Atualizado em 06 de maio de 2021.
Aprender a criar um site imobiliário fácil e rápido já não é mais um problema hoje em dia. Afinal, ter um site imobiliário já não é mais apenas um diferencial competitivo – é uma obrigação das imobiliárias que buscam se posicionar de uma forma mais incisiva no mercado.
Porém, a gente sabe que estes assuntos um pouco mais técnicos muitas vezes podem passar longe da realidade de quem quer apenas vender imóveis.
E justamente por isso, no texto de hoje, vamos entender melhor alguns critérios que você deve considerar na hora da criação do seu site.
Apresentaremos uma forma muito fácil de fazer isso e também entenderemos os benefícios deste método rápido e prático para que qualquer corretor ou qualquer imobiliária possam ter um site profissional em poucos minutos.
Acompanhe para entender tudo.
Criar um site imobiliário fácil e rápido – Veja aqui os primeiros passos para você ter um site responsivo e que fique em primeiro no Google
O primeiro passo para você aprender a criar um site imobiliário de maneira fácil e rápida, é entendendo que isto só será possível se você tiver as ferramentas certas na mão.
Hoje em dia, criar um site já não é mais um bicho de sete cabeças como no passado poderia ser. Pelo contrário. Hoje, você cria um site em poucos minutos e já pode começar a divulgá-lo, talvez, no mesmo dia.
No entanto, simplesmente deixar o site pronto não pode ser o objetivo final. Você precisa considerar todas as situações “escondidas” para que o seu site possa ter um melhor desempenho na web.
Assim, construir um site de imobiliária vai além de algo meramente estético. É preciso, antes de qualquer coisa, pensar no usuário que estará do outro lado, acompanhando o seu site e navegando nele.
Com isso em mente, considere que ele precisa ser rápido, ter um bom SEO, capaz de se adaptar no celular e por aí vai. Mas não se preocupe. Vamos te ensinar o passo a passo de como fazer tudo isso a partir de agora. Acompanhe.
Comece a construir a partir de uma plataforma pré-pronta para economizar tempo, dinheiro e ter um site profissional em questão de minutos
Para que você possa começar a construir o seu site imobiliário ainda hoje, recomendamos que você comece a partir de uma plataforma pré-pronta. Até porque, criar um site para imobiliária do zero pode requerer muitos conhecimentos que não são adquiridos de uma hora para outra.
Porém, ao mesmo tempo, não dá para usar qualquer plataforma pré-pronta. Mas sim, através de uma plataforma feita exclusivamente para sites imobiliários, com foco no mercado e nos prospectos, através de quem entende verdadeiramente do assunto.
Esta é uma das melhores estratégias para você tirar o projeto do site do papel, uma vez que você poderá economizar muito tempo e dinheiro ao contratar uma plataforma pré-pronta.
Afinal, você não precisará se preocupar com as questões técnicas e que envolveriam profissionais de programação e design – Você só precisará montar e posicionar os elementos no seu site de acordo com a identidade visual da sua imobiliária. Simples assim.
Vamos entender melhores as características deste tipo de ferramenta para criação de sites imobiliários e, quem sabe, você já poderá começar o seu ainda hoje. Acompanhe!
Sites com recursos prontos para começar a vender imóveis pela internet – Personalize tudo para a sua imobiliária
Criar um site imobiliário a partir de uma plataforma pronta é uma das melhores alternativas para quem busca velocidade e agilidade no processo.
Pois tudo já estará pronto e você precisará fazer somente aquilo que faz sentido para a sua marca em si – cores, cadastros, posição de elementos na tela, etc. Focando, nesse caso, na experiência do usuário e se atentando para o que realmente fará a diferença no longo prazo.
Sites imobiliários pré-prontos são um tipo de plataformas com recursos prontos para serem usados. Ou seja, tudo aquilo que programadores, desenvolvedores e agências cobrariam milhares de reais para construir, você poderá ter na sua imobiliária com apenas poucos cliques – e um pouco de criatividade para deixar o site com a cara do seu negócio.
Separamos algumas funcionalidades que um site imobiliário pré-pronto pode oferecer para sua estratégia de vendas e para as suas estratégias de marketing imobiliário. Veja só:
- Imóveis dentro do perfil do cliente ou prospecto;
- Campo para realizar pesquisas avançadas (filtros);
- Relação de imóveis semelhantes para construir uma semântica visual para o prospecto;
- Todos os sites com possibilidade de construir o SEO dos imóveis;
- Ferramenta para chat online no site imobiliário diretamente com os corretores;
- Formulários para captação de leads imobiliários;
- Área específica para publicação de notícias e geração de engajamento com prospectos;
- Links rápidos para simuladores de financiamento – Que são ideais para agilizar uma venda;
- Ideal para quem busca um posicionamento rápido no Google – Os sites são criados e otimizados para os buscadores da internet;
Para facilitar, vamos explicar cada um dos itens acima a partir de agora. Continue lendo para entender melhor.
