Se tornar uma referência no mercado imobiliário é o objetivo de qualquer empresário do ramo. Afinal, sabemos o quanto a credibilidade e a autoridade de uma organização estão diretamente relacionados com o sucesso da mesma. Porém, nem sempre sabemos por onde começar, neste processo de estruturação.
Pensando nisso, elaboramos o guia de hoje com tudo o que você precisa saber para tirar do papel aquele projeto de se tornar uma grande referência no mercado imobiliário. Acompanhe a seguir para saber mais.
Referência no mercado imobiliário: Como se tornar uma?
É muito importante que antes de qualquer coisa você saiba que para se tornar uma referência no mercado imobiliário é necessário certa paciência. Visto que esta construção não será efetivada da noite para o dia… É preciso pensar estrategicamente, e ir plantando as sementinhas do sucesso, pouco a pouco, a cada dia.
Assim você evita aquela afobação de atingir o sucesso da noite para o dia, que todo mundo sabe que não existe. A persistência e o “polimento” da imagem da sua empresa são importantes pontos para levar você ao topo neste mercado. Visto este importante ponto, vamos agora às nossas dicas, de fato.
1- Apareça na mídia com o auxílio de uma assessoria de imprensa
Você já pensou em investir em uma assessoria de imprensa? Não? Pois então está mais do que na hora de cogitar esta possibilidade.
Mas como isso pode ser importante para se tornar referência no mercado imobiliário? Simples! Quanto mais você aparecer na mídia, melhor será o posicionamento de sua marca. É claro que serão levados em conta alguns critérios para a construção da marca, de fato. Não serão apenas entrevistas sem objetivos que farão da sua empresa uma referência. Afinal, se fosse apenas desse modo, você mesmo poderia correr atrás de entrevistas, não é mesmo?
No entanto, a assessoria de imprensa trabalhará a sua imagem em portais importantes, como blogs, sites com autoridade, jornais, revistas deste segmento, entre outras possibilidades. Assim, pouco a pouco o seu público alvo passará a conhecer a sua imobiliária, e assim, a credibilidade da mesma se elevará.
Lembre-se também que não há limites para este tipo de assessoria e para o alcance da sua marca. Ou seja, é possível que você crie campanhas que impactem não somente a sua cidade, como o seu estado. Ou, se preferir, todo o país. Se quiser ser ainda mais ousado, pode inclusive trabalhar a credibilidade considerando o cunho internacional.
2- Posicione-se na internet
Nos dias atuais, o posicionamento que uma empresa tem na internet diz muito sobre ela. Foi-se o tempo que apostar em um site imobiliário, por exemplo, era apenas um complemento para a empresa.
Hoje em dia, investir em landing pages, blogs e afins é muito importante para garantir que o seu conteúdo seja disseminado para as pessoas. Afinal, quanto mais presente você estiver na internet, maiores serão as chances de você convencer um cliente de que a sua empresa é realmente uma referência no segmento imobiliário.
Mas, lembre-se que para isso você precisará de paciência. A construção de um site pode, inicialmente, ser rápida, mas o mantimento do mesmo é tão importante quanto apenas construí-lo. Por isso, persista na disseminação de conteúdo e trabalhe cada detalhe da sua marca.
Além disso, nada de criar milhares de páginas, com conteúdos e informações escassas, ok? É preciso que as descrições dos seus imóveis, por exemplo, sejam feitas de uma forma profissional e completa. Caso contrário, ao invés de aumentar a credibilidade do seu negócio, você poderá, na verdade, estar “espantando” os prospectos, pois os mesmos podem não se sentir bem atendidos a partir da informação que você disponibilizou.
3- Produza conteúdos relevantes
Além de criar o seu site imobiliário, lembre-se que o seu conteúdo será a porta de entrada da sua imobiliária. Isto é, é ele quem fará o trabalho de Inbound Marketing, por exemplo, e dessa maneira será a “primeira impressão” que ficará acerca do seu negócio.
