Saber como se destacar no mercado é um sonho que não é exclusividade do corretor de imóveis. Todos profissionais tem esse desejo, afinal de contas isso é uma das maneiras de perceber que todo esforço foi válido. Mas, como o mercado está cada vez mais competitivo, ter uma metodologia para se destacar é essencial. E, no artigo de hoje veremos exatamente isso, técnicas e ações para que você se torne um corretor de imóveis de destaque!
1. Estudo e capacitação
Para ser corretor de imóveis é obrigatório que você seja formado em cursos específicos aprovados pelo CRECI. Inclusive já falamos mais sobre este assunto em outros artigos. Mas, quando falamos de estudo e capacitação para que você se destaque não nos referimos à estes cursos obrigatórios. Na verdade, o ideal é que você se destaque e aproveite cada minuto do curso de formação de corretores de imóveis.
Uma vez formado, com a carteira do CRECI em mãos e já atuando no mercado recomendamos ainda que você continue investindo na sua educação. Existem diversos cursos que podem ser extremamente úteis para corretores de imóveis. Estes cursos variam entre cursos voltados especificamente para corretores e cursos em áreas correlatas.
Quanto às áreas importantes para um corretor de imóveis que busca se destacar podemos citar o marketing, o direito imobiliário e cursos voltados para tecnologia. Mas, se você não possui recursos para investir no momento, não se preocupe. Invista seu próprio tempo lendo artigos de blogs, vendo vídeos sobre estes tópicos e, até mesmo, lendo livros que você conseguir pegar em uma biblioteca pública.
O importante aqui não é pagar para se capacitar. O essencial é conseguir aprender algo relevante para sua profissão de corretor. E mais: é importantíssimo que você aplique o que você aprende nos seus estudos diariamente. Assim você consegue consolidar o conhecimento e se tornar um profissional cada vez mais completo.
2. Faça parcerias
Um corretor de imóveis que possui parcerias tem chances muito maiores de se destacar. Sempre recomendamos em nossos artigos que os corretores busquem parceiros e o motivo é simples: é mais fácil crescer como um conjunto do que crescer individualmente. Cada órgão, pessoa ou empresa do setor imobiliário pode ser um potencial parceiro do corretor de imóveis.
Você pode fazer parcerias com corretores ou imobiliárias onde vocês indicam um ao outro. Funciona assim: se um cliente te procura mas você não consegue atende-lo, seja porque você não tem o imóvel que ele busca, ou por algum outro motivo, você pode encaminhá-lo para um corretor parceiro. E, naturalmente, seu parceiro agiria de maneira similar.
Existem outras empresas/pessoas que são ótimos parceiros, do porteiro de um prédio, passando pelo síndico até a construtora do mesmo. Todos são potenciais parceiros de um corretor de imóveis. No mercado imobiliário você pode buscar parcerias até mesmo com arquitetos e fotógrafos. E cada uma destas parcerias pode gerar frutos para ambos os lados.
Portanto, se você quer ser um corretor de destaque estude o seu mercado e entenda a maneira que você trabalha. Procure ativamente por novas possibilidades e, se você não consegue executar sozinho a estratégia que te colocará no topo, busque parceiros. É simples assim.
3. Invista forte no marketing pessoal
Se coloque na seguinte situação: você é um corretor de imóveis com um conhecimento amplo. Todos os clientes que você trabalhou até hoje ficaram extremamente satisfeitos com seu profissionalismo e a maneira na qual o negócio foi fechado. Frequentemente novos clientes chegam como recomendações de clientes antigos.
A pergunta que eu faço é a seguinte: o que falta para que você se torne a principal referência da sua região? E a resposta é simples: marketing pessoal!
A verdade é que ser um profissional completo exige que você também saiba se promover. Será impossível se transformar em um profissional de destaque se você não trabalha buscando atingir um público cada vez maior. Se inspire nos americanos, um mercado cujo alguns corretores atingem um patamar de um verdadeiro astro. Onde existem outdoors dedicados ao marketing pessoal de corretores.
Mas não comece com outdoors e propagandas na TV, inicie nas redes sociais, ampliando o engajamento da sua página. Trabalhe, ao mesmo tempo, com ações de marketing de conteúdo. Você pode escrever artigos, fazer vídeos ou tirar um tempo exclusivamente para responder dúvidas de seguidores. Isso ajudará você a atingir a posição de especialista, essencial para quem busca destaque em sua profissão.
4. Foco nas metas pessoais e profissionais
Existe uma frase que diz que, “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”. Se você quer ser um corretor de destaque na sua região, cidade ou país, ótimo. Você, pelo menos, já sabe onde quer chegar. Agora é definir este destino de maneira mais sistemática. E, a melhor maneira de fazer isso é através de metas.
Sempre defina metas de captação, vendas, lucro, entre outros aspectos. É importante que estas metas sejam desafiadoras, mas também realistas. Não adianta colocar como meta vender 100 imóveis por mês, trabalhando individualmente. Simplesmente não será possível por questões de tempo.
Mas também não adianta colocar como meta vender 1 imóvel por mês se você tem o costume de conseguir fechar uma venda a cada semana. A meta tem que ser desafiadora e compatível com o seu objetivo final. E pode ser bem difícil se destacar no mercado vendendo apenas um imóvel por mês.
5. Observe as tendências do mercado
O mercado imobiliário tem diversas tendências e entender as mesmas pode ser o que você precisa para se destacar. Por exemplo, existe um aumento significativo no uso de tecnologias atualmente. Da fotografia imobiliária assistida por drones até a utilização de câmeras 360 e óculos de realidade virtual.
Entender o real impacto destas tecnologias na vida do consumidor pode te auxiliar na hora de decidir em qual delas você deve investir. Um detalhe importante para corretores que querem se destacar no mercado imobiliário é o seguinte: contar com uma plataforma para corretores de imóveis vai ajudar muito na sua caminhada.
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