Você sabe quais são os tipos de marketing imobiliário? Já posso afirmar: são muitos. E também posso dizer: marketing não é apenas um simples folheto que você manda fazer!
Mas, como então estabelecer estratégias vencedoras e dominar um mercado que por muitas vezes parece saturado e extremamente concorrente? Acompanhe o texto e atente-se para as dicas que podem levar a sua imobiliária para outro nível.
Tipos de marketing imobiliário
Afinal, quais são os tipos de marketing imobiliário? Eles são inúmeros. Entretanto, precisaremos tomar um cuidado muito grande com relação a isso. Não podemos nos confundir e dispersar nossos objetivos.
Ou seja, é muito importante trabalhar cada situação de forma focada e com dedicação máxima. Caso contrário, as chances de pulverizar os investimentos e todas as suas ações são muito grandes. E uma vez que tudo está pulverizado, não há foco em nada.
É o famoso “querer abraçar o mundo”. Quando nos deparamos com uma situação assim, logo precisamos nos atentar e fazer o que pudermos para não ficar nisso.
Por exemplo, você pode sim trabalhar ações em diversas plataformas, fazer anúncios em jornal, pagar um influenciador para falar da sua imobiliária, etc. Mas desde que seja de forma focada, em cima de uma única campanha e um único objetivo.
E por isso, precisamos antes de mais nada, entender o que de fato é marketing. Veja abaixo.
O que é marketing?
Bom, o que é marketing? Antes de falarmos sobre os diversos tipos de marketing que você poderá fazer, temos de entender o que esta palavra significa.
Quem já está a mais tempo no mercado ou mesmo que está iniciando agora, pode confundir o marketing com um simples folheto ou material gráfico impresso.
Há pessoas que chegam nas gráficas solicitando um marketing para a empresa. O que é completamente equivocado.
O marketing, acima de qualquer ação, é uma forma (se não a principal) de fazer o dinheiro entrar. Vender! São ações de marketing que poderão alavancar um produto ou um serviço.
E aí você pode estar se perguntando: “qual a melhor ação de marketing”? Existem várias. E cada uma delas vai ser focada e específica para um objetivo. Portanto, a primeira pergunta que você deve-se fazer antes de qualquer coisa é: qual o objetivo?
Traçar um objetivo com o marketing é fundamental, pois é somente desta forma que você saberá quais ferramentas usar, quais técnicas explorar e onde de fato investir o seu dinheiro.
Entenda o que a sua imobiliária está precisando. Entenda o público-alvo de cada produto ou serviço. Entenda a linguagem básica desse público. Entenda a persona ideal. Você já notou que tem muita coisa para entender, não é mesmo? E é verdade.
Antes de tomarmos qualquer atitude com relação aos tipos de marketing que vamos apresentar abaixo, é indispensável que você tenha um plano bem estruturado estrategicamente, com começo, meio e fim e sabendo o que precisa ser feito em cada etapa.
Assim, você saberá quando fazer um folder, quando fazer uma campanha no Facebook, quando contratar um influenciador, etc.
Acompanhe para saber um pouco mais sobre algumas alternativas.
O marketing de conteúdo e suas vantagens
Você já ouviu falar de marketing de conteúdo para imobiliárias? Pois bem, esta forma de construir uma boa estratégia de marketing é extremamente útil, principalmente se as suas ações forem voltadas para a internet.
O marketing de conteúdo, ao contrário do que muita gente pensa, surgiu há dezenas de anos atrás. Ele não surgiu com a internet. Por exemplo, uma revista impressa poderia ser considerada uma alternativa para fazer marketing de conteúdo.
Afinal, lá poderiam ser desenvolvidos materiais úteis para o público-alvo.
Entretanto, neste artigo vamos tratar especificamente da internet. Como fazer marketing de conteúdo na internet e como ele pode ajudar a sua imobiliária?
A resposta é muito simples: com conteúdo, você estará oferecendo algo para a pessoa antes mesmo de pedir algo pra ela. Por exemplo, se alguém tiver interesse em pesquisar sobre os melhores bairros de São Paulo e a sua imobiliária tiver um conteúdo falando sobre isso, as chances de esta pessoa considerar sua imobiliária como autoridade no assunto são grandes.
