Corretor de imóveis, qual foi a última vez que você ficou o dia inteiro falando com clientes pelo telefone? Talvez, nem se lembre mais. Por conta dos avanços tecnológicos, surgiram inúmeras ferramentas de atendimento no mercado imobiliário que proporcionam uma comunicação muito mais rápida e acessível.
Uma vez que a nova geração de compradores já está dando adeus ao telefone e adotando outros meios para se comunicar, compete ao corretor de imóveis se adaptar a essa realidade. Em outras palavras, o profissional deve disponibilizar novas ferramentas de atendimento no mercado imobiliário, como WhatsApp, email e redes sociais.
Assim, você atende às expectativas de seus clientes, passando-lhes as informações mais relevantes em pouco tempo. Veja, a seguir, quatro ferramentas de atendimento no mercado imobiliário que você deve usar já:
WhatsApp: (quase) todo mundo usa
O aplicativo de troca de mensagem mais popular do Brasil não poderia ficar de fora dessa lista. De acordo com levantamento do grupo Ibope, 91% dos usuários de internet no Brasil possuem o WhatsApp instalado em seu smartphone. No mundo inteiro, são mais de um bilhão de usuários ativos e 55 bilhões de mensagens enviadas por dia.
Diante desse cenário, é claro que seus clientes também utilizam o aplicativo. Nele, é possível enviar, além de textos, imagens, áudio, vídeos e documentos. Esses recursos não só agilizam a comunicação como também a tornam mais eficiente.
Vale reforçar que a plataforma ville Imob permite compartilhar os anúncios de imóveis cadastrados diretamente pelo WhatsApp.
Email: ninguém deixa de acessar
Em meio a tantas ferramentas de troca de mensagem, parece que o email é um canal obsoleto, né? Bobagem. Segundo dados da SocialBase, 52% dos profissionais brasileiros gastam, em média, de 3 a 4 horas por dia lendo e respondendo emails.
Trata-se, portanto, de um ótimo canal para tomar decisões estratégicas de trabalho e… realizar o atendimento ao cliente. Ao invés de enviar todas as fotos de um imóvel por WhatsApp para não acabar com a memória do celular do cliente, prefira mandá-las por email. Aproveite para escrever informações adicionais mais profundas.
Sistema de chat online para corretor de imóveis
Sabendo que a maioria das pessoas começa a pesquisa por imóveis na internet, é provável que os usuários acessem o seu site imobiliário. Em meio a tantos anúncios nele, os visitantes podem ficar com muitas dúvidas.
Entra em cena, aqui, o sistema de chat online para corretor de imóveis. Assim, você tira as dúvidas dos usuários no melhor momento possível, quando eles estão inclinados a conhecer um imóvel.
O recurso da plataforma ville Imob permite que os corretores criem mensagens pré-prontas para determinadas perguntas, aumentando o seu rendimento. Mais do que isso, é possível enviar arquivos, como fotos, vídeos e documentos, pelo sistema. Por fim, os profissionais ainda têm acesso a todo o histórico da conversa. Isso evita o envio de informações repetidas.
Redes sociais: esteja onde os usuários estão
As redes sociais realmente caíram no gosto dos brasileiros. Em média, os usuários gastam 650 horas navegando nas mais diferentes plataformas sociais, segundo dados da consultoria ComScore.
De modo geral, os usuários compartilham bons momentos, curtem fotos de amigos, consomem notícias dos mais variados assuntos e… pesquisam por imóveis. Aproveite o poder das redes sociais para divulgar conteúdos relevantes e, volta e meia, anúncios de imóveis.
Para otimizar seu tempo nesse trabalho, o ideal é utilizar uma ferramenta de integração social. Em poucos cliques, o seu anúncio aparece no Facebook, Instagram, Twitter e por aí vai.
Aqui, é importante lembrar que as redes sociais não são uma comunicação de mão única. Isso significa que é preciso interagir com o seu público. Responda a todos os comentários, mesmo aqueles que são negativos. Assim, você demonstra para todos os seus seguidores que está interessado em resolver os problemas de seus clientes.
Dicas gerais de atendimento no mercado imobiliário
Não basta ter inúmeras ferramentas de atendimento no mercado imobiliário, se você não for eficiente. A tecnologia ajuda até a página dois. Daí por diante, é com você!
Nesse sentido, procure responder as dúvidas de seus clientes o mais rápido possível. Esquecer de enviar uma resposta dá a impressão que aquele cliente não é importante. Pega mal. Além disso, tente ser educado e ofereça o máximo de informações possível.
Um bom atendimento inicial é um passo decisivo para as vendas. Boa sorte!