Por isso, nada de medir esforços na hora de pensar em seu conteúdo, ok? É imprescindível que você pense em soluções que sejam realmente pertinentes para o seu público, principalmente se você pensa em criar um blog. Pois é a partir dali que as pessoas poderão, por exemplo, ter respostas sobre os documentos da locação de um imóvel e, a partir disso, sentirão que foram bem “atendidas”, neste momento.
Uma boa forma de encontrar ideias de conteúdos relevantes é a partir de ferramentas online, como o descobridor de palavras chaves do próprio Google. Lá você poderá acessar as maiores tendências de pesquisas na internet, e saberá o que o seu público pode estar procurando, enquanto navega na web.
Assim, você construirá uma rede de informações realmente atrativa, e que seja verdadeiramente útil ao seu público. Afinal, não adianta publicar qualquer coisa, apenas para preencher espaço. É preciso trabalhar com coerência e planejamento, para que, mais tarde, caso o seu público necessite de algum serviço imobiliário de fato, já saberão quem será a referência neste ramo, e procurarão por sua imobiliária. Visto que já tiveram alguma dúvida sanada ou problema resolvido anteriormente.
4- Invista nas redes sociais
É muito importante que você também invista na visibilidade que a sua empresa pode ter nas redes sociais. Afinal, é lá que grande parte das pessoas investem o seu tempo visualizando conteúdos de diversos nichos, de uma maneira aleatória. Assim, se você construir um perfil engajado, que converse com as pessoas e promova um atendimento rápido e efetivo, pouco a pouco irá se criar um senso de comunidade.
Vale lembrarmos ainda que, quando você postar algum conteúdo novo, que seja realmente de qualidade e dentro do que o seu público alvo espera, você terá a chance de que ele viralize. E, para isso acontecer, você tem que levar em consideração a o tipo de conteúdo em si. Por isso, um planejamento de mídias sociais é crucial.
Mas, o que isso quer dizer na prática? Veja a seguir e entenda o nosso posicionamento:
- Você cria conteúdo de qualidade. Mantém uma rotina de publicações interessantes, sempre respondendo questionamentos dos potenciais clientes e investe em imagens que chamem a atenção do público.
- Pouco a pouco, as pessoas passarão a interagir mais com o que você está publicando. Elas notarão que trata-se de algo realmente valioso, e que pode ser bom para elas, de alguma forma.
- A partir disso, elas podem passar a marcar outras pessoas, em comentários. Da mesma maneira, irão compartilhar em suas próprias redes, aumentando cada vez mais o alcance daquilo que você publicou.
- A consequência? Simples! Quanto mais viralizado você estiver, mais pessoas irão ver a sua marca, com frequência. E assim, a sua credibilidade começa a subir, diante de todos os seus potenciais clientes. Logo, o seu posicionamento melhora, e você se torna uma referência no mercado imobiliário.
5- Invista em anúncio pago
O quinto passo para estar a frente da concorrência e se destacar no mercado, é investir em anúncios pagos. Mas, como assim anúncios pagos? Simples: há diversas formas de fazer anúncios para promover a sua imobiliária. Seja em jornal de maneira tradicional e muitas vezes até de forma gratuita (dependendo do objetivo do veículo), seja na internet usando as redes sociais.
Muita gente acredita que fazer postagens no Facebook ou Instagram já é o suficiente para impactar o público. Até é se a página da sua imobiliária for bem engajada e já tiver um público construído. No entanto, esta não é a realidade. Ainda mais levando em consideração que a maioria das redes sociais entregam cada vez menos conteúdo para os seguidores (estima-se que apenas 3% do público de uma fanpage no Facebook recebe o conteúdo orgânico que você posta).
Desta forma, há uma alternativa muito interessante e coerente: fazer anúncios. Estes anúncios podem ser criados por você mesmo ou por algum profissional especializado. O mais importante disso tudo é entender da ferramenta e saber como ela pode oferecer mais recursos para que você atinja seu público.