E desta forma, antes mesmo de pedir algo para esta pessoa, você ofereceu um conteúdo. Este, então, é o marketing de conteúdo.
Após esta fase de consumo, ou seja, quando alguém encontra seu conteúdo e tem um problema resolvido, é hora de começar a aplicar algumas técnicas para de fato transformar estas ações em possíveis vendas no futuro. E como podemos fazer isso?
A forma mais básica, é captando o contato destas pessoas para trabalhar o próximo tópico: relacionamento. Basicamente, você poderá pedir o e-mail do potencial cliente em troca do conteúdo que você ofereceu no seu site ou blog.
E, com o passar do tempo, poderá manter uma frequência de relacionamento através do e-mail que irá auxiliar no processo de afunilamento de uma possível venda.
Marketing de relacionamento
Não podemos falar de marketing de relacionamento se não falarmos do marketing de conteúdo, que é uma fase antes deste tópico.
Como você já entendeu, o marketing de conteúdo buscará oferecer um conteúdo para um potencial cliente e você pegará o contato deste potencial cliente para manter um relacionamento.
Ou seja, inicia-se aqui um processo de construção de valor, percepção, credibilidade e autoridade.
A partir do momento que o lead (potencial cliente) deixar o e-mail no seu sistema de CRM imobiliário, você deverá iniciar uma conversa com ele.
Tente fazer isso de forma mais natural, amigável e pessoal possível. Desta forma, você evitará de ser somente mais uma empresa na caixa de entrada do e-mail do potencial cliente.
Haja de forma humana e busque manter um relacionamento desta forma. Afinal, pessoas se conectam com pessoas.
Uma das formas de fazer sua empresa ter uma linguagem mais humana, é desenvolver uma persona que possa ajudar neste processo. Por exemplo, monte o perfil de alguém que seja compatível com o seu público-alvo e utilize a mesma linguagem, gírias e expressões.
Os públicos terão diferentes formas de se comunicar e quanto mais empatia você conseguir transmitir, mais conexão vital acontecerá. E, desta forma, mais possibilidades para vendas!
O boca a boca ainda é o melhor marketing
Um dos tipos de marketing imobiliário mais famosos é o boca a boca. Talvez você já tenha ouvido falar. Pois esta é, sem dúvida nenhuma, uma das ferramentas mais poderosas para alguém comprar ou não comprar algum produto de uma empresa.
Quantos produtos você já adquiriu pois alguém falou que era bom? Ou indicou? Pois é. Esta é uma das situações mais comuns no dia a dia de qualquer mercado, não só o imobiliário.
Mas, como conseguir ter êxito no marketing boca a boca? Não há fórmula mágica nem segredo escondido. Tudo que você precisa fazer é focar em duas coisas básicas: produto e atendimento.
As pessoas precisam gostar do seu atendimento e, acima de tudo, amar o seu produto. Esta é a única forma de conquistar novos clientes através da indicação e sugestão de outras pessoas.
Afinal, nada melhor do que confiar em alguém que já passou por uma situação, não é mesmo?
E isto nos leva diretamente para o nosso próximo tópico. Acompanhe.
Utilize depoimentos para conquistar mais confiança
Agora que você já entendeu que o boca a boca ainda é um dos tipos de marketing imobiliário mais poderosos, é hora de entender como você pode se beneficiar ainda mais disso.
Para isso, vamos utilizar os depoimentos de alguns clientes já satisfeitos. Peça para que seus clientes demonstrem, em palavras ou até mesmo um vídeo (vídeo é ótimo!), o que eles acharam do seu atendimento e do seu produto.
Utilize estes dizeres para potenciar campanhas de marketing.
Por exemplo, você poderá colocar os depoimentos no seu site e até mesmo montar uma campanha toda baseada nisso.
Anúncios no Facebook são uma ótima ideia! Esta é uma das formas que mais irão transmitir credibilidade para quem está buscando comprar ou alugar um imóvel e não sabe ao certo que imobiliária escolher. Os depoimentos serão ótimos para isso!
