Você sabe o que é Home Staging? Caso a resposta seja negativa, vamos ver a definição: “Home staging é uma técnica que visa preparar uma casa para que a mesma se torne atrativa para o maior número de compradores possíveis.” Ou seja, o home staging pode ajudar a aumentar as vendas e os resultados da sua imobiliária.
Outro objetivo desta técnica é, sempre que possível, aumentar as margens de lucro na venda. Veremos ao longo deste artigo como ambos os objetivos podem ser alcançados, caso você tenha ficado curioso, basta seguir em frente conosco.
Mais do que uma simples reforma ou decoração
Vários profissionais da área de preparação de imóveis para venda afirmam que o home staging não é uma simples decoração ou limpeza e organização do ambiente. Elizabeth Weintraub, uma corretora americana com mais de 40 anos de experiência define home staging da seguinte forma:
“Home staging é o aperfeiçoamento da arte de criar um certo estado de espirito. O staging faz com que a casa se pareça maior, mais iluminada, limpa, aconchegante e, o melhor de tudo, faz com que compradores queiram comprá-la imediatamente.”
Home staging é, portanto, uma técnica feita após a limpeza, organização, pintura e pequenas reformas. A ideia é “vestir” a casa para a compra. Assim como uma noiva utiliza maquiagem para o dia do casamento, o home staging acaba se tornando a maquiagem do imóvel à venda.
Algumas estatísticas do home staging
Pesquisas realizadas em mercados internacionais têm verificado que, de fato, o home staging pode ajudar a aumentar as vendas. A aplicação desta técnica em imóveis pode reduzir o tempo de venda de maneira significativa. Uma pesquisa realizada pelo Coldwell Banker Real Estate Corp., por exemplo, mostrou que o home staging permite que casas sejam vendidas até 73% mais rapidamente.
Outro dado importante é o aumento no valor dos imóveis. A mesma corporação realizou uma pesquisa para comparar o valor médio de venda de casas que foram preparadas para a venda com casas que não tiveram a técnica aplicada. O resultado foi impressionante: casas preparadas são vendidas por preços 6% acima do que foi pedido.
Naturalmente o lucro não está apenas no valor mais alto de venda, o tempo menor permite que o proprietário evite o pagamento de despesas relacionadas ao imóvel. Essas despesas envolvem o IPTU, condomínio, entre outras.
Como fazer o home staging?
Agora que viu todas as principais vantagens dessa técnica de preparação de imóveis para a venda, você deve estar interessado em saber como aplicá-la, certo? Primeiramente é preciso saber que existem empresas especializadas no ramo, no Brasil o mercado ainda é mais escasso, mas algumas grandes cidades já contam com empresas que fazem este tipo de serviço.
Mas para reduzir custos, é possível que você opte por fazer o staging por conta própria, nesse caso, vamos dar algumas dicas gerais e simples que evitam problemas grandes e que são, por incrível que pareça, extremamente comuns.
1- Despersonalize a residência
Essa é a primeira dica e uma das mais importantes. Após viver em um ambiente por 5, 10, 20 ou 30 anos, a casa certamente refletirá as pessoas que a habitaram. É importante, portanto, que se remova objetos que tornam a casa muito específica para a pessoa que morou e a torne mais confortável para a maioria das pessoas.
Quanto aos itens que tornam uma casa muito personalizada, podemos citar: Fotos de família, pôster de times, camisas de times, decorações voltadas para uma banda ou um filme específico. Itens em exagero também entram na lista. Por exemplo, é ótimo que você inclua plantas no interior da casa, mas se o anterior dono era um aficionado pela vegetação e possuía uma quantidade imensa de flores na sua residência, melhor retirar algumas.
2- Utilize cores neutras
Já informamos que a pintura vem antes do staging, mas, isso não significa que o staging consegue tornar uma pintura com uma cor “ruim” atrativa. Via de regra, sempre que for pintar um imóvel, seja para venda ou aluguel, opte por cores neutras e claras. Algumas cores interessantes: Branco, bege, amarelo (mais suave), entre outras.
Essas cores mais claras tem diversas vantagens:
-Fazem com que o ambiente reflita mais luz o que o torna mais claro e iluminado.
-Passam a impressão de um ambiente maior.
-Permitem a utilização e a combinação de várias cores nos objetos de decoração.
3- Observe a disposição e a quantidade de móveis
Outro aspecto de imóveis habitados por um longo tempo é quantidade de móveis e itens de decoração acumulados. Ao iniciar o processo de staging, você deve buscar tornar os espaços mais amplos, que é a tendência atual do mercado. Pensando nisso, utilize a seguinte estratégia ao chegar em um cômodo:
-Avalie o tamanho: A sala de estar tem um tamanho bom?
-Se a resposta for “não” ou “talvez”, procure por elementos que podem ser removidos ou realocados.
-Existem muitos sofás ou poltronas? O Hack ou estante são muito grandes? A TV é muito maior que o ideal para salas deste tamanho?
-Faça isso em todos os cômodos e busque sempre deixar o ambiente neutro e o mais “clean” possível.
4- Dicas úteis de profissionais
Coloque frutas frescas e coloridas na fruteira da cozinha: Sim, uma das técnicas mais baratas e simples de serem executadas.
Utilize Espelhos: A utilização de espelhos permite que um ambiente se pareça maior do que realmente é, além disso é extremamente útil ao refletir, praticamente, toda a iluminação recebida.
Utilize lâmpadas amareladas: As lâmpadas brancas comuns, passa a impressão de um ambiente frio e sem vida. Por outro lado, lâmpadas amareladas passam dão ao ambiente um aspecto acolhedor. Lembre-se de manter as lâmpadas acesas, mesmo se a visita (ou seção de fotos) ocorrer durante o dia.
Mantenha janelas e cortinas abertas: Via de regra, as janelas devem sempre estar abertas, em casos muito específicos, pode ser necessário fechar as cortinas (vento, chuva, sol muito forte em pisos reflexivos, entre outras situações). Mas, na maioria dos casos, as cortinas também deverão estar abertas, auxiliando na iluminação e na sensação de um ambiente amplo, fresco e confortável.
É isso, uma vez que o imóvel que o home staging for concluído, inicie o processo de fotos e, por fim, postagens nas redes sociais, portais imobiliários e no site da imobiliária. Uma solução que integra essas etapas pode ser de grande valia para evitar o gasto de tempo na execução de todas estas tarefas. Um exemplo de plataforma que pode agilizar este processo é o ville Imob.
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