Por exemplo, você poderá fazer anúncios extremamente segmentados nas redes sociais. O que é ótimo para atingir um público que faça sentido para você. E isto é completamente diferente do que você atingiria se anunciasse em rádio ou TV. As mídias sociais oferecem um banco de informações muito grande. Você pode optar por atrair pessoas em determinada faixa etária, profissão, estado civil ou outras segmentações. E isto tudo de maneira simples e com poucos cliques.
Além do mais, você tem total controle de seus gastos anunciando em redes sociais. Pois você determinará, para cada campanha, quanto você irá investir. Diferente de outros meios tradicionais, onde pacotes fechados são vendidos. Aproveite e descubra como ser uma referência no mercado imobiliário usando esta ótima ferramenta.
6- Trabalhe o SEO do seu site
Você já ouviu falar de SEO? Esta é uma das melhores práticas que você precisa necessariamente aplicar em seu site. Na tradução livre, o SEO significa a otimização do seu site para os motores de busca. Mas, como assim otimização para os motores de busca? Vamos explicar.
Para começar a entender a importância desta técnica, precisamos entender o que é um motor de busca. Basicamente, podemos resumir o Google como um motor de busca. E toda vez que você publica um site novo ou um conteúdo novo no seu site, o Google identificará isso e fará a leitura desse conteúdo. E, com o passar do tempo, começará a exibir este conteúdo para o público que procura por ele.
Por exemplo, você tem uma imobiliária e publica um artigo no seu site falando sobre os melhores bairros para morar em São Paulo. Se você fizer uma boa otimização de SEO, com o tempo, o Google passará a ranquear este artigo para as pessoas que procurarem sobre este assunto.
Esta é uma excelente forma de estar presente para um público extremamente qualificado e que, com o passar do tempo, pode virar cliente. Por isso, utilize as técnicas de SEO de forma profissional para o seu site e faça o possível para que o Google mostre-o para as pessoas que procurarem sobre o assunto.
7- Aposte em tecnologia
Outro ponto muito importante para que você torne-se referência no mercado imobiliário, é a questão da tecnologia. Este é um ponto importante de ser elencado, pois é uma linha tênue entre o que você precisa fazer e o que você deve fazer. Quando um potencial cliente está em fase de educação, ou seja, está há alguns passos antes de fechar um negócio, ele precisa se decidir. Como ele fará isso? Existem uma série de critérios e um deles é a credibilidade transmitida.
Por exemplo, se o seu potencial cliente está entre duas ou três imobiliárias para fechar negócio, uma das alternativas para que você saia na frente é transmitir credibilidade através de tecnologia e recursos. Este não é o fator chave para vender mais, mas certamente está entre um dos principais.
Você pode ter sistemas de visitas 360˚, onde o potencial cliente entra em uma imersão digital no imóvel, pode ter óculos com realidade virtual, pode ter um sistema de atendimento inteligente, enfim. As possibilidades são inúmeras e você deve tirar proveito disso.
8- Tenha um ótimo atendimento
Esta situação está muito relacionada com a questão anterior. Afinal, de nada adianta ter uma tecnologia de ponta se o atendimento não for bom, não é mesmo? Desta forma, não hesite em treinar seus funcionários e você mesmo a oferecer o melhor atendimento possível.
Por mais que haja tecnologia, pessoas conectam-se com pessoas. E se você conseguir fazer isso de forma exemplar, estará na frente da maioria da concorrência. Pois acredite, há quem acredite que o atendimento pode ser básico, desde que os preços sejam bons e os imóveis também. O que não é verdade. Preze sempre por um ótimo atendimento!
9- Trabalhe a gestão da sua imobiliária
Para que todos os itens anteriores possam ser colocados em prática de uma forma organizada e otimizada, você precisará fazer uma gestão otimizada da sua imobiliária. Somente desta forma tudo ficará dentro das programações e tudo poderá sair do papel. Para isso, conte com os sistemas imobiliários da Ville Imob e organize o dia a dia da sua imobiliária de forma muito mais profissional. Clique aqui e saiba como você pode ser tornar referência no mercado de forma prática e inteligente.