Você sabia que o Google possui uma série de ferramentas criadas que podem ajudar você a se tornar mais produtivo todos os dias? Pode-se citar o email, armazenamento nas nuvens, calendário virtual, mapas, entre outras ferramentas. Neste artigo veremos como o Google pode ajudar a sua imobiliária a vender mais.
G-Suite? Como assim?
G-Suite é o nome dado aos aplicativos e serviços ofertados pela Google. Já citamos parte destes serviços no parágrafo anterior e vamos falar de outros ao longo deste artigo. Um dos pontos interessantes é que, você pode desfrutar da grande maioria dos serviços ofertados pela Google de maneira gratuita.
Em alguns casos, existem opções pagas feitas (ou adaptadas) especificamente para um ambiente empresarial. Como, por exemplo, email personalizado ou maior armazenamento virtual. Mas, as opções gratuitas são ótimas para quem não conhece direito a ferramenta e suas funcionalidades. Assim você pode ver se a mesma será realmente útil para sua rotina de trabalho.
Mas agora, sem mais delongas, vamos às ferramentas para ver como o Google pode ajudar sua imobiliária.
Gmail
Não dá para iniciar um artigo falando das ferramentas do Google sem citar o Gmail. O email oferecido pela Google é bem prático, simples e útil no dia a dia de qualquer pessoa. Se você possui um celular Android, você certamente já possui uma conta no Google e você a utiliza para todos os serviços oferecidos pela plataforma, como: Email, YouTube, Drive, entre outros.
Uma opção paga é o email personalizado oferecido pela Google. Ao optar por pagar pelo serviço oferecido pela empresa, você pode criar seu email personalizado (ou seja: joao@minhaimobiliaria.com.br) por valores iniciais baixos. Você pode ver os preços dos planos aqui, observe que o plano mais básico já oferece email personalizado.
Google Drive
Outra ferramenta que pode-se provar muito útil para corretores e imobiliárias é um armazenamento online confiável. A Google, naturalmente, oferece este tipo de serviço através do Google Drive. Seus usos são diversos, mas um que tem destaque para imobiliárias é a opção de fácil armazenamento e compartilhamento de: fotos, vídeos e documentos.
Note que aqui estamos falando de compartilhamento, a princípio, interno. Ou seja, você pode criar uma pasta com as fotos originais de um imóvel e compartilhar diretamente com quem trabalha com a edição e criação dos anúncios, por exemplo.
Para usuários que optam por não pagar, você tem até 15GB de armazenamento, o suficiente para algumas aplicações mas exigirá a constante reciclagem de material. Planos pagos atingem valores altíssimos de armazenamento.
Documentos do Google
Essa aplicação é essencial na grande maioria das empresas. O Google possui três aplicativos/serviços chamados: Documentos, Planilhas e Apresentações. Cada um destes servem para “substituir” o Word, Excel e PowerPoint. Embora a substituição seja uma palavra meio “forte”, a possibilidade de edição rápida por vários colaboradores, de maneira simultânea, é extremamente útil para qualquer empresa.
Além disso você pode escolher quem pode apenas visualizar o documento e quem pode editar o documento (e também você pode torna-lo totalmente privado). Assim você consegue, por exemplo, permitir que alguém edite um contrato, colocando as informações pessoais de algum cliente. Ao fim, você pode compartilhar o mesmo apenas com o cliente, mas para simples visualização, ou seja, ele não conseguiria editar o que está no mesmo.
O mesmo pode ser feito com as planilhas, você pode até controlar a edição de células individuais neste caso. Ou seja, se você tem uma equipe, você pode criar uma planilha onde cada corretor pode editar apenas uma seção da mesma. Pode ser útil para evitar que alguém edite campos referentes à outra pessoa.
Formulários
Outra ferramenta essencial são os formulários criados através do Google. Você já deve ter se visto em uma situação onde você planeja recolher o feedback dos clientes mas simplesmente não sabe como fazê-lo de maneira eficiente, tanto para você quanto para o cliente.
Bom, os formulários do Google são ótimas ferramentas para este tipo de propósito. Você pode criar uma série de perguntas e receber todas as respostas em uma planilha. Com esses dados em mãos, você pode então partir para a análise seja online ou offline mesmo, através de softwares como o Excel.
Não é somente no pós-venda que formulários são úteis. Você pode dar ao seu cliente a opção de preenchimento dos dados pessoais através de um formulário. Suponha que você precise cadastrar algum cliente no seu CRM Imobiliário e precise, portanto, das informações pessoais da mesma. Mas essa pessoa não pode ir ao seu escritório pessoalmente por motivos diversos.
Para esses casos, existe a opção de preenchimento dos dados pelo próprio cliente, de maneira remota, através de formulários. Outra vantagem do dessa ferramenta é que, assim como os outros itens desta lista, você pode restringir o acesso. Assim, você pode liberar a edição ou o preenchimento apenas para pessoas que são seus clientes, evitando que alguém faça o preenchimento indevido.
Google Maps
Este é, certamente, um grande aliado dos corretores e se você ainda não o utiliza, melhor reconsiderar. O Google Maps não é simplesmente seu GPS que você utiliza para ir de um ponto ao outro no seu próprio veículo. Muito mais que isso, através do Google Maps você descobre como chegar à diversos locais utilizando o transporte público, por exemplo.
Isso é muito útil, suponha que você tem um cliente que utilizará um ônibus ou metrô para ir ao serviço, com o Google Maps, mesmo que você não conheça as rotas de ônibus, você consegue informar ao seu cliente quais linhas de transporte público o atenderiam, a frequência, o tempo de caminhada, entre outros fatores.
Outra informação útil que se consegue através do Google Maps são os pontos importantes ao redor de certa residência. Você consegue verificar, por exemplo, quais são os shoppings ao redor, hospitais, escolas, entre outras informações.
Outras ferramentas online úteis para o corretor
Falamos bastante de como o Google pode ajudar a sua imobiliária, mas, existem algumas funções que você só terá acesso se optar pelo investimento em uma plataforma construída, especificamente, para o mercado imobiliário. É aí que entra a plataforma ville Imob.
A plataforma é completa e integrada, oferecendo serviços de CRM Imobiliário, Site Imobiliário, Software de Gestão, entre outros. Como todas as informações do ville Imob são armazenadas na nuvem, você não precisa se preocupar com instalações e backups offline. E o sistema opera tanto no computador como nos smartphones, através da versão mobile, logo você tem grande flexibilidade na hora de navegar no sistema.
Se quiser, você pode fazer um teste grátis da plataforma do ville Imob. Além disso, você pode também utilizar as soluções gratuitas oferecidas pelo Google ao mesmo tempo, uma vez que ambas soluções se complementam e tornarão você cada vez mais produtivo.