De modo geral, uma negociação imobiliária costuma demorar meses. Não é por menos: o cliente precisa de tempo para pensar e não errar na hora de investir o dinheiro de uma vida toda. No entanto, oferecer o imóvel certo, logo de cara, ajuda a agilizar esse processo.
Agora, como fazer isso? Oferecer o imóvel certo ao cliente não é – e nem deve ser – um exercício de adivinhação. Aqui, o corretor deve promover um série de ações para identificar o perfil do cliente, além de captar diferentes imóveis.
Quer oferecer o imóvel certo para o seu cliente? Então, confira as dicas a seguir:
Comece pela captação de imóveis diferentes
Por mais que sua atuação seja limitada a poucos bairros, a sua carteira deve ser recheada com imóveis de diferentes tipos. Assim, você consegue atender aos mais variados perfis de clientes.
O ideal, então, é que você possua apartamentos compactos, imóveis de dois a quatro dormitórios, casas, apartamentos com varanda gourmet e por aí vai.
Faça bastante divulgação segmentada
Além de divulgar sua carteira de imóveis em seu site imobiliário, utilize as ferramentas de integração social e de integração de portais para espalhar seus anúncios no Facebook, Twitter, WhatsApp, OLX, Portal VivaReal e por aí vai.
Isso ajuda a atrair bastante pessoas para o seu anúncio. No entanto, para atrair as pessoas certas, recomenda-se utilizar as ferramentas de publicidade segmentada dessas plataformas.
No Facebook, por exemplo, é possível direcionar o seu anúncio para o público certo, definindo sexo, idade, localização, entre outros critérios.
Colete muitas informações dos clientes
Logo no primeiro contato com o cliente, procure coletar muitas informações sobre ele. Aqui, é importante que você já entenda quais são as necessidades e preferências dele.
Para não ser um corretor chato que faz um monte de perguntas invasivas, procure levar uma conversa mais descontraída. Se o cliente citar que tem filhos, comente que você tem uma criança, por exemplo.
Assim, ele pode revelar a idade dos filhos dele. Nisso, você já consegue algumas respostas, como o número de dormitórios ideal, a melhor região para o cliente em questão morar (caso tenha escola próxima) e por aí vai.
Invista em tecnologia
Quando coletar boas informações de seus clientes, cadastre-as em seu CRM Imobiliário. Assim, a ferramenta realiza um cruzamento de dados do cliente com os da carteira de imóveis.
Automaticamente, o CRM Imobiliário seleciona os imóveis mais adequados para cada cliente. Vai parecer mágica, mas é pura tecnologia.
Vantagens em oferecer o imóvel certo para o seu cliente
Oferecer o imóvel certo para cliente faz o profissional ganhar tempo em uma negociação. Aliás, agilizar o processo de venda é muito importante para o planejamento financeiro de um corretor de imóveis.
Isso porque a maioria dos profissionais atua de forma autônoma, ou seja, seus ganhos estão diretamente ligados às suas vendas.
Quando você consegue fazer a oferta certa no momento certo, o seu cliente fica muito satisfeito. Aí, você tem tudo para receber bastante indicações.
Sucesso!