Atualizado em: 07 de Abril de 2021
Trabalhar na captação de imóveis é um trabalho que pode ser mais complexo que a própria venda. Afinal de contas, você precisa, de certa forma, convencer o proprietário que contratar a sua imobiliária é a melhor ideia.
Fazer parte do serviço de captação online acaba sendo uma boa opção. Por isso, no artigo de hoje, explicaremos um pouco de como captar imóveis pela internet.
Como captar imóveis em geral?
Como você já pode ter visto em artigos nossos sobre captação de imóveis, um dos pilares da captação é um bom networking. Isso porque você quer que as pessoas te conheçam e, eventualmente, te indiquem. Assim você conquista cada vez mais clientes e capta cada vez mais imóveis graças ao fato que as pessoas conhecem você e seu trabalho.
Mas nem sempre indicações serão suficientes. Existem situações em que um corretor pode ter que tocar a campainha de imóveis que ele percebe placas ou indicações de venda sem uma imobiliária ou corretor sendo mencionados.
Ou seja, indicações que o local está sendo vendido sem intermediações, até o momento.
Mas agora você pode também captar imóveis pela internet. E, já podemos adiantar que existem duas maneiras principais que podemos citar de captação de imóveis online.
A primeira consiste na busca de anúncios feitos por particulares em sites e portais imobiliários. A segunda consiste na construção de sua marca pessoal, mostrando as pessoas que querem vender imóveis que elas podem te procurar. Vamos entender melhor.
Captação de imóveis pela internet: busca em portais imobiliários
Uma modalidade de captação que vem se tornando cada vez mais popular é a busca de imóveis que são anunciados por particulares. Os principais sites utilizados por corretores de imóveis para realizar esta captação é o OLX e o Mercado Livre. Isso porque estes sites são os mais utilizados por proprietários.
Portais como o VivaReal e ZAP são menos utilizados por proprietários. Além disso não permitem que você segmente anúncios com base no perfil do anunciante (proprietário ou profissional). Logo são um pouco menos efetivos para esta estratégia específica.
Uma vez que o corretor de imóveis acessa os portais citados acima, ele deve simplesmente filtrar resultados com base no seu perfil e nas suas características.
Ou seja, selecione os imóveis que você comumente trabalha, sejam eles casas ou apartamentos. E busque os mesmos nos bairros que você já está habituado e conhece bem.
Encontrou anúncios feitos por proprietários e que se encaixam no seu perfil? Basta entrar em contato oferecendo seus serviços!
Lembre-se de marcar uma reunião com o cliente e deixe bem claro como você irá trabalhar. Enfim, é a conversa padrão de uma captação comum. Uma vez que seu cliente aceite seus serviços, nunca se esqueça de pedir que ele assine um termo que te autoriza a negociar o imóvel.
Agora é tirar fotos e criar os anúncios para divulgar o imóvel em outros portais imobiliários e nas redes sociais também.
Se possível, tente convencer o cliente a assinar um contrato de exclusividade. Como já falamos, a exclusividade no mercado imobiliário é a cereja do bolo. Isso porque ela garante que você tenha a tranquilidade e confiança no momento de anunciar e trabalhar na venda do imóvel.
Como captar imóveis pela internet através do marketing pessoal
A captação demonstrada acima é efetiva e mais prática que sair andando e buscando por imóveis à venda na sua vizinhança. Mas ela também tem suas limitações. Você só conseguirá trabalhar com imóveis que ainda não foram captados por outras imobiliárias, por exemplo.
Além disso você deverá, necessariamente realizar buscas e entrar em contato com o cliente. A iniciativa será sua nestes casos. Mas e se você conseguisse que a iniciativa fosse do proprietário? Seria melhor certo? Assim você poderia se concentrar mais nas vendas e esperar que os proprietários entrassem em contato.
Trabalhar no seu marketing pessoal de maneira digital e na sua rede de contatos visa atingir justamente este patamar. Você quer que as pessoas te reconheçam como uma “autoridade no assunto”.
E, consequentemente, te procurem sempre que julgarem que você é a pessoa ideal para realizar o serviço que elas precisam. No caso da corretagem, o serviço seria a compra, locação ou venda de imóveis.
Quais estratégias de marketing podem e devem ser adotadas?
Para conseguir captar imóveis pela internet da maneira citada você precisará de trabalhar em duas frentes que são intimamente ligadas.
- Redes sociais
- Marketing de conteúdo (no seu site/blog)
O trabalho nas redes sociais visa mostrar as pessoas que já te seguem um pouco sobre seu trabalho e sobre suas conquistas. Você realmente busca se autopromover nas redes sociais. O marketing de conteúdo visa mostrar que você conhece do assunto de fato. Reconhecimento que é obtido ao publicar artigos ou vídeos que explicam dúvidas recorrentes do seu público.
Além disso, você pode sempre fazer artigos sobre a importância de contar com um corretor no momento de compra, venda e locação de imóveis. Atuando em ambas áreas citadas, de maneira conjunta, irá garantir que com o tempo as pessoas te procurem cada vez mais para que você venda os imóveis dos mesmos.
Quantos imóveis devo captar diariamente?
Isso depende! Se você trabalha em uma imobiliária cujo fluxo de trabalho é totalmente segmentado. Onde alguns corretores são responsáveis pela captação e outros pela venda.
Então você será, muito provavelmente, informado do número de imóveis que você deverá captar. Este número será, provavelmente, limitado pelo número de corretores que trabalham nas vendas.
Mas se você trabalha de maneira independente então você deverá se atentar para não captar mais que o número de imóveis que você realmente consegue vender. Ou seja, se você não acredita que conseguiria vender 100 imóveis em um mês, então porque você está tentando captar este número de imóveis mensalmente?
Ao mesmo tempo, é sempre preciso lembrar que para cada imóvel captado você ainda deverá tirar fotos, fazer uma descrição interessante e anunciar o imóvel nos demais portais imobiliários que você utiliza. Isso sem contar as redes sociais. Felizmente este trabalho pode ser simplificado com a ajuda de softwares como o ville Imob.
Como o ville Imob conta com ferramentas de integração social e integração de portais, fica muito mais rápido e prático fazer a divulgação de imóveis.
Um processo que poderia levar diversos minutos pode ser feito com poucos cliques graças à integração. Além disso a plataforma conta com todas as ferramentas que um corretor moderno precisa. Venha, hoje mesmo fazer o seu teste grátis!