Imóveis dentro do perfil do cliente ou prospecto
Para começar a criar um site imobiliário, você precisa entender que o site será feito para os prospectos e clientes, e não para o ego da sua imobiliária. Ou seja, você precisa construir pensando nas pessoas que de fato vão utilizar o site.
Nessa caso, saber como fazer um site imobiliário que priorize a experiência de quem está do outro lado é mais importante do que simplesmente organizar o seu site de imobiliária de forma “bonita”. Aqui, não devemos nos ater apenas à questões meramente ilustrativas e “decorativas”, podemos assim dizer.
Mas sim, é preciso entender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor no mercado imobiliário, de forma que você possa criar páginas que façam sentido para os clientes e prospectos.
Ou seja, isto quer dizer que você precisa ter páginas que tenham imóveis dentro do perfil do cliente, de forma que ele possa se sentir a vontade na navegação e de fato encontre o produto que deseja.
No entanto, se mesmo assim o imóvel desejado não estiver no site, é importante que o prospecto possa preencher um formulário para que ele conte mais sobre os desejos dele e assim sua imobiliária possa encontrar o produto perfeito.
Campo para realizar pesquisas avançadas (filtros)
Outra característica técnica muito importante que o seu site imobiliário precisa ter, é a questão dos filtros para pesquisas. Isto é, criar um site de imobiliária é desenvolver uma verdadeira vitrine para o seu prospecto. Para que, dessa maneira, ele consiga visualizar o que mais chama a atenção dele, podendo navegar pelos imóveis que realmente façam sentido.
Assim, é preciso investir em filtros qualificados que facilitem esse processo de encontrar o “imóvel ideal” através das buscas dentro do seu site. Estes filtros precisam receber um cuidado especial da equipe técnica de programadores, uma vez que ele precisará oferecer muitas opções de filtragem para que o usuário do site encontre o produto perfeito.
No entanto, você não precisará se preocupar com nada disso, pois a construção de um site no modelo pré-pronto da Ville Imob oferece este recurso de maneira totalmente integrada e pronto para ser usado, sem outros tipos de custos e problemas.
Estará tudo pronto, rodando e a espera dos visitantes do site. Legal, não é mesmo?
Relação de imóveis semelhantes para construir uma semântica visual para o prospecto
Você já ouviu falar de semântica visual? Este é um recurso muito importante para qualquer tipo de estratégia de marketing imobiliário que se preocupe com os processos orgânicos do prospecto.
Ou seja, se um prospecto chegar ao seu site através de algum anúncio ou conteúdo orgânico no Google, é importante oferecer opções de navegabilidade para que o acesso seja ainda mais produtivo.
Estas opções podem ser inúmeras. Tudo sempre visando a experiência do seu usuário, para que ele não visite apenas uma única vez e deixe o seu site de lado, mas sim, para que ele possa simplesmente voltar ou permanecer mais tempo na página, recebendo mais gatilhos e desenvolvendo o seu desejo de compra.
Inclusive, você pode aumentar o tempo de permanência no site através de anúncios de imóveis semelhantes, para que o prospecto não saia do site de maneira repentina e pela mesma página que entrou.
Esta navegação interna, além de ajudar o prospecto a encontrar o produto que deseja, ajuda o Google a entender que o seu site imobiliário é relevante para o usuário – e ele ficará mais bem posicionado nos motores de busca no médio e longo prazo.
A semântica visual permite que você ofereça automaticamente opções diferentes de imóveis, de acordo com as características do imóvel atual que está aberto no site. Legal, não é mesmo?
Todos os sites com possibilidade de construir o SEO dos imóveis
O SEO para sites imobiliários é um assunto um pouco mais técnico. Mas que precisa ser considerado por todos aqueles profissionais que querem, de fato, trazer um público em potencial de compra para o site e que querem receber tráfego grátis vindo do Google.
Afinal, o SEO imobiliário nada mais é do que uma estratégia de otimização para que o Google consiga ler todas as informações do site e possa, então, posicionar as melhores páginas nos resultados de busca, de modo que o usuário que estiver procurando por algo, encontre seu site imobiliário.
