Não é novidade para ninguém que estar presente no meio digital é essencial e que as soluções voltadas ao mesmo são cada vez mais rentáveis. No mercado imobiliário isso não é diferente, ou seja, o investimento na atuação digital tem tido retornos cada vez mais positivos. Pensando nisso, criamos um artigo onde detalhamos como é o processo de montagem de uma imobiliária online.
Definição do modelo de negócio
Uma das primeiras etapas na hora de montar uma imobiliária online é a definição do modelo de negócio. Vamos nos limitar, neste primeiro momento, à análise de dois tipos principais de imobiliárias:
Híbridas, ou seja, com escritório físico e presença virtual
É a opção mais prática e mais segura, tanto para novas imobiliárias quanto para imobiliárias já existentes. Um escritório físico representa um local onde seu cliente pode ir, e um local onde você pode trabalhar com mais tranquilidade.
Além disso, ambas opções se complementam de uma maneira bem interessante. Seu cliente pode, por exemplo, visualizar imóveis interessantes e visitar sua imobiliária para conseguir mais informações sobre o mesmo.
Alguém que está em busca de uma imobiliária para colocar seu imóvel à venda ou disponível para locação, em geral buscará por imobiliárias online, mas certamente estará visando fazer uma visita ao escritório logo em seguida.
100% Online, sem escritório físico
Este modelo é algo relativamente novo, trata-se de uma imobiliária que não possui escritório, todo o atendimento é realizado pelos corretores responsáveis pelos imóveis. Funciona de maneira bem simples, um cliente vê um imóvel que o agrada no site imobiliário e então ele liga para o corretor ou faz o pedido de uma ligação, tudo através do site.
A comunicação também pode ocorrer por emails, mensagens instantâneas, entre outros. Encontros, no entanto, acontecem, em geral, em um ambiente neutro, como uma cafeteria ou restaurante, por exemplo. Como já dizemos é algo não muito comum no meio imobiliário o que significa que quem optar por este modelo de negócio terá um grande desafio em suas mãos.
No entanto, isso não quer dizer que o negócio não é lucrativo, a ausência de um escritório, por exemplo, significa uma grande redução nos gastos mensais e na compra de equipamentos. O SEBRAE possui um ótimo material sobre a abertura de imobiliárias físicas e, de acordo com a pesquisa realizada por eles, o investimento inicial em uma imobiliária é na faixa de R$ 40.000,00.
Definição da função da Imobiliária Online
Imobiliárias online apresentam diversas funções, as duas mais importantes estão listadas abaixo.
Vitrine dos imóveis
Sites imobiliários apresentam fotos, vídeos, descrições, valores de venda ou locação, custos mensais (condomínio), entre outros aspectos relevantes que estão relacionados ao imóvel à venda ou disponível para locação.
Encaminhamento de interessados aos corretores
Imobiliárias online também precisam se certificar que o cliente, ao se interessar por um imóvel, saiba como ele consegue entrar em contato com o corretor responsável. Ou seja, é necessário que exista um telefone de contato ou um formulário que clientes interessados devem preencher.
Ferramentas essenciais
Tendo em vista tanto o modelo de negócio e a função da imobiliária online, existem algumas ferramentas que são essenciais para este tipo de negócio. Vamos ver algumas das ferramentas essenciais que você não pode esquecer no momento de montar sua imobiliária online.
Chat Online
Ter um sistema de chat é essencial para que você consiga atender às pessoas que estão navegando pelo seu website rapidamente. Este sistema é muito útil pois dúvidas simples podem ser respondidas rapidamente através de um chat e você pode até mesmo agendar uma reunião com um cliente através do sistema de chat.
Ao montar um sistema de chat, pense na praticidade para o cliente, se ele optou por utilizar um chat, é porque ele não quer o trabalho de enviar emails ou fazer uma ligação. Logo, não exija mais que o básico para que você possa atendê-lo, o ideal é pedir apenas o nome e email o restante pode ser pedido ao longo do atendimento, se necessário.
Exigir que o cliente preencha um formulário gigantesco de cadastro para fazer uma pergunta simples pode, simplesmente, fazer com que você perca seu lead. Muitas empresas pedem várias informações para o encaminhamento do cliente ao setor responsável, como suporte técnico, vendas, divulgação, etc. Avalie a função principal do seu chat online e pense sempre no seu cliente e na praticidade do uso para o mesmo.
