Aprender a como vender mais imóveis é o sonho de todos os corretores, e não é pra menos. Quanto mais vendemos, maiores os nossos resultados e, automaticamente, mais vendas fazemos. E sabe por quê? Porque assim vamos nos tornando mais conhecidos e influentes neste mercado.
Porém, nem sempre é fácil dar o primeiro passo, e então, iniciar o processo de venda de imóveis. Há corretores que temem passar um mês inteiro sem conquistar nenhum resultado satisfatório.
Desse modo, resolvemos unir em um único artigo quais são as melhores dicas de como vender mais imóveis e mais rápido. Acompanhe a seguir e saiba qual passo dar primeiro, em busca do sucesso do seu negócio.
Como vender mais imóveis?
Saber como vender mais imóveis não é tão difícil quanto parece… Na verdade, é muito mais fácil do que muita gente julga ser. O problema está no fato de que muitos corretores não cumprem o processo certinho, e acabam se deparando com déficits no meio do caminho.
É por essa razão que você precisa acompanhar a nossa lista de hoje! Pois nela você encontrará dicas incríveis e diversas respostas para questionamentos que são corriqueiros na vida de qualquer corretor de imóveis. Vamos lá?
1- Encontre o seu público alvo e crie uma persona
O primeiro passo para o sucesso no mercado de vendas – seja ele qual segmento for – é a criação do seu público alvo. Apenas a partir de um direcionamento deste tipo é que você aprenderá a como abordar os seus potenciais clientes da melhor maneira possível.
Pois pare e pense: quando não estipulamos um público alvo específico, estamos “fadados” a buscar todos os tipos de pessoas para adquirir determinado “produto” (no nosso caso, imóveis) a todo custo. A partir disso, é bem possível que você se depare com pessoas que procuram por imóveis de R$150 mil e você apenas terá imóveis de R$1 milhão para oferecer.
É claro que esta matemática não bate, não é? É preciso pensar em um caminho em que você entregue imóveis de um milhão de reais para quem quer de um milhão, e de cento e cinquenta mil para quem tem este valor para investir!
Não dá para “atirar” para todos os lados. Mas também, isso não significa que você precisa escolher apenas uma faixa etária de imóveis para vender. Mas sim, o que você precisa fazer é aprender a “conversar corretamente”, estipulando um público alvo.
Assim a sua comunicação ficará mais direcionada e atingirá exatamente aquelas pessoas que podem ter interesse nos seus imóveis. E assim, criará publicações e anúncios segmentados, onde quem procura por imóveis de luxo encontrará imóveis de luxo, e quem procura apartamentos de 1 quarto encontrará apartamentos de 1 quarto.
Não obstante, você precisa ter em mente que o seu público alvo é o seu caminho, mas é preciso ainda ir além: criando a sua persona imobiliária. Pois desse modo você saberá exatamente quais palavras usar em seus anúncios e conteúdos. E assim, as chances de ocorrerem mais vendas aumentam.
2- Se comunique por diferentes vias
Outra dica muito interessante de como vender mais imóveis é justamente se comunicando com os seus clientes por diferentes vias. Mas o que isso significa? Significa que você precisará investir no marketing digital, por exemplo.
Muita gente ainda negligencia o potencial da internet, e acabam perdendo grandes negócios com grandes clientes. Não seja este tipo de corretor! Saia na frente e comece hoje mesmo a utilizar as suas mídias sociais como fonte de negócios para você.
Pois, dessa forma, você aumenta o alcance do seu conteúdo e até mesmo dos seus imóveis, despertando o desejo em pessoas que nem se quer conhecem a sua imobiliária.
Além disso, você pode criar anúncios e encontrar as pessoas certas para as suas ofertas. E poderá complementar todo este trabalho encontrando as pessoas certas, em grupos específicos.
Por exemplo, você pode participar de grupos segmentados, sobre cidades ou estados, e assim, poderá divulgar os seus imóveis para pessoas que possuem o interesse de viver na região que você vende.