Assim, o seu site ficará mais visível nos buscadores, sendo encontrado com muito mais facilidade pelos seus potenciais clientes. E sabemos que, quanto mais potenciais clientes visitam as suas páginas, maiores as chances de converter uma nova venda, não é mesmo?
Os modelos pré-prontos de sites da Ville Imob garantem que você possa desenvolver boas técnicas e estratégias de SEO para que o seu site sempre esteja bem posicionado no Google para receber um tráfego qualificado e que possa comprar algum produto no futuro.
Ferramenta para chat online no site imobiliário diretamente com os corretores
Outra funcionalidade imprescindível para quem quer criar um site imobiliário e que os modelos da Ville Imob oferecem, é o sistema de chat imobiliário.
Esta é uma funcionalidade mais do que importante para quem deseja conversar com os usuários que estão navegando no site para que haja uma proximidade humana maior naquele ambiente. Além de que dessa forma é possível fazer com que os seus clientes não fiquem muito tempo esperando por uma resposta.
Um chat imobiliário funcional pode fazer com que você conheça melhor as pessoas que estão navegando no site e, com isso, possa montar estratégias ainda mais personalizadas para que as conversões aconteçam no médio e longo prazo.
Além de que um chat imobiliário poderá trazer muito mais credibilidade ao site, pois o usuário sentirá mais confiança – pois pessoas se conectam com pessoas. Pense sempre nisso.
Formulários para captação de leads imobiliários
Na internet nós chamamos os prospectos de leads. No entanto, na web podemos captar centenas de milhares de prospectos em poucos dias – diferente do que seria no mundo físico e offline.
Só que para que isso aconteça, é preciso contar com ferramentas especializadas e dedicadas ao processo – sem que comprometam a estratégia.
Desta forma, ter formulários especializados em capturar prospectos no site é uma das formas mais inteligentes de montar uma base de ativos para o médio e longo prazo.
Cada usuário que decide ceder o contato para o seu site é também um cliente em potencial para daqui há algumas semanas ou meses.
E tudo que você precisará fazer é manter um relacionamento próximo e adequado, de forma que haja uma conexão entre prospecto e imobiliária. Veja como fazer isto neste artigo aqui: Relacionamento com o Cliente Imobiliário – Como melhorar?
Área específica para publicação de notícias e geração de engajamento com prospectos
Criar um site imobiliário não significa que você precisa fazer uma loja virtual.
Ou seja, você poderá montar uma vitrine especializada em um determinado nicho imobiliário e, ao mesmo tempo, poderá criar espaços para que os prospectos “se sintam em casa”.
Uma das formas de fazer isso é com a implementação de notícias do mercado em seu site, de forma que você seja uma referência e atraia um público específico.
Além das questões relacionadas aos prospectos em si, você poderá ter muito mais relevância no Google, pois quanto mais conteúdo você coloca no seu site, maior é a relevância que o mecanismo de busca dará a ele.
E escrever notícias bem fundamentadas e com uma boa didática para o usuário, certamente fará o Google enxergar seu site com mais carinho. Pense nisso!
Links rápidos para simuladores de financiamento – Que são ideais para agilizar uma venda
O processo de uma venda imobiliária é longo. Um potencial cliente não decide que vai comprar um imóvel em um dia e no outro fecha negócio.
A decisão de compra leva tempo. Em média, 2 anos. No entanto, é fundamental que você ofereça ao seu prospecto imobiliário todas as condições necessárias para que ele estruture a decisão dele.
Você pode ajudar no processo com a produção de conteúdo e também com ferramentas, como os simuladores de financiamento. Os sites pré-prontos da Ville Imob oferecem ferramentas para simular financiamentos de maneira rápida e prática ainda no site.
O que é uma mão na roda para todos os usuários – além de que você ainda pode capturar contatos dos prospectos.
Ideal para quem busca um posicionamento rápido no Google – Os sites são criados e otimizados para os buscadores da internet
E por fim, de nada adianta você ter um site imobiliário e ele não aparecer no Google.
Estar no Google é fundamento básico para quem quer crescer um site no médio e longo prazo. Só que para fazer isso é preciso muito empenho e dedicação, uma vez que o Google somente dá relevância para os melhores sites.
Os modelos pré-prontos da Ville Imob oferecem otimização para que o Google indexe as páginas e, com o tempo, dê autoridade para a sua imobiliária. E tudo isso sem que você tenha que se preocupar com códigos, programação ou desenvolvimento web.
Conte com a Ville Imob e boas vendas!