Você já ouviu falar do CRM para imobiliárias? Se ainda não, este é o lugar certo para aprender tudo sobre o assunto. E se já ouviu, nunca é demais entender como este sistema pode facilmente aumentar as suas vendas, não é mesmo? Pois bem, no texto de hoje, vamos tratar um pouco sobre as reais funções deste software com relação ao nosso negócio.
Nós sabemos que hoje em dia o mercado imobiliário como um todo está extremamente saturado. Sempre há novos corretores ou imobiliárias surgindo ao redor das grandes e pequenas cidades. Há quem acredite que isto é um ponto negativo, mas na verdade, não é. Deve ser encarado como um ponto positivo, pois é assim que podemos melhorar a cada dia e, de fato, oferecer o melhor aos nossos clientes.
Logo, se diferenciar também acaba sendo um processo muito demorado. Pois em um mercado tão igual, inovar nem sempre é fácil. Concorda comigo? No entanto, há aspectos que podem ser utilizados para que você consiga de fato extrair o máximo do mercado e entregar sempre o melhor produto. Entre outras coisas, está um sistema para gerenciar contatos e fazer mais vendas. Acompanhe para entender!
CRM para imobiliárias – O que é?
Antes de mais nada, precisamos entender o que de fato é um CRM para imobiliárias. Conforme mencionamos anteriormente, se você já ouviu falar disso, sabe da importância que o sistema tem para a geração de vendas, não é? Pois bem, se você ainda não conhece a ferramenta, ela resumidamente vai te ajudar a se relacionar melhor com seus clientes e possíveis clientes.
O CRM nada mais é do que uma sigla para Costumer Relationship Management. Ou seja, gestão da relação com os clientes. E isto já consegue nos dizer muito sobre o que o sistema faz. Basicamente, você terá a oportunidade de se relacionar com as pessoas que estão na sua base de dados de forma muito mais direta, profissional, organizada e efetiva!
O sistema garante que você consiga elaborar uma série de estratégias de comunicação e gestão de informações que estão disponíveis para você utilizar. Pois você terá acesso a perfis completos de clientes cadastrados, relatos de eventos constantes, acompanhamento de processos e situações e muito mais.
Ou seja, você já conseguiu ter uma ideia do quanto o CRM para imobiliárias pode ser útil, eficaz e prático para a sua empresa, não é mesmo? Pois bem, vamos dar continuidade para que você também tenha em mente como isto de fato fará as suas vendas aumentarem. Acompanhe!
Será que você precisa de um CRM para imobiliárias?
A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo, é: será que você realmente precisa de um CRM para imobiliárias? Pois bem, há diversos fatores que contribuem para você utilizá-lo. E o principal deles é a organização e otimização dos processos. Hoje em dia, nós sabemos que quanto mais organizado, limpo e simples for um processo, melhor será o resultado.
E por isso, você não pode ter dúvidas entre ter ou não um sistema para gestão de seus clientes. A partir do momento que você está se perguntando se isto é ou não preciso, um concorrente já entendeu que deveria ter implementado este tipo de ideia muito antes. E, caso você não o faça, aos poucos vai ficando para trás.
Não ter um sistema de CRM significa que você não vai vender e não vai ter sucesso com a sua imobiliária? Absolutamente não! Simplesmente ter a tecnologia não significa que você irá vender mais. No entanto, nós sabemos que tudo é um processo. E quanto mais ferramentas inteligentes você tiver, mais este processo é encurtado.
Por exemplo, o que seria mais fácil: você enviar um e-mail para 50 pessoas de uma só vez, ou contratar um funcionário para ligar para estas 50 pessoas durante alguns dias? Pense que contratar um funcionário envolve muitas situações. E uma delas é justamente o custo. Imagine quanto tempo ele levaria para fazer estas 50 ligações e passar a mensagem? Pois bem, em um sistema, isto seria feito em poucos minutos.
Ou seja, sim, ter um CRM para imobiliárias não faz as vendas dispararem da noite para o dia. Mas ajudará a otimizar o processo e no médio e longo prazo certamente você terá melhores resultados!
O processo de vendas do século 21
Há muitos anos atrás, uma das “fórmulas” mágicas para vender qualquer produto, era ligar oferecendo um desconto especial, bajular o cliente com regalias e fazê-lo se sentir amado e importante para a empresa. Pois acredite: isto não mudou. Todas estas técnicas continuam sendo usadas e de forma positiva por grandes empresas no Brasil.
No entanto, há uma grande diferença entre fazer por fazer e fazer do jeito certo! Hoje as pessoas são muito mais difíceis. Com a alta concorrência, sempre haverá muita pesquisa e muita desconfiança no começo. E isto é positivo e normal. E como aguentar tamanha espera e quantidade de recursos para convencer um cliente? No século 21, esta espera já não pode mais ser tão longa.
E por isso que começaram a ser criadas diversas formas de otimizar todas estas situações. E uma destas formas é justamente a utilização dos sistemas de CRM para imobiliárias, onde o cliente é a base da comunicação e das estratégias de vendas. Além de que a captação e consolidação de informações pode ser feita de forma muito mais intuitiva e fácil!
Por isso, é de suma importância que você se adeque e coloque a sua imobiliária entre as mais tecnológicas do Brasil. Isto vai gerar uma série de benefícios internos e externos, como por exemplo:
- Menos despesas com contratação de pessoal;
- Mais assertividade nas comunicações e armazenamento de dados;
- Otimização do tempo de forma geral;
- Capacidade de obtenção de ideias para futuras campanhas ou lançamentos;
- Regularidade no relacionamento para que os prospectos não esqueçam de você;
Além disso tudo, você ainda poderá contar com a credibilidade que os clientes irão perceber e fornecer para você e sua imobiliária. Nada mal, não é mesmo?
