Muitos corretores constantemente se questionam sobre como não perder clientes em um mercado tão competitivo e crescente. Afinal, estamos diariamente nos deparando com facilidades, informações e possibilidades diferenciadas para se adquirir um produto ou serviço.
A partir disso, todos os clientes (e potenciais clientes) passam a fazer pesquisas mais aprofundadas, com uma crítica mais apurada sobre atendimento e compras, por exemplo. Dessa maneira, estar por dentro de tudo que acontece, bem como se preparar para lidar com todos os tipos de prospectos, é essencial para encontrar a resposta correta para a pergunta de como não perder clientes.
Para tanto, elaboramos um guia com 4 dicas importantes de como você pode atender os seus clientes da melhor forma, evitando o afastamento dos mesmos. Acompanhe a seguir e comece a praticar hoje mesmo:
Como não perder clientes?
Aprender a como não perder clientes é imprescindível para sustentar qualquer tipo de negócio. No ramo imobiliário, não seria diferente. Portanto, atente-se para as experiências que você oferece para os seus prospectos, além de considerar características pessoais suas.
1- Mantenha-se SEMPRE atualizado
Certamente você já deve ter se deparado com aquele tipo de pessoa que diz que “sempre foi assim” e, portanto, não irá mudar. Normalmente ouvimos isso dos mais velhos, e em diversos contextos de nossas vidas.
Porém, saiba que este tipo de afirmação pode ser bastante perigosa, principalmente quando o assunto é atendimento ao cliente. Afinal de contas, o mercado de vendas está sempre evoluindo e se desenvolvendo. Dessa forma, manter-se “preso” a um modo de atender, oferecer descontos ou de se comunicar pode ser muito errôneo.
Pois pare e pense no seguinte exemplo:
- Empresa A: Possui vários imóveis incríveis, com preços interessantes. Porém, a empresa não possui site imobiliário e se priva a apenas atender os seus clientes por telefone ou pessoalmente.
- Empresa B: Possui imóveis não tão interessantes, mas oferece um site com descrições completas, além de responder as dúvidas mais comuns a partir de um chat no site. Além disso, disponibiliza contatos como e-mail, Facebook, WhatsApp e telefone.
A partir desta ilustração, reflita: qual das duas empresas proporciona uma experiência positiva para os clientes? Qual delas prospecta mais pessoas e fecha mais vendas?
É claro que é a opção B! E sabe por quê? Porque ela se mantém atualizada, sempre criando novos meios de se comunicar e se relacionar com os seus clientes. Simples assim.
2- Invista no seu marketing pessoal
O seu marketing pessoal é essencial para garantir que a imagem que você transparece realmente conquista os seus clientes da melhor forma. E não estamos apenas falando da maneira como você se veste ou da sua postura diante dos seus prospectos. Mas sim, falamos do modo como você age e como você faz com que a pessoa se sinta diante de si.
Ou seja, é preciso criar um clima confortável entre você e o seu cliente. E isso está estruturado tanto no momento em que há um encontro, quanto quando você está fazendo uma publicação em suas mídias sociais. Abaixo lhe damos dicas mais precisas de como fazer um bom marketing pessoal:
3- Trabalhe todo o processo de venda
Um cuidado que você precisa ter sempre quando for fechar uma venda, é que não estamos tratando apenas da compra do seu cliente. Sim, o fechamento de um contrato desse tipo é um ótimo termômetro para o sucesso da sua empresa, mas, não basta. É preciso considerar todo o processo por trás disso.
Dessa maneira, trabalhar a pré e a pós-venda é imprescindível para garantir uma boa experiência para os seus prospectos. Embora você feche com ele e “nunca mais volte a fechar”, é essencial que você compreenda que ele será responsável pelas potenciais indicações que você pode receber.
Portanto, você necessariamente deverá internalizar a ideia de que não depende apenas de conseguir ou não uma venda, mas sim, o seu sucesso depende da maneira como você conduz todos os seus prospectos, em todo o seu funil de vendas.
Pare de visualizar apenas o preço e o processo de venda em si. Mas sim, comece a trabalhar cada contato e cada momento com os seus prospectos. Não se prive em ser “um ótimo corretor” apenas com aqueles que demonstram mais interesse em fechar com você. Pelo contrário! Seja aquela pessoa que vende experiência e possibilita diversas vivências e alternativas antes, durante e depois de fechar um contrato.
4- Aposte no valor, e não no preço
Por fim, se você quer realmente saber como não perder clientes, atente-se para este ponto primordial: você precisa vender valor, e não preço.
Quando uma pessoa percebe que o seu único diferencial é um preço bacana, automaticamente ela poderá buscar outros suportes em outros lugares. Como por exemplo, um atendimento épico, um imóvel com valor agregado, etc.
Você precisa provar para o seu prospecto o quanto aquele negócio pode transformar a vida dele. E não apenas o quanto ele poderá economizar ao comprar você. Existe muita diferença entre o valor e preço. Portanto, cuidado!
CRM imobiliário como uma estratégia
Agora que você já conheceu as nossas dicas de como não perder clientes, podemos te apresentar uma possibilidade que pode melhorar ainda mais o seu relacionamento com os seus prospectos: o CRM imobiliário.
A partir desta ferramenta você poderá acompanhar mais de perto tudo que acontece com os seus clientes, além de manter um relacionamento mais efetivo e próximo com todos aqueles que demonstram interesse em fechar um negócio com você.
Pois o primordial para não perder clientes é justamente criar uma experiência de pré-venda, venda e pós que entregue resultados e realmente crie uma solução para o prospecto. Tudo isso considerando o valor agregado, e não apenas o preço.
Portanto, unindo um bom atendimento (em todos os processos) com produtos de valor, você certamente terá resultados incríveis. Dessa maneira, te convidamos para conhecer a nossa plataforma de CRM imobiliário, além disso, tenha acesso ao teste grátis e experimente essa oportunidade incrível.
Desejamos a você ótimas vendas e uma captação e fidelização de clientes eficiente! Conte conosco.