Você sabe como se destacar da concorrência? Pois bem, esta é uma dúvida gerada a partir de qualquer ponto de vista dos negócios imobiliários. Na verdade, esta é uma vontade (e necessidade) da maioria das empresas de diversos ramos. E isto por um motivo: se você não for melhor ou superar a concorrência, dificilmente conseguirá seu espaço no mercado.
O mercado imobiliário, como você sabe, é muito saturado e complexo. Buscar novos clientes nem sempre é tarefa fácil, uma vez que as pessoas não compram imóveis toda semana. Produtos que estão fora da “cartilha” do varejo precisam de uma atenção especial em diversas áreas.
No entanto, nem sempre é fácil de conquistar e cativar um público que talvez já possui um corretor, corretora ou imobiliária de confiança. O processo pode ser demorado. E, para isso, nada melhor do que ter a mínima “certeza” de que as coisas irão dar certo, não é mesmo?
Por mais que esta “certeza” não exista, é possível encontrar bons caminhos durante a jornada. Quer saber mais sobre como se destacar da concorrência de maneiras profissionais? Então, acompanhe o texto!
Como se destacar da concorrência?
Para se tornar referência no mercado imobiliário ou mesmo para se destacar da concorrência, é preciso muito trabalho. Não há forma milagrosa que tornará a sua imobiliária número 1 em vendas da noite para o dia.
Por mais que isto possa sim acontecer de forma esporádica, em projetos específicos ou em mercados sazonais, é importante entender que o processo é fundamental.
Somente com o processo de crescimento, amadurecimento e desenvolvimento do negócio, você saberá para onde está caminhando. Afinal, quando algo dá certo, é interessante saber as motivações daquilo para buscar repetir. E quando dá errado, também é importante saber o que houve para buscar a correção.
Por isso, trabalhar de forma “aleatória” muitas vezes poderá trazer resultados positivos. Porém, aquele resultado em si não importa. O que importa é a constância, a regularidade e a consistência para o médio e longo prazo.
E um dos aspectos cruciais para que você tenha o sucesso que merece, é entender como se destacar da concorrência. Afinal, entender quem está do outro lado brigando por uma posição é fundamental para saber por quais caminhos seguir. Para te ajudar, elaboramos algumas dicas abaixo. Acompanhe!
Entenda o seu lugar no mercado
Para entender como se destacar da concorrência, é fundamental que você entenda o seu lugar no mercado. Afinal, se você não sabe onde está, o que busca e como busca, nunca saberá quais as ferramentas utilIzar.
A mudança e a inovação no mercado imobiliário são fundamentais, sim. São até palavras “bonitas” e que geram conforto quando ouvimos falar o que é importante para os negócios.
No entanto, elas não valem de nada se você não tem a certeza de onde está e de onde quer ir. Pois mudar por mudar ou inovar por inovar pode ser tanto positivo, quanto uma perda de recursos.
Por isso, a primeira dica está relacionada com o quanto o plano de negócios da sua imobiliária está consolidado. E não com o que você precisa fazer para ser melhor do que alguém.
Até parece clichê, mas ser uma versão melhor do que a sua imobiliária já é talvez seja um caminho interessante. Pois a diferenciação para a concorrência acontecerá de forma automática e natural.
Quer um exemplo? Ninguém é igual a ninguém e nenhuma empresa é igual a outra. E você pode explorar justamente estes caminhos e torná-los pontos positivos dentro do se negócio.
Por isso, faça uma lista de situações que sua imobiliária possui exclusividade. Esqueça um pouco aqueles clássicos como “melhor produto, melhor custo benefício, menor preço”, etc. Acredite, os clientes não querem saber isso. Pois isto todas as imobiliárias usam.
O que você pode fazer, é entender quem você é e como você pode ajudar uma determinada fatia do mercado. Vamos falar mais sobre isso. Acompanhe.