Fotos e Vídeos
Outro elemento essencial é uma ferramenta de visualização de fotos e vídeos. É importante notar que essa ferramenta é algo extremamente comum em diversos websites de imobiliárias, seu diferencial deve estar em dois aspectos:
- Qualidade das fotos
- Desempenho do sistema
Ou seja, se a maioria dos seus “concorrentes” terão sistemas de visualização de fotos é importante que você tente se destacar com a qualidade das imagens apresentadas no seu website. Além disso, pense em um sistema que não exija muitos recursos computacionais, o que permitirá que o mesmo seja executado tranquilamente até mesmo pelos dispositivos mais modestos.
Endereços e mapas
Dentre as ferramentas essenciais em uma imobiliária online, não se pode ignorar a importância de ter um serviço de mapas. Se coloque na situação do cliente, ao ver a oferta de determinado imóvel ele quer saber o que está ao redor do mesmo, a região, pontos e ruas de referência e tudo isso é possível através de mapas.
Caso você não possua este tipo de serviço é muito provável que seu cliente saia do seu website para verificar em serviços como o Google Maps. Isso não parece um grande problema, mas, pode ser que ele acabe vendo algum outro imóvel, oferecido por um concorrente, ao digitar o endereço no Google.
Isso não teria acontecido se ele tivesse todas as informações necessárias na sua imobiliária online. Além do mais, mesmo que este tipo de situação não aconteça, é sempre interessante entregar a melhor experiência ao cliente, e isto significa evitar que o mesmo precise de acessar diversos websites para realizar um serviço simples que pode ser integrado.
Simuladores Financeiros
Simuladores financeiros são elementos importantíssimos em qualquer imobiliária online. A grande maioria das pessoas consideram fazer algum tipo de financiamento. Isso porque quem não possui um imóvel como “moeda de troca” ou não conseguiu juntar uma quantidade suficiente de recursos para comprar um imóvel, terá, invariavelmente que recorrer ao financiamento parcial ou (quase) total do imóvel.
Até mesmo aqueles que economizaram bastante através de um planejamento financeiro para comprar o imóvel a vista, consideram o pagamento de uma parcela do imóvel através de um financiamento. O mesmo vale para quem já possui um imóvel ou outro bem de grande valor que será utilizado como “moeda de troca”.
Isso porque, ao conseguir uma certa quantia de dinheiro, pode ser que o imóvel dos sonhos exija um pouco mais que o comprador conseguiu juntar ao longo dos anos. A solução é pagar a diferença através de financiamentos, e, ter meios de checar os valores que serão pagos mensalmente é essencial.
Valores, detalhes e informações completas (Descrição)
Embora esses detalhes não sejam “ferramentas” necessariamente, uma vez que a função destes dispositivos é entregar algum tipo de informação que não exige a interação por parte do cliente. No entanto é sempre interessante reforçar a necessidade de manter estas informações completas e atualizadas nos anúncios dos imóveis.
Muitos anúncios de imóveis ficam desatualizados com o tempo, seja por indisponibilidade, valores ou informações incorretas. É importante que seja feito uma checagem regular dos anúncios que estão na imobiliária online, verificar se os dados ainda estão corretos e se o imóvel ainda está disponível.
Dicas Adicionais
A montagem de uma imobiliária online não se resume aos aspectos técnicos, como o site imobiliário e as ferramentas do mesmo. Existe também toda a questão do marketing digital e da identidade visual da marca. Vamos ver algumas dicas relacionadas à estes aspectos.
Mantenha identidade visual nas plataformas
Esta é uma tendência chamada de omnichannel e ela visa permitir que o cliente “não perceba” uma mudança de ambiente ao sair do website e visitar o escritório da empresa. Além disso, flyers, cartões de visita e anúncios em geral serão facilmente identificados pelos seus clientes.
Para manter a identidade visual, opte pela criação de um website com um layout e cores que já estão alinhadas com seu logo. Em seguida, é interessante que o layout do website, banners e flyers sejam similares. Para a criação desses materiais, a Printi é uma ótima opção, ao permitir que você faça a impressão dos seus próprios designs ou até mesmo faça o pedido de criação de um modelo totalmente personalizado.