Marketing nas redes sociais é muito importante
Já que citamos os anúncios no Facebook anteriormente, nada melhor do que pensar em estratégias exclusivamente para ele, não é? Pois bem, as redes sociais não são mais “o futuro”.
Elas são o presente! Sua marca precisa estar nas redes sociais para que tenha a chance de concorrer com um mercado extremamente letal e concorrido.
Estando nas redes sociais, é a sua chance de criar conteúdos voltados para uma comunidade de possíveis fãs e potenciais clientes no futuro.
Trabalhe o relacionamento com as pessoas que seguem o perfil da sua imobiliária, gere conversas, esteja presente e poste conteúdos voltados para diversos assuntos.
Por exemplo, você poderá dar dicas, fazer tutoriais, mostrar residências em fotos e vídeos, etc. Use a criatividade para criar e engajar seus seguidores!
Um ponto importante que precisa ser entendido é a questão da pulverização. Já falamos sobre isso no início do texto e vale para as redes sociais também.
Você não precisa estar em absolutamente todas as redes sociais! Escolha uma para trabalhar de forma firme, regular e concisa durante muito tempo. Paute a escolha com base no seu público-alvo geral.
Pessoas mais jovens estarão em uma rede, pessoas mais velhas estarão em outras e assim por diante.
Não esqueça das campanhas físicas e offline
Já falamos que marketing não se resume apenas a imprimir um material e distribuir. Os tipos de marketing imobiliário são inúmeros e você poderá sim utilizar impressos para criar ainda mais autoridade.
Não deixe as campanhas offline de lado somente pela facilidade de se trabalhar em campanhas online. É muito importante colocar a marca da sua imobiliária na rua para que mais pessoas tenham contato físico e visual. Os estímulos de um outdoor, por exemplo, são inúmeros!
Entretanto, sempre paute qualquer ação offline em uma estratégia ampla. Há quem goste de dividir o online do offline, mas isto é um erro. O que você precisa fazer, é adaptar linguagem, tom de voz e expressões.
Cada local é único. Mas é importante trabalhar em sincronia. Ou seja, o que você disser online, precisa ser dito também offline. Tudo precisa ser direcionado e remado para uma única direção.
O conceito de pulverizar mais uma vez pode ser usado aqui. Não faça uma campanha na rua e outra na internet.
Tenha um pensamento único e utilize as melhores ferramentas de cada área para ter uma campanha incrível.
Experimente o marketing de influência
O marketing de influência com os influenciadores digitais é outro tipo de marketing muito efetivo e útil. Esta também uma situação que parece ter surgido a pouco tempo. Mas na verdade, existe desde que a televisão veicula comerciais.
Qualquer ator ou jogador de futebol famoso que faz um comercial de tv, nada mais é do que um influenciador (ou influencer, na linguagem digital).
Por isso, considere trabalhar em parceria com influenciadores digitais que tenham conexão com a missão, visão e valores da sua imobiliária.
Por exemplo, se você tiver apartamentos para alugar em uma região universitária, uma ótima ideia é contratar algum influenciador que exerça influência sob este público-alvo (estudantes) e montar uma campanha publicitária que seja criativa e direcional.
Além do mais, esta é uma excelente forma de transmitir confiança para quem confia em determinados personagens. E você poderá associar estes benefícios a sua marca para, no médio e longo prazo, vender mais e alavancar o faturamento médio mensal, anual, etc.
Utilize uma ferramenta de gestão imobiliária
Um dos fatores que mais fazem uma campanha de marketing não funcionar, é a questão da organização e gestão da própria empresa. Conforme falamos anteriormente, se você não tiver objetivos alinhados com o que a sua imobiliária precisa para crescer e expandir, nada dará certo.
E para facilitar este processo e não desperdiçar tempo e recursos, ter um software de gestão imobiliária fará toda a diferença. Assim você poupará muito tempo e poderá se dedicar a situações que realmente importam: vender e atender bem seus clientes! A Ville Imob poderá lhe ajudar a construir uma carteira de clientes e, assim, prosperar! Boa sorte!