Quando você se pergunta: corretor de imóveis o que faz? Uma série de dúvidas começam a surgir a respeito da profissão. Afinal, hoje em dia, esta é uma profissão que está muito em alta, principalmente pelo fato de que as pessoas se conectam muito mais com pessoas, do que com marcas ou empresas.
Ou seja, há muito espaço para quem busca oferecer um atendimento diferenciado, especial e humano. Se você está pensando em trabalhar na área, talvez esta seja uma dica muito importante: foque em estratégias de atendimento que façam as pessoas quererem ser clientes seus.
No entanto, neste artigo, vamos entender quais são as principais funções deste profissional, que vão muito além de tirar fotos de imóveis e publicar nas redes sociais para divulgá-los.
Acompanhe!
Corretor de imóveis o que faz?
Para responder a pergunta “corretor de imóveis o que faz?”, é preciso, também, entender como é o dia-a-dia de trabalho deste profissional. Basicamente, a atividade deste profissional vai muito além de ter que vender imóveis.
Na verdade, a venda em si é uma consequência de vários outros fatores relacionados a preparação, captação e atendimento.
Além disso, há diversos tipos de corretores de imóveis, principalmente pelo fato de haver vários nichos imobiliários. Inclusive, dependendo do nicho, a rotina diária do profissional pode mudar totalmente, pois alguns projetos precisam de volume para gerar receita, enquanto outros, uma venda no mês pode significar uma comissão bem alta.
Só que de forma geral, há várias competências que podem ser compreendidas entre corretores de vários nichos, autônomos ou vinculados a imobiliárias. Veja algumas delas:
- Verificar todas as questões burocráticas do imóvel;
- Verificar dívidas de IPTU na prefeitura;
- Fazer o cliente sentir confiança no trabalho;
- Explicar fatores técnicos relacionados ao preço do imóvel;
- Encontrar produtos dentro da realidade de cada cliente;
Falaremos um pouco mais sobre cada uma destas competências a partir de agora. Portanto, para se aprofundar no tema corretor de imóveis o que faz, continue lendo o artigo.
Verifica todas as questões burocráticas do imóvel
A primeira função mais prática que um corretor de imóveis vai ter, é a verificação de questões burocráticas do imóvel em si. Ou seja, quem precisa cuidar e alinhar todas as questões documentais, é o corretor.
Pois é ele quem vai ser responsável por fazer uma venda honesta, organizada e sem nenhum tipo de imprevisto para o cliente.
Entre algumas das atribuições burocráticas do corretor de imóveis, estão estas aqui:
- Fazer todas as certidões do imóvel;
- Encontrar todas as dívidas e certidões negativa de dívidas do imóvel;
- Ter um memorial descritivo com todas as informações técnicas do imóvel;
- Verificar se o imóvel tem escritura e se esta escritura tem registro;
- Verificar se o imóvel já recebeu o habite-se;
Existem, ainda, outras atribuições burocráticas que podem estar relacionadas, inclusive, com o estilo de trabalho da imobiliária. Mas no geral, é isto que o corretor precisará fazer assim que captar um imóvel novo.
Veja também o nosso vídeo sobre o assunto:
Verificar dívidas de IPTU na prefeitura
Uma atribuição importantíssima que o corretor de imóveis tem, além de todo o processo burocrático mencionado anteriormente, é a verificação de dívidas de IPTU na prefeitura.
Resolvemos falar deste tópico de maneira individual, pois este passo é realmente muito importante. Afinal, uma dívida pode estar totalmente silenciosa e, quando uma venda acontece, esta dívida é acionada e acarreta em muitos problemas para o cliente.
É muito importante que o corretor de imóveis tenha a noção completa de que, se ele vender um imóvel com dívidas, o cliente vai ter uma experiência terrível e, claro, muitos problemas vão surgir a partir disso.
Quanto mais o corretor conseguir eliminar ou entender como estão as dívidas do imóvel, melhor para as estratégias de marketing – e para o longo prazo da profissão!
Fazer o cliente sentir confiança no trabalho
Esta é uma atribuição muito relacionada as estratégias que o corretor vai adotar para conquistar novos clientes e manter por perto os atuais. Afinal, fazer com que o cliente sinta confiança no trabalho é elementar.
É isto que vai fazer o profissional ganhar renome e credibilidade no mercado – pois o marketing boca a boca funciona muito bem nesta área.
Para fazer o cliente sentir confiança no trabalho, é bem importante manter todos os processos burocráticos bem simples e práticos. Quanto mais organizado o imóvel estiver antes mesmo de você oferecê-lo, melhor.
Não ofereça imóveis que não estão totalmente regularizados. Isto pode dar a sensação de “ganhar tempo”. Mas no fim das contas, você vai mais perder do que ganhar.
Outra maneira que faz um cliente sentir confiança no trabalho, é construindo uma comunicação persuasiva e clara. Você não precisa se autoelogiar em campanhas ou anúncios. Apenas se concentre em encontrar os clientes através de bons produtos.
Explicar fatores técnicos relacionados ao preço do imóvel
Quando você se pergunta: “corretor de imóveis o que faz?”, um das principais respostas, vai ser: ter respostas! Ou seja, o corretor precisa ter respostas para satisfazer o cliente e, assim, oferecer um atendimento digno e de qualidade.
Inclusive, isto está totalmente relacionado ao tópico anterior, onde falamos sobre geração de confiança.
Explicar fatores técnicos sobre o imóvel para o cliente, faz o cliente entender perfeitamente o que ele está comprando e porque está pagando determinado valor.
Lembre-se que o valor de um imóvel não é o que está no papel ou no site imobiliário. Mas sim, aquilo que o imóvel representa para o cliente.
Caro e barato é muito relativo, só que você precisa explicar o preço de maneira clara, caso o cliente queira saber sobre isso. E esta explicação deve estar baseada em elementos sólidos, não apenas em achismos ou fatos sem fundamentos, ok?
Encontrar produtos dentro da realidade de cada cliente
E por fim, uma das atribuições mais importantes de um corretor de imóveis, é a localização dos melhores imóveis no mercado para o seu público-alvo. Cada cliente é único, vai ter necessidades únicas e, por isso, o corretor precisa encontrar produtos que resolvam os problemas de cada cliente de maneira individual.
Se você quer ser um corretor de imóveis, conte com a Ville Imob para te ajudar a vender mais e bons negócios!