Por exemplo, se seu site imobiliário possui vários elementos retangulares, então flyers e banners devem seguir este estilo. Por outro lado, se você faz o uso de círculos e formas mais irregulares, materiais utilizados em campanhas de marketing e cartões de visita devem adotar esse modelo também.
Não são cópias, e sim estilos. Cada elemento será feito pensando nas suas características e sua função específica, o modelo seguido, no entanto será adaptado para que quem conhece apenas, por exemplo, o website, consiga verificar que este material é certamente da sua empresa.
Defina uma estratégia de marketing digital
Para o sucesso de qualquer negócio virtual é essencial que uma estratégia de marketing digital seja definida. Em uma imobiliária online é essencial que você defina como será feito o marketing do seu site imobiliário nos meios digitais.
Dentre os métodos disponíveis, podemos citar o marketing inbound, que visa conquistar o interesse dos clientes com relação aos seus produtos. Para executar um marketing inbound de qualidade você precisará se atentar com os três fatores abaixo:
1. SEO
Basicamente seu objetivo é tornar seu website bem ranqueado nos resultados de buscas feitas em motores de busca, como o Google. A utilização de tags, descrições das imagens, “alt text”, e outros aspectos são úteis para melhorar a posição da sua imobiliária online.
O site imobiliário criado através da plataforma do ville Imob, por exemplo, permite que você adicione tags em seus imóveis e ele foi todo construído pensando em boas práticas SEO. Estar atento a este detalhe na hora de definir como será seu site imobiliário é essencial.
2. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos pilares do marketing inbound e é uma excelente ferramenta para melhorar seu SEO. Esta estratégia de marketing já foi abordada com mais detalhes em um artigo aqui no blog, mas vamos ver um resumo rápido.
Seu objetivo com o marketing de conteúdo é entregar ao seu lead ou cliente um material que pode ser na forma de artigos, notícias, ebooks, vídeos, entre outras formas criativas. A função deste material é informar ao seu público-alvo sobre o setor em que você atua, educando-o e explicando os diversos detalhes relacionados, problemas e soluções.
Por fim, você também mostra neste conteúdo quais soluções a sua empresa entrega e quais problemas seu produto ou serviço visa atender. É uma estratégia de marketing que está sendo adotada com cada vez mais frequência pelas principais empresas e é algo essencial para uma imobiliária online.
A criação de artigos, textos e ebooks pode ser terceirizada, você consegue encontrar profissionais em sites como o Workana, onde você pode postar um projeto e aguardar enquanto as pessoas se candidatam. Existe um sistema de avaliação que facilita a seleção de profissionais e os preços são bem competitivos.
3. Presença forte nas redes sociais
Esta é o último pilar do marketing inbound e é algo essencial para qualquer negócio atualmente. Uma presença forte nas redes sociais visa permitir que as pessoas encontrem seu negócio e serve como uma ótima ferramenta de marketing. Uma característica interessante do mercado é que quase 70% das pessoas encontram lojas virtuais através das redes sociais.
É uma estatística impressionante e, embora não exista um dado similar voltado para o ramo imobiliário, é de se imaginar que números parecidos possam ser observados também neste setor. Logo, criar uma página e perfis da sua imobiliária nas redes sociais tem como objetivo garantir que seu cliente te encontre e permitir que você divulgue conteúdo e anúncios nas redes sociais.
O engajamento nas redes sociais também permite a interação com seus seguidores e estratégias de marketing únicas.
Software de Integração
Como última dica para montagem da sua imobiliária online, precisamos citar como um software de integração pode tornar todo o processo mais simples e prático. Ao escolher a plataforma que você utilizará para criar sua imobiliária online, verifique aspectos importantes como a equipe de suporte, treinamentos, minicursos e materiais de apoio.
O ville Imob, por exemplo é uma plataforma imobiliária completa que possui diversos produtos essenciais para uma imobiliária integrados de uma forma bem inteligente.
Podemos citar, por exemplo, o site imobiliário que possui todos os recursos que citamos no site, como o chat, integração com o Google Maps, links de simuladores financeiros, e muito mais. E, é claro, existe também uma versão mobile que permite que seus clientes tenham acesso aos seus serviços independentemente do dispositivo utilizado. Você pode experimentar os recursos oferecidos através do teste grátis que oferecemos.