Conteúdo e relacionamento é a base para transformar fãs em clientes
O que todo mundo quer quando uma pessoa entra na imobiliária, é que ela se transforme em cliente. Seja no mesmo dia, seja daqui algumas semanas, seja daqui um ano. Converter pessoas em clientes é o que faz a imobiliária sobreviver dia após dia. E isto na verdade é o que move qualquer empresa. Se não houver vendas, não há empresa. Simples assim.
No entanto, é importante entender que nem sempre a venda vai acontecer do jeito que a gente quer que aconteça. E quando estamos preparados psicologicamente e financeiramente para isso, o jogo muda. Pois estamos sabendo lidar e interpretar o que o mercado imobiliário está nos dizendo.
E é justamente a partir deste ponto de vista que precisamos elaborar estratégias de vendas para que consigamos, de fato, vender. E não há fórmula mágica para isso. Mas há processo. E um destes processos é conseguir ter um bom relacionamento com os seus prospectos para que, em algum futuro, eles aceitem dar o dinheiro deles para você, em troca de algum produto.
O CRM para imobiliárias irá proporcionar uma série de vantagens para você com relação a concorrência. E uma delas é justamente a capacidade de se relacionar com os potenciais clientes quando você quiser e a hora que você quiser. E isto é ótimo, pois abre um leque de possibilidades para pensar e estruturar ideias e ações!
Hoje em dia, para vender algo para alguém, além de precisar ter uma forte necessidade de determinado produto (imóvel), é preciso sempre ter o “algo a mais”, que tanto se fala. O diferencial. E um destes “algo a mais” pode ser justamente um relacionamento de amizade entre você (imobiliária) e o prospecto.
Quando isto acontece, é garantia de que os negócios poderão fluir de forma muito mais natural no médio e longo prazo. Pois há laços. E quando há laços, há sentimentos. O que é ótimo para elevar o patamar da sua empresa.
Otimização de tempo é um fator determinante para a produtividade da imobiliária
Não há segredo: tempo é dinheiro. E isto é um fato imutável em qualquer esfera e qualquer empresa. No ramo nos negócios, quanto mais você conseguir produzir em menos tempo, mais será o seu retorno financeiro. E se o seu objetivo for ganhar algum dinheiro no mercado imobiliário, tenha isto em mente: otimize o seu tempo!
No entanto, nem sempre é fácil conseguir otimizar tempo. E isto se dá por diversos motivos. Seja pela falta de equipe ou pela falta de recursos para contratar equipe, seja pela baixa tecnologia que está na empresa, seja por qualquer um destes motivos. E isto pode ser o que divide você e a sua imobiliária de atingir os objetivos e metas propostos.
E é justamente por isso que este torna-se mais um bom motivo para ter um CRM para imobiliárias: otimização de tempo! No decorrer do texto, você já entendeu algumas funcionalidades deste sistema que até então pode ser o divisor de águas da sua empresa. E a otimização de tempo, talvez seria um dos melhores recursos, pois você poderá:
- Ter mais tempo para funções importantes;
- Otimizar o envio de comunicações para clientes e prospectos;
- Armazenar informações de forma inteligente e sem trabalhos manuais;
- Ir direto ao ponto quando precisar;
E quanto mais você conseguir deixar o sistema resolvendo os problemas pra você, melhor! Pois assim você consegue focar em funções que dependem diretamente de você, o que é ótimo. Otimização de tempo é sempre importante.
Planos de ação com base em segmentação é fundamental
Talvez você já tenha ouvido falar na segmentação de perfis e públicos, não é mesmo? Pois bem, isto ocorre muito em ações de marketing digital, como campanhas para redes sociais ou mesmo para o Google. Segmentar é uma das melhores formas de atingir as pessoas que você quer, do jeito que você quer e com a mensagem certa.
E o CRM para imobiliárias é ótimo para te ajudar, inclusive, nesta função. Se você estiver planejando alguma ação para dialogar com um público específico que estiver em seu banco de dados, saiba que você pode. Pois você terá tanta informação armazenada, que será muito simples de encontrar o público certo em poucos cliques.
Um bom exemplo disso, é quando estamos lançando um novo empreendimento. Há públicos diferentes para cada modalidade. E mandar a mesma mensagem para todos não é a melhor escolha, pois a maioria vai ignorar. Agora, se você mandar para o público certo, a chance de conversão e geração de vendas é muito maior!
Ter um banco de dados com informações do seu negócio é um diferencial
Ter informação é uma das formas mais importantes de organizar qualquer empresa. Quem tem informação, tem tudo. Mesmo que de forma interna, as informações certas podem fazer você se diferenciar muito da concorrência. E em um mercado tão saturado, como já vimos anteriormente, ser diferente e ter o “algo a mais” é importante.
Um sistema de CRM para imobiliárias vai proporcionar para você a chance de construir um relacionamento muito interessante com base em dados coletados. Por exemplo, você saberá exatamente quando determinado prospecto abriu um e-mail, quando clicou em um link, etc. E isto servirá de base para ações futuras.
Com a informação certa, na hora certa, você poderá agir de uma forma muito mais inteligente e direta. O que fará suas vendas aumentarem significativamente. Afinal, vender é muito mais do que dizer para o cliente que seu produto é o melhor. Vender é resolver um problema. E quando você tem a chance de identificar este problema com antecedência, maior será seu faturamento.
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