paulo, certamente a palavra “comprar imóvel avenida paulista” pode ser de extrema importância para sua captação de leads.
Quando você compra a palavra-chave, ou seja, o termo que é importante para o seu negócio, o Google posicionará o seu site entre os primeiros resultados. E a chance de um prospecto qualificado entrar em contato com você, é enorme. Pois como a pessoa já está pesquisando por isso, tudo que ela quer é alguém que possa ajudá-la. É uma forma ativa de buscar auxílio. Diferentemente do Facebook Ads, que iremos explicar abaixo.
Facebook Ads
Assim como o Google Ads, o Facebook Ads também é uma forma extremamente eficaz de atrair leads qualificados para o seu projeto. Entretanto, como falamos acima, através do Google a pessoa já está procurando pelo assunto. Já pelo Facebook não, uma vez que ela recebe na linha do tempo anúncios de acordo com o perfil dela. Ou seja, nesta ferramenta você poderá segmentar de maneira ampla o seu público.
Embora no Google Ads você também consegue segmentar seu público, no Facebook isto é feito de forma ainda mais completa. É neste momento que você irá colocar em prática todas as informações que você reuniu com base no que citamos nos primeiros tópicos. Sabendo o perfil do seu público, um anúncio será muito bem aceito por ele.
No Facebook Ads você poderá escolher a idade, gênero, formação, escolaridade e até o relacionamento do público que você quer atingir. O que é ótimo para captação de leads qualificados. Pois lembre-se: você quer qualidade e não quantidade.
Relacione-se com seus leads
Um dos pontos mais importantes no processo de entendimento de como vender imóveis pela internet, está o relacionamento com os seus leads. Como você sabe, a venda precisa ser construída. E isto pode ser feito depois das campanhas e captações, através do relacionamento que você irá criar.
Neste momento, é importante contar com um software de CRM inteligente e dedicado ao mercado imobiliário. Através desta ferramenta, você poderá otimizar todas as mensagens e conversas para manter seu prospecto próximo de você ou da sua imobiliária. Lembre-se que você precisa estar presente de forma prática e auxiliadora na vida de quem você busca fechar uma venda. E uma ferramenta que possa ajudar nisso é essencial.
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Não espere o sim de primeira
Agora que você já entendeu como vender imóveis pela internet, está na hora de colocar tudo em prática. Entenda o seu público, entenda seu produto, estruture mensagens claras e direcionadas, use ferramentas inteligentes para potencializar sua comunicação e não espere o sim de primeira. Lembre-se que é uma construção e você precisa passar por diversas fases comportamentais que são fundamentais.