Portanto, crie o hábito de se comunicar com os seus clientes e potenciais clientes a partir de diversas vias. Fuja da ideia de esperar apenas por indicações ou por visitas em sua imobiliária. Mas sim, trabalhe na busca por novos prospectos, todos os dias.
3- Divulgue os seus imóveis corretamente
Procure sempre divulgar os seus imóveis, em diversas vias de comunicação (como mencionamos anteriormente) e sempre prestando atenção no seu público alvo. Apenas dessa forma é que você poderá atingir novas pessoas, todos os dias, com o intuito de encantar com os seus anúncios e descrições de imóveis.
Lembre-se que quanto mais você divulgar, maiores serão as chances de o cliente certo chegar até você. Portanto, não meça esforços para este tipo de trabalho! Ele pode até demandar tempo, mas valerá muito à pena no final.
Uma dica interessante é que você aposte em ferramentas digitais que possam otimizar todo esse processo de divulgação. Você pode, por exemplo, utilizar a nossa plataforma de integração com portais imobiliários, a fim de divulgar os empreendimentos em diversos sites de imóveis, ao mesmo tempo. E assim, economiza o tempo que “perderia” replicando essas divulgações, uma a uma, em cada um destes sites.
Assim você terá ainda mais tempo para investir nas outras dicas que destacamos ao longo deste artigo.
4- Crie um site imobiliário
Outra maneira muito interessante de como vender mais imóveis, e muito mais rápido, é criando um site imobiliário para o seu negócio.
Assim você poderá unir todos os seus melhores imóveis, criando categorias e filtros inteligentes, que melhoram a experiência do usuário. Além disso, poderá subir imagens de alta qualidade (coisa que não dá para fazer nas mídias sociais, por exemplo), e assim os seus potenciais clientes poderão ter mais informações sobre cada imóvel da sua imobiliária.
Mas é claro que um site imobiliário não tem só isso como vantagem, não é mesmo? O mesmo pode ainda servir como base de informações para aqueles que buscam por opções de imóveis, mas não encontram nada interessante na internet.
E ainda: você pode disponibilizar um atendimento rápido, a partir do chat para imobiliárias, criando ainda mais vínculo e proximidade com os seus clientes. Temos certeza de que são estes pequenos cuidados que farão total diferença na hora de um cliente fechar com você.
5- Utilize o funil de vendas
Não basta criar um site imobiliário, repleto de imóveis e informações sobre o mesmo… É preciso ir além! É preciso encontrar a “dor” do seu público alvo para, dessa forma, apresentar a solução mais rápida possível.
Mas como é possível fazer tudo isso? Bem, utilizando o famoso “funil de vendas“. Apenas a partir dele você poderá mapear qual a melhor maneira de se comunicar com cada prospecto que chega até você, com o intuito de levá-lo até a compra efetiva.
Porém, muita gente ainda não sabe como implementar o funil de vendas no mercado imobiliário. Seja porque este termo ainda não é muito utilizado, ou simplesmente pelo fato de não compreenderem como funciona um bom funil.
Para tanto, a nossa dica é: em paralelo ao seu site imobiliário você pode investir em um blog. Sim, um blog! Pois é a partir dele que você poderá responder questionamentos trazidos pelos seus potenciais clientes e, desse modo, poderá fazer com que cada um deles “caminhe” dentro do seu funil.
Sendo que o topo do funil é o primeiro contato do prospecto com a sua marca, o meio é o reconhecimento da marca e o uso de informações que você disponibiliza e o final é quando o prospecto fecha um contrato com você. Para criar um funil imobiliário, você precisa gerar conteúdo. E para gerar conteúdo, você precisa de um bom blog!
6- Tenha uma ferramenta de CRM imobiliário
De nada adianta começar a gerar leads (contatos) a partir do seu blog imobiliário se você não trabalhar a forma como você se comunica com cada um deles. É preciso compreender que cada prospecto caminhará de uma forma específica dentro do seu funil imobiliário, e é o seu dever atendê-lo da melhor forma.