Estude a sua concorrência e saiba tudo que eles fazem
Eu um bom plano de negócios para imobiliárias, é fundamental que você explore caminhos pelos quais você consiga “mapear” o que está acontecendo no mercado. E isto envolve também a sua concorrência. Depois que você conseguir entender o seu lugar e entender o que de melhor você pode oferecer, é hora de entender o “terreno” que você está pisando.
Para isso, faça estudos aprofundados sobre as imobiliárias concorrentes a sua. Saiba tudo que eles fazem ou deixam de fazer com relação a ações publicitárias, empreendimentos, lançamentos, projetos exclusivos, condições de pagamento, atendimento ao cliente, pós-venda, etc.
É preciso fazer uma análise sobre todos os aspectos que envolvem o desenvolvimento do negócio.
Esta não é só uma forma de você identificar oportunidades. Mas também, de entender se o que você está fazendo é de fato o suficiente para o que o cliente está esperando. Principalmente se houverem imobiliárias antigas e consolidadas na região.
Com elas, você poderá aprender e, aos poucos, entender o que fazem e fizeram para chegar até onde chegaram – no caso, muito tempo de mercado.
Porém, para entender como se destacar da concorrência, é preciso antes de mais nada entender que não necessariamente o que ela faz, é positivo. Muitas vezes o cliente só tem uma opção e acaba optando por uma empresa que possa não ser tão qualificada. E é este tipo de situação que você precisa buscar. Pois a partir destas margens, você poderá desenvolver um negócio próspero!
Foque em um atendimento exclusivo e humano
Um bom atendimento no mercado imobiliário pode fazer a diferença! E isto fica ainda mais claro quando conseguimos nos dar conta de uma situação: a humanização é fundamental! Esta é uma das melhores formas de você implementar ideias conseguir oferecer mais qualidade do que a concorrência.
Com a necessidade de fazer os negócios prosperarem e de gerar faturamento para pagar as contas e sobreviver, as imobiliárias (e empresas no geral) deixam de lado um ponto crucial: as pessoas. Os clientes são pessoas. E quando este fato é aceito, as chances de transformar algo óbvio em algo rentável crescem muito.
Por isso, uma ótima recomendação para que sua imobiliária tenha o sucesso que precisa e que merece, é focar no atendimento com exclusividade e humanidade. Ouça o que as pessoas tem para falar.
Recebe-as de forma receptiva, com um ambiente confortável. Ofereça mais do que os seus serviços. Faça as pessoas se sentirem em casa. Afinal, pode ser uma casa que elas estejam procurando.
Esqueça um pouco as partes burocráticas. Esqueça um pouco as técnicas de vendas. Esqueça um pouco o processo mecânico. Seja humano. Treine seus funcionários para serem humanos.
Fale de coisas que não necessariamente estão relacionadas ao que você quer vender. Demonstre interesse e empatia!
Aliás, a empatia pode gerar vendas. Ela é uma excelente forma de fazer com que a pessoa sinta-se conectada com você. E, quando as pessoas estão conectadas, as chances da sua mensagem ser bem recebida aumentam muito.
Tenha bons produtos em sua carteira
Ter um bom atendimento, com foco na humanização, storytelling para imobiliárias e engajamento é fundamental. Mas, é fundamental também ter bons produtos na sua carteira.
E ter bons produtos não significa que eles precisam ser os mais baratos, de maior custo benefício ou de maior luxo.
Um bom produto não está relacionado no que ele é em si. Mas sim, naquilo que o potencial cliente busca. Ou seja, você precisa focar no que o cliente está precisando.
Esta é uma das melhores formas de criar um produto que seja vendável. Afinal, o princípio básico de um produto é resolver um problema!
E no caso de imobiliárias, isto pode ser feito de diversas formas. Há inúmeras maneiras de identificar as necessidades do público-alvo em questão.
Por exemplo, alguém que recentemente iniciou a faculdade em outra cidade, pode buscar um imóvel simples para alugar por alguns anos. Já quem acabou de constituir uma família, busca um imóvel maior, com espaço amplo.
Ou seja, você precisa identificar as reais necessidades de quem procurar a sua empresa para a aquisição de um produto. E, no caso, estas informações podem ser colhidas ainda com o seu atendimento humanizado.
