Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Corretores de Imóveis dos Estados Unidos, quase todos os compradores (98%) acham que as imagens estão entre os dados mais úteis em sites imobiliários.
Mas não basta colocar qualquer foto, elas precisam ter qualidade e uma ótima resolução. O que seria uma boa oportunidade para chamar atenção de um possível comprador pode levar o corretor a perder um cliente, caso a foto esteja em péssima qualidade.
Contratar um fotógrafo profissional para registrar as imagens do imóvel que devem ser publicadas em seu site imobiliário parece a saída mais fácil, não é mesmo? Até o plano ser interrompido quando se analisa os custos.
Mas não se desespere! Com uma câmera semi profissional ou um bom smartphone (não precisa ser top), você já é capaz de capturar uma boa fotografia para vender imóveis.
Então, se você for do tipo de corretor que gosta de superar desafios, aproveite essa chance e confira algumas dicas importantes a seguir:
Ângulo e enquadramento fazem a diferença
Para diminuir o risco de uma imagem tremida, seja precavido e apoie a sua câmera em um tripé. Mas se o caso for de urgência e o tripé não estiver à disposição, use um móvel como apoio. Seja criativo, mas não comprometa o seu enquadramento.
Escolha também os melhores ângulos. Geralmente, eles estão nos cantos dos cômodos e proporcionam um melhor realismo às fotos. Seguindo esse mesmo raciocínio, evite imagens de baixo para cima ou o inverso, de cima para baixo. Elas podem deformar a foto e ninguém gosta de cair na cilada da imagem meramente ilustrativa, aquela que não é fiel à realidade.
Uma opção interessante e que pode ajudar a ampliar o campo de visão de seu smartphone é usar algumas lentes especiais para ele.
Veja o exemplo abaixo de uma lente olho de peixe para celular
Espaços arrumados e aconchegantes
Uma boa foto começa muito antes do clique. O primeiro passo é organizar o ambiente que será fotografado. Passar a imagem de vivência pela foto é muito importante. Isso pode ser garantido na escolha de um espaço bem organizado e limpo, mas com o aspecto de alegre. Imóveis com aspecto muito frio dão a sensação de que não há vida em seus cômodos.
Caso o imóvel esteja mobiliado, faz a diferença manter tapetes, quadros, sofás e almofadas alinhados. Do contrário, o cliente pode ficar com a sensação de que algo está confuso.
Iluminação nunca é demais
A iluminação é um dos cuidados mais estratégicos para tirar uma foto que valorize e exponha bem o imóvel. Por isso, preocupe-se em fotografar de costas para a origem da luz (janela, porta, luminária). Aproveite, também, e explore a luz ambiente. Acenda as lâmpadas, abra as janelas e evite o uso do flash. A ausência desses detalhes pode estragar suas fotos.
Dê valor e atenção as imagens externas
Mais do que as imagens dos cômodos, tire algumas fotos de paisagens. Pode ser do jardim bem cuidado, da vista da janela ou da varanda. Nessa hora, você pode deixar seu lado artístico falar mais alto.
Contudo, não precisa economizar nos cliques. É melhor pecar pelo excesso do que pela falta de boas imagens. Com muitas opções para escolher, fica mais fácil criar o anúncio em seu site Imobiliário. A seleção também é um processo importante. Fotos muito parecidas, por exemplo, podem ser descartadas. Tenha apenas uma opção – a melhor – de cada cômodo.
Melhores smartphones para fotos com boa relação custo x benefício
– Moto G4 Plus – 16MP com flash ou 5MP frontal – filme até 1080p @30fps
– Lenovo P2 – 13MP (dual led flash) ou 5MP frontal – filma em até 2160p@30fps
– Samsung Galaxy J5 – 13MP com flash ou 5MP frontal – filma em até 1080p @30fps
– LG G4 – 13MP ou 8MP frontal – filma em até 1080p @ 30fps
– Asus Zenfone 3 – 16MP (dual led, auto foco com laser) ou 8MP frontal – filme em até 2160p @30fps
Dispense tratamento forte e edições que possam descaracterizar
Boas fotos atraem mais clientes, assim como fotos reais. Por isso, nem pense em utilizar retoques ou alterações que a deixem diferentes do lugar retratado. O cliente pode perceber o uso desses artifícios e ficar bastante frustrado diante de uma expectativa não correspondida. Além disso, você perde até a credibilidade, correndo o risco de ficar sem realizar a venda.
O objetivo é mostrar o que o imóvel tem de melhor e só as fotos de maior dimensão podem fazer isso. Então, não apresente suas imagens de forma errada. Na dúvida, pergunte a um amigo o que ele achou do imóvel pelas fotos. Se a resposta for positiva e de confiança, pode publicar e aguardar os agendamentos de visitas.
Utilize software de edições e exibição de imagens
O que você pode fazer para melhorar as fotos, mas que não comprometa a imagem real, é melhorar a iluminação, realçar as cores e fazer alguns cortes. Existem programas online simples e fáceis para isso, como o caso do PIXLR: https://pixlr.com/editor/
Conte também com um software imobiliário onde seja possível fazer o upload de várias imagens de uma única vez, poupando seu tempo. E que além de um site imobiliário, você tenha uma plataforma de negócios imobiliários, que permita o agendamento das visitas e o upload de imagens grandes em MB, como é o caso da plataforma ville Imob: https://www.villeimobiliarias.com.br
Preparado para começar já?
Como você conferiu, uma boa fotografia para vender imóveis é uma imagem clara, bonita e se chame a atenção de seu futuro cliente comprador. E então, preparado para potencializar suas vendas através de uma boa fotografia de seu imóvel ? Coloque as nossas dicas em prática e saia na frente. Aproveite para baixar os ebooks imobiliários com os melhores artigos desse blog.
Boa sorte, Sucesso e Boas Vendas!
Abraço
Equipe ville Imob.