Mas, na correria do dia a dia nem sempre é isso que acontece. Como nos deparamos com diversas tarefas diárias, e muitas vezes estamos sobrecarregados, fica difícil estipular o que fazer primeiro e como atender o cliente X, o y e o z, não é mesmo?
Pois bem, é por isso que uma ferramenta de CRM imobiliário é tão bem vinda neste caso. É ela quem lhe dará um “norte” na hora de abordar um prospecto. E sabe por quê? Porque você poderá categorizar todos os seus contatos, de acordo com a etapa do funil em que aquela pessoa está.
Assim os seus e-mails poderão ser pensados de uma maneira mais certeira e assertiva, aumentando as chances de o cliente realmente fechar um contrato com você. Sendo, desse modo, essa uma das formas mais efetivas de como vender mais imóveis.
7- Como vender mais imóveis? Especialize-se
Um grande erro que grande parte dos profissionais comete é o de “acomodar-se” em sua experiência. Ou seja, muita gente acha que pelo simples fato de já ter vendido muitos imóveis, um corretor não precisa estudar e tampouco se especializar em algo novo. Mas é claro que não é assim que funciona.
Como estamos tratando de um mercado muito concorrido, é claro que a especialização de acordo com as novidades tecnológicas é importante. Quando você para de se desenvolver, automaticamente começa a abrir espaço para aqueles que estão sedentos por informação e conhecimento.
Portanto, fuja dessa ideia de já ter vivido o bastante e de “já saber muito” sobre o mercado imobiliário. É preciso compreender que o mercado se move e está sempre caminhando em rumos e trajetos diferentes. E você, enquanto corretor, precisa estar atento a toda e qualquer mudança que pode surgir no caminho.
Um exemplo simples e pequeno? A forma de conversar com o seu cliente. Anos atrás, era preciso marcar reuniões para discutir possibilidades de imóveis. Não que hoje não precisemos desse contato pessoal, mas sabemos que é muito mais fácil fazer vídeos chamadas do que simplesmente fazer com que o cliente sempre se desloque até você.
Pode parecer algo superficial e simples, mas a verdade é que se você não aprender a fazer uma vídeo chamada ficará parado no tempo! E o que estamos querendo com essa ilustração é justamente fazer você entender a importância de sempre estar aprendendo algo novo.
A vida muda todos os dias, e consequentemente a forma de trabalhar também.
8- Utilize a tecnologia ao seu favor
E por falar em mudanças, a nossa última dica de como vender mais imóveis está justamente atrelada a isso: mudanças tecnológicas.
Busque sempre se aperfeiçoar, leia sobre as novidades no mercado imobiliário e esteja sempre a par das notícias deste ramo. O mundo se desenvolve muito rápido, e aqueles que não o acompanham ficam para trás.
Um exemplo disso são as plataformas para imobiliárias. Antigamente tinha-se que criar contratos imobiliários do zero, e perdia-se muito tempo com isso. Hoje as plataformas geram contratos de maneira automática, otimizando o dia a dia deste mercado.
Além disso, é possível armazenar documentos, receber notificações de tarefas, agendar cobranças e organizar todo o seu negócio imobiliário a partir da tecnologia. Não tem como fugir desta realidade!
É por essa razão que estamos aqui para te apresentar todas essas dicas: para te ajudar a reconhecer o movimento que está acontecendo no mercado imobiliário, para que assim você caminhe na direção correta. E nós, da Ville Imob, estamos aqui justamente para te ajudar neste desenvolvimento.
Sabe como? Com tecnologia. Com inteligência. Com otimização. Portanto, te convidamos a conhecer a nossa plataforma completa para imobiliárias, a partir do nosso teste grátis! Assim você compreenderá a real importância da tecnologia para o seu negócio.
Contudo, se você quer mesmo saber como vender mais imóveis, clique aqui e acesse todas as informações sobre esta ferramenta que organizará, otimizará e elevará todos os seus resultados. Conte com a gente e vamos juntos caminhar em direção ao futuro!