Muitos corretores ainda não sabem como mensurar os resultados da sua imobiliária, e assim, seguem em seus atendimentos sem possuir um controle eficiente do seu desempenho.
Quando se dão conta, percebem que os prejuízos já começaram a assombrar o seu negócio. E, pior do que isso, não sabem nem de qual direção vem este prejuízo. Podendo, dessa forma, colocar tudo a perder.
Mas, como evitar este tipo de impasse? Simples: se atentando aos sinais que são capazes de mensurar o desempenho da sua imobiliária. Acompanhe a seguir para saber mais.
Como mensurar os resultados da sua imobiliária
Saber como mensurar os resultados da sua imobiliária é essencial para garantir que o seu trabalho esteja em constante desenvolvimento. Caso contrário, é bem possível que o mesmo fique “estagnado” e você nem se dê conta disso.
Abaixo listamos alguns indicadores e ferramentas que auxiliam nesta mensuração. Assim, você já poderá pôr em prática, planos de ação que sejam condizentes com a realidade do seu negócio.
1- Visibilidade e taxa de rejeição do seu site
Este é um ponto muito importante, quando pensamos em como mensurar os resultados da sua imobiliária. Pois, pare e pense: onde que você pode montar uma “vitrine” atrativa, com todas as oportunidades de imóveis que você tem a oferecer? Pois é!
Apenas um bom site, estruturado e bem feito, é que poderá, de fato, servir de “vitrine” para o seu negócio. Mas, mais do que isso, é imprescindível que você acompanhe a visibilidade e a taxa de rejeição do mesmo. Isto é:
- É preciso que você trabalhe o seu site, a fim de que ele seja cada vez mais visto.
- Porém, essa visibilidade precisa ser de qualidade. Ou seja, a partir de ferramentas online você pode ter a mensuração da taxa de rejeição dos seus visitantes. Esta taxa diz respeito ao tempo que os usuários passam navegando no seu site. Quanto mais alta, menos tempo as pessoas navegam em todas as páginas do seu site. E conhecendo este ponto, é preciso trabalhar na melhora da sua página, constantemente.
Portanto, o crescimento das visitas, bem como a permanência dos clientes no seu site, são termômetros qualificados para a mensuração dos seus resultados.
2- Captação de leads
Outro ponto que precisa ser observado sobre o site da sua imobiliária, é o quanto ele é capaz de captar leads. Ou seja, de nada adianta você ter uma visibilidade alta, se não há nenhuma forma de captar o contato destes potenciais clientes.
Portanto, verifique a sua base de leads e comece a trabalhar com eles. Permita sempre desenvolver e aprimorar o seu site para que todos os usuários sintam-se convidados a deixar um e-mail de contato.
3- Contato qualificado com estes leads
Mas, e quando você já tem uma boa captação de ledas, paramos por aqui? É claro que não! É preciso estudar como está o seu contato com estas pessoas.
Você “conversa” frequentemente com elas? Obtém algum tipo de “retorno” nestes contatos? Ou é apenas uma conversa vaga, que não gera interação por parte do lead?
Estes pontos precisam ser levados em consideração, principalmente quando você está mensurando os resultados da sua imobiliária.
4- Quantos imóveis você tem a oferecer?
Até aqui você já pôde concluir que está obtendo ótimos resultados com o seu trabalho de marketing digital. Ponto para você!
Mas, a partir de agora, você precisa mensurar dados mais técnicos da sua imobiliária. Ou seja, dados que dizem respeito ao que você tem a oferecer para os seus potenciais clientes.
E o primeiro ponto é: quantos imóveis você tem disponível hoje? Quantos são para venda? Quantos são para locação?
E ainda: elabore uma ficha técnica de cada um deles, anotando há quanto tempo eles aguardam pelo fechamento de um contrato. Assim você pode, inclusive, mensurar quais deles estão, digamos, “encalhados”.
A partir disso, será muito mais fácil trabalhar diretamente na imagem destes imóveis. E, quem sabe, oferecer eles para os seus leads, de uma maneira qualificada.
5- Quantos atendimentos você faz todos os meses?
Compreendido quantos imóveis você tem a apresentar, pare e pense em quantos atendimentos você faz todos os meses. Eles suprem a necessidade de venda? Eles são o suficiente? Ou ainda é escasso?
A partir destes dados, você já poderá trabalhar em estratégias de marketing que elevem estes resultados. Pois você saberá onde quer chegar.
6- Quantas visitas são feitas todos os meses?
E de todos estes atendimentos, quantos se convertem em visitas, mensalmente? Pois de nada adianta atender centenas de pessoas, se pouquíssimas visitam os imóveis, não é?
Se o número de visitas está baixo, então é hora de rever como está ocorrendo estes atendimentos, a fim de melhorá-lo.
7- Quantas propostas você recebe mensalmente?
A partir destas visitas, quantas propostas você recebe destes potenciais clientes? Pois, do mesmo modo, não adianta ter muitas visitas e poucas propostas. Sempre mensure estes resultados, para assim melhorar o desempenho no atendimento e nas visitas.
8- Quantas se convertem em uma compra efetiva?
Por fim, no ciclo de vendas em si, quantas das propostas que você recebe se convertem em uma compra efetiva? É muito importante que você trabalhe estes dados em porcentagens.
Pois assim poderá estipular metas, como, por exemplo, efetivar vendas todos os meses, de um modo que haja um aumento de 10% na taxa de conversão efetiva. Assim você saberá como mensurar os resultados da sua imobiliária de uma maneira inteligente e precisa.
9- Quantos contratos ativos a sua imobiliária possui? E quantas rescisões de contrato?
Além destes fatores que já citamos, é imprescindível que você se atente aos contratos ativos que sua imobiliária possui. Bem como observe a taxa de rescisão destes contratos.
Assim você saberá se está ganhando ou perdendo mais clientes. E poderá trabalhar nos motivos que levam os seus clientes a reincidirem um contrato.
Mensurando e acompanhando o seu desempenho
A partir de todos os dados que apontamos no decorrer deste artigo, uma coisa nos fica claro: saber como mensurar os resultados da sua imobiliária é mais fácil do que você imaginava. Basta apostar nas ferramentas certas, e assim criar uma maior visibilidade e captação de leads em sua imobiliária.
Para, no futuro, transformar estes leads em clientes de fato, que impactarão nos resultados dos seus negócios.
Porém, nem sempre é fácil começar este processo, e nós da Ville Imob estamos aqui para te ajudar nesta trajetória. Por esse motivo, disponibilizamos um teste gratuito, especialmente para você, em nossa ferramenta de gestão para a sua imobiliária.
Assim você poderá acompanhar o seu desempenho de uma maneira mais concisa e eficiente. Clique aqui para saber mais sobre esta possibilidade incrível. E assim, alavanque os resultados da sua imobiliária.