Muitas vezes o fato de ouvir atentamente o potencial cliente, faz com que uma série de ideias surjam. E isto é ótimo para oferecer o produto ideal e, de fato, conseguir encontrar uma maneira de como se diferenciar da concorrência.
Utilize as redes sociais para interagir e produzir conteúdo
O uso das redes sociais como ferramenta de marketing certamente é uma excelente oportunidade que o mercado oferece. É claro que esta pode parecer uma dica simplória, uma vez que a maioria das empresas utilizam as redes sociais como forma de atrair mais clientes e gerar mais vendas.
No entanto, é importante que você entenda-as de uma forma diferente. As redes sociais não foram feitas para empresas. E isto é um fato. Elas foram feitas para as pessoas.
Logo, uma empresa acaba sendo “invasiva” em um ambiente que não foi feita para ela. No entanto, é possível construir um bom engajamento, desde que feito da forma certa.
Há quem entenda as redes sociais como uma simples forma de publicar produtos e se autopromover. O que é um erro. Este tipo de conteúdo é ignorado pelas pessoas e você deve evitar.
Para que você consiga ter a atenção de quem você quer, é preciso mais do que isso. É preciso gerar valor! E, para gerar valor, é preciso produzir conteúdos ricos.
Ricos em informações. Ricos em utilidades. Ricos em valor. Você precisa ajudar as pessoas com alguma dica ou passo a passo.
Esta é uma “receita” clássica de atrair mais atenção do que simplesmente publicando que sua empresa é a melhor e que seu produto é imbatível. E isto nos leva diretamente para a próxima dica. Veja abaixo.
Ajude os seus potenciais clientes antes mesmo de pedir o dinheiro deles
Esta dica de como se diferenciar da concorrência está diretamente ligada a dica anterior. Afinal, produzir conteúdos ricos de valor certamente vai fazer com que os potenciais clientes demonstrem interesse e atenção. Neste caso, você precisa oferecer um algo a mais antes de pedir o dinheiro das pessoas com uma campanha publicitária.
E isto pode ser feito nas redes sociais, como mencionado anteriormente ou em um blog imobiliário. Quando você consegue falar sobre um assunto específico e constrói uma audiência em cima disso, certamente fará com que estas pessoas identifiquem você como autoridade no assunto.
E quando há esta identificação, as chances de gerar vendas e resultados aumentam muito. Pois as pessoas confiam em autoridades. Afinal, elas querem sentir a confiança de alguém que entende do assunto. Por isso, esta é uma das melhores formas que você encontrará de gerar mais vendas e, desta forma, se diferenciar dos concorrentes.
Escolha um público-alvo e atenda-o da melhor maneira possível
Escolher o público-alvo que você quer atender é um passo fundamental. Esta dica está relacionado com o entendimento de quem é você no mercado. Pois é preciso entender quem são os clientes ideias para que você possa atingi-los de formas inteligentes, práticas, diretas e objetivas.
De nada adianta você querer atender todo mundo. Pois neste caso, você não conseguirá atender ninguém de uma forma positiva. E cada vez menos você construirá seu nome no mercado. Agora, quando você foca em um nicho ou público-alvo específico, entende tudo sobre ele e constrói ótimos produtos exclusivos, ficará cada vez mais difícil para alguém lhe ultrapassar.
Utilize um software de CRM imobiliário para cativar clientes e potenciais clientes
A utilização de um software de CRM para imobiliárias é uma das formas mais eficientes de se relacionar com seus potenciais clientes e clientes consolidados. Você poderá manter o contato de uma forma inteligente, gerando valor e sendo humano, conforme indicamos acima. Além de que um bom CRM poderá facilitar e muito o dia a dia da sua imobiliária, pois você terá diversas informações importantes sobre cada pessoa registrada, como perfil, gostos pessoais, hobbies, comportamentos, etc.
Conte sempre com a Ville Imob para ajudar a sua imobiliária a crescer cada vez mais.