Ter um blog é uma das estratégias principais no ramo do marketing digital. Ele permite um melhor posicionamento do seu site em motores de busca, possibilita a nutrição dos seus leads, e é um espaço onde você pode mostrar seus conhecimentos como um corretor. Caso você sempre quis ter um blog mas não sabia por onde começar, no artigo de hoje veremos os primeiros passos para criar um blog imobiliário.
1º Passo: Definição do domínio
O domínio de um website já foi assunto em um post recente aqui do ville Imob. Mas vale lembrar que a definição do domínio, embora seja o primeiro passo para criar um blog imobiliário, é também um dos mais importantes.
Isso porque seu domínio é, essencialmente sua marca. Pense bem, todos os sites que você conhece, são basicamente as marcas seguidas de um “.com” ou um “.com.br”. É exatamente aqui que temos a possibilidade de encontrar alguns problemas, o que dependerá exclusivamente do nome da sua imobiliária.
-Você já possui um nome da sua imobiliária, bem estabelecido no mercado.
Nesse caso o ideal é manter esta identidade no seu blog e, você deve então verificar a disponibilidade do domínio com a sua marca. Caso seu nome não esteja disponível você terá que ser mais criativo.
-Você está criando sua imobiliária ou ainda não tem tanta presença de mercado e pode alterar o nome da imobiliária, se necessário.
Nesse caso ótimo, você tem uma maior liberdade de escolha do domínio. Claro, existem algumas dicas básicas que envolvem a escolha de um nome. Ele deve ser fácil de ser lembrado, não pode ter sido registrado como uma marca de alguma outra empresa (faça uma pesquisa na web para se certificar deste detalhe), entre outros detalhes.
Existe uma série de dicas adicionais quanto ao domínio, veja o vídeo abaixo para entender melhor este processo.
2º Passo: Escolha do serviço de hospedagem/plataforma
Como estamos falando de como criar um blog imobiliário é preciso entender que você pode hospedar seu blog de maneira totalmente gratuita com o Blogger ou o WordPress. Existem outras alternativas, mas as duas acima são as mais comuns e são bastante completas, sobretudo para quem ainda está iniciando.
O Blogger é uma plataforma mais antiga, gerenciada pelo Google, que é muito simples de ser utilizada. Ao criar uma conta no blogger você consegue definir um tema para o seu blog e, em poucos minutos, iniciar o processo de produção de conteúdo. Tudo é bem intuitivo e os templates são bonitos e responsivos.
O WordPress é uma plataforma mais completa que o Blogger e possibilita a personalização do seu website de maneira um pouco mais simples. Isto é, em parte, devido aos diversos temas disponíveis, além de contar com vários plugins e recursos exclusivos. Não é atoa que a maioria das pessoas recomenda o WordPress para quem está iniciando no mundo dos blogs ou websites.
Um detalhe importante é: ao optar por serviços gratuitos, tanto o WordPress quanto o Blogger exigirão que você utilize o nome do serviço no seu domínio. Fica da seguinte maneira:
-www.suaimobiliaria.wordpress.com
-www.suaimobiliaria.blogspot.com
Você pode registrar seu domínio em qualquer uma dessas plataformas. Ao pagar um valor mensal, no WordPress, por exemplo, você pode trabalhar com seu próprio domínio. Claro, para isso você deverá, também, adquirir o domínio.
3º Passo: Personalize com sua logo e as cores da sua Imobiliária
A personalização do seu blog é algo relativamente fácil de ser executado. Ambas as plataformas acima permitem que você faça isso de maneira bem intuitiva. Recomendamos que você estude trabalhe bastante para tornar seu blog único e com as cores e detalhes que remetam ao logo da sua imobiliária.
Não deixe que a personalização, no entanto, seja um grande empecilho. Muitas pessoas decidem criar um blog ou um website mas desistem ao ver o número de pequenos detalhes que são importantes. Defina um tema geral bacana e um esquema de cores simples, e trabalhe na personalização aos poucos, se preferir.
4º Passo: Comece a produção de conteúdo
Ao criar um blog imobiliário, seu foco principal, afinal de contas é utilizar este espaço para nutrir seus leads. Para executar a produção de conteúdo com qualidade, recomendamos que você estabeleça:
-Uma lista inicial de temas e tópicos, otimizados para SEO, sempre que possível.
-Uma agenda para realização das postagens (quantos artigos por semana? Quais dias?)
-Um número mínimo de palavras ou um tamanho médio do artigo (para garantia de qualidade)
Com estes três itens definidos você já pode começar a escrever artigos para seu blog. Aproveite para informar sua audiência quando novos artigos estarão disponíveis e os futuros tópicos. Evite cópias, além de ser anti-ético, o algoritmo do Google penaliza cópias e acaba impedindo sua colocação entre os principais resultados de buscas realizadas.
Interaja com seu público e veja o que eles gostam, as dúvidas e os artigos que estão tendo mais sucesso. Utilize este feedback e as informações estatísticas para planejar os próximos posts.
5º Passo: Pense em uma arte e nas figuras
Evite produzir e publicar artigos com muito texto e pouca imagem, tente encontrar um balanço entre os dois. Além disso, se puder, crie imagens em destaque personalizadas para cada artigo, com o título e o logo da sua imobiliária. Essa imagem será utilizada no momento de compartilhar este conteúdo nas redes sociais e tornará o artigo muito mais atrativo.
6º Passo: Considere a criação de um website completo
Criar um blog imobiliário é o primeiro passo para que sua imobiliária comece a jornada no mundo digital. Mas você não deve para por aí, estude bastante a otimização SEO do seu blog. Divulgue os artigos nas redes sociais e produza um conteúdo interessante e de qualidade.
O ideal é que você crie um website completo para sua imobiliária, e para isso você pode contar com a ville Imob. Você conseguiria manter, por exemplo, o mesmo domínio, caso você já tenha algum registrado. Além de contar com uma área própria para a publicação de artigos e notícias dentro do seu site imobiliário.
Claro, como a ville Imob é uma plataforma imobiliária completa, você também contará com um CRM Imobiliário integrado, o que facilitará a publicação de anúncios de imóveis entre outras ações comuns nos sites imobiliários. Tudo isso com a opção de diversas templates modernas e responsivas e até mesmo a versão mobile, para que seus clientes possam acessar seu site confortavelmente através dos smartphones.
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