A realidade de negociar os imóveis à venda por meio do WhatsApp pode passar a ser rotina no seu dia a dia. Por mais incrível que pareça, essa ferramenta pode auxiliar o atendimento do corretor de imóveis e a negociação dos domicílios.
A capacidade de comunicação foi um dos grandes ganhos de produtividade que a tecnologia trouxe para o mercado de imóveis. Estima-se que mais de 70% dos smartphones no Brasil têm o aplicativo instalado, o que faz com que o WhatsApp seja um dos meios de comunicação mais usados hoje em dia.
No entanto, nem todos sabem como utilizar o aplicativo – especialmente no âmbito profissional. Confira 7 dicas para incluir o WhatsApp em suas ferramentas e obter o melhor resultado possível:
01 – Verifique os meios de contato do cliente
Antes de mais nada, é muito importante que, ao inserir telefones dos clientes no celular para contatá-los pelo WhatsApp, verifique-se se eles permitem a inclusão e contato através do aplicativo. Respeitar o horário comercial também é essencial.
02 – Crie uma relação com os contatos
Sim, as conversas devem ser profissionais, mas isso não tira a chance de relacionamento com os clientes. Não só é importante a ligação com o comprador antes e durante a venda, mas saber se ele ficou satisfeito depois de fechar o negócio também é muito válido. Usar a ferramenta para enviar mensagens de agradecimento pela confiança é uma ótima maneira de mostrar ao cliente a exclusividade que ele representa no seu rol de contatos.
03 – Insistência não é inconveniência
É possível usar o aplicativo para dar seguimento às negociações, mas é necessário usar o bom senso para não ultrapassar os limites. Depois do primeiro contato com o cliente, vale mandar uma mensagem perguntando se ele precisa de maiores esclarecimentos ou se já tem uma posição. Caso um possível comprador deixe de dar notícias, vale perguntar se está tudo bem e se deseja um novo encontro a negócios.
Uma dica é fazer uma lista de transmissão com seus contatos para mantê-los informados sobre lançamentos e novas oportunidades. Utilize boas fotos, simulações, vídeos e qualquer outro recurso que possa auxiliar nessa venda.
04 – Foto profissional
Se for para usar o seu WhatsApp para negócios, tente demonstrar o máximo de profissionalismo possível. Tente não usar imagens muito pessoais no perfil do aplicativo, como por exemplo de sunga na praia, no bar com os amigos, etc. Aposte em fotos que consigam transmitir a imagem de uma pessoa que está ali para encontrar a solução para o cliente.
05 – Cuidados com a escrita
Mesmo que o WhatsApp seja uma ferramenta virtual de comunicação, é importante lembrar que o cliente não é uma pessoa íntima, por isso, evite gírias ou abreviações. Assim vale para os emojis – símbolos animados. Mantenha uma linguagem profissional, seja simpático e claro nas informações que deseja transmitir. Porém, tome cuidado para que a comunicação objetiva não pareça grosseira.
06 – Demonstre agilidade
Para quem deseja que a conversa em torno da negociação seja algo rápido, o WhatsApp é uma das melhores opções. Muitas pessoas preferem as mensagens instantâneas ao ter que enviar vários e-mails ou falar por telefone, e geralmente desejam respostas rápidas.
07 – Fidelize as pessoas
É normal que as pessoas valorizem quando os profissionais, seja de qualquer setor for, atendam suas expectativas particulares. Com o WhatsApp, é bem mais fácil dar atenção especial para cada um dos compradores, fazendo com que se sintam importantes.
Muitas pessoas não podem negociar em horário comercial, o que dificulta a venda. Eis um dos maiores benefícios do aplicativo! O cliente pode contatar o corretor de imóveis a qualquer hora e receber uma resposta rápida, agilizando transações e vendas.
Vender com o auxílio do WhatsApp pode se tornar um grande diferencial para sua empresa. Se atente às boas práticas de comunicação e estabeleça relacionamentos positivos com os compradores. E você, o que acha sobre usar o WhatsApp para vender imóveis? Conte para gente.
Produzido por:
VivaReal Especialista em Imóveis