Como a visita imobiliária é a etapa mais decisiva no processo de compra, os corretores precisam estar preparados para responder a todo tipo de pergunta. É fundamental, também ter habilidade para lidar com as mais variadas situações, como quando os clientes levam crianças na visita ao imóvel.
Não que os pequenos sejam um problema em si, mas trata-se de uma situação inusitada que exige uma habilidade diferente do profissional.
Crianças podem falar demais – e são bem sinceras – que, vez ou outra, colocam o corretor numa sinuca de bico. Os pequenos também costumam mexer em tudo, o que pode deixar os cômodos bagunçados. Imagine se você tem uma outra visita agendada na sequência? Um problema.
Para evitar esse impasse, listamos algumas dicas para você lidar com crianças na visita ao imóvel:
Não seja pego de surpresa
Logo no primeiro contato com o cliente, procure absorver o máximo de informações. Isso inclui saber se o cliente possui filhos pequenos ou não. Não se trata de uma informação dispensável. Pelo contrário.
Sabendo se o cliente tem filhos ou não, você filtra sua carteira de imóveis e, na sequência, consegue oferecer o imóvel certo. Isso sem mencionar que, uma vez que o cliente tem filhos, é possível que eles levem as crianças na visita ao imóvel, né? Assim, você já fica preparado para essa situação.
Por isso, antes de ir até o imóvel para atender ao cliente, faça uma rápida consulta em seu CRM Imobiliário. Nele, é preciso constar todos os dados do cliente e do imóvel.
Faça uma comunicação com as crianças
É claro que o poder de compra é dos pais, mas é importante que todos os envolvidos estejam satisfeito com a aquisição. Isso inclui as crianças. Se os pais autorizarem, pergunte à criança se ela está empolgada com a mudança e o que ela achou do imóvel.
Evidencie os benefícios para as crianças
Se o imóvel contar com área de lazer, como quadra poliesportiva, piscina, playground ou salão de jogos, procure destacar esses pontos. Se for o caso, leve os clientes para visitarem essas áreas para eles verem os benefícios com os próprios olhos.
E os benefícios para as crianças podem ir além do imóvel. Destaque para os pais quais são as escolas e os parques mais próximos de lá. Ter todos esses serviços por perto é sinônimo de qualidade de vida.
Cuidados com o imóvel – e com as crianças
Os pequenos gostam de mexer em tudo, não é verdade? Isso pode ser um problema quando os clientes levam crianças na visita ao imóvel. Se você se encontrar nessa situação, peça aos pais para que tenham um cuidado especial com as crianças para não deixá-las bagunçar o imóvel.
O inverso também se aplica, principalmente quando o imóvel está completamente mobiliado. Por exemplo, durante a visita, aponte os cômodos que apresentam móveis que podem machucar os pequenos, além de cobrir tomadas.
Evitar acidentes com as crianças é muito importante para não atrapalhar a negociação.
Dê um agrado para as crianças
Uma vez que você consultou o CRM Imobiliário e viu que o cliente tem filhos pequenos, vale a pena se preparar para esperar crianças na visita ao imóvel. Que tal levar um agrado para as crianças?
Isso ajuda a estabelecer um bom relacionamento com a família. Lembre-se: como a transação imobiliária envolve muitas etapas, a relação do corretor com a família pode levar meses até fechar o contrato. Isso sem falar da sua estratégia de pós-venda.
Receber família com crianças na visita ao imóvel não é nenhum bicho de sete cabeças. Seguindo essas dicas, você consegue lidar tranquilamente com essa situação.
Boas vendas!