A tarefa de gestão é complexa, isso porque um gestor precisa se atentar à diversos fatores econômicos, organizacionais e psicológicos. Essas tarefas não são tão semelhantes o que torna a execução das mesmas relativamente complexa. Sabemos dessas dificuldades e por isso hoje falaremos um pouco de como gerenciar uma imobiliária.
Tenha a equipe perfeita
É essencial que um gestor saiba dividir as tarefas, além de conseguir confiar na sua equipe para realizar suas funções de maneira satisfatória. Por essa razão é importante ter a equipe perfeita, mas esse tipo de equipe não cai do céu. É necessário trabalho e atenção em todas as etapas do recrutamento, treinamento e motivação.
Logo, no momento de contratar qualquer profissional, tenha certeza que os valores e a visão desses profissionais se alinham com a sua imobiliária.
Também certifique-se de manter estes profissionais preparados para as situações que eles terão que lidar diariamente. Ou seja, garanta o treinamento adequado destes funcionários tanto nos primeiros dias, durante a ambientação. Além de oferecer treinamentos e cursos ao longo da carreira, para atualização dos conhecimentos.
Por fim mantenha sua equipe motivada, tente adotar medidas que mantenham seus profissionais felizes e satisfeitos na empresa. Não é simples, mas o esforço de manter sua equipe motivada certamente tem um ótimo retorno.
E lembre-se, uma equipe perfeita não é um milagre ou uma união que ocorre de maneira espontânea. É importante que se tenha bastante empenho na criação e manutenção desta equipe.
Trabalhe com metas inteligentes
Trabalhar sem estabelecer metas é um grande erro! Se você não sabe onde sua empresa deve chegar, ninguém mais saberá, nem sua equipe, nem seus clientes, nem seus sócios e parceiros. Para se entender como gerenciar uma imobiliária é importante saber a importância de metas.
Mas, isso não significa que as metas devem ser extremamente ousadas ou ridiculamente fáceis. Um bom gestor saberá definir uma meta de acordo com o momento atual da empresa e do mercado.
Por exemplo, em um mercado aquecido, uma imobiliária que está começando pode ter uma meta de dobrar as vendas do último ano e se consolidar no mercado. Ao mesmo tempo que uma imobiliária já consolidada pode definir uma meta mais conservadora como aumentar suas vendas em 30%.
Ambas metas podem ser adequadas. Isso porque uma imobiliária que acabou de entrar no mercado não terá um alto volume de vendas no seu primeiro ano o que possibilita a mesma de dobrar suas vendas com investimentos em marketing, pessoal e software. Já uma empresa consolidada já tem um bom volume de vendas. Dobrar as negociações certamente não será algo simples, mas aumentar em 30% em um mercado aquecido, pode ser possível.
Planeje sua estratégia de marketing
Não podemos escrever um artigo com dicas em como gerenciar uma imobiliária sem citar a importância do marketing. Afinal de contas, acabamos de falar que para atingir metas é importante investir em marketing.
Mas é importante entender que marketing não é uma simples propaganda na TV, internet ou jornal. Não basta pagar por um espaço em um outdoor e chamar isso de marketing. É importante definir toda uma estratégia de marketing com diversas ações que visam atingir determinado objetivo.
Estratégias de marketing são definidas através de objetivos claros que podem ser mensurados. São também definidas as ações que serão executadas, os anúncios que citamos anteriormente são exemplos de ações de marketing. Mas é claro, que não para por ali, existem várias ações de marketing bem criativas que podem ser executadas.
E, é claro, não se esqueça do básico: é importante estar na internet e ter uma estratégia de marketing digital. Crie páginas nas principais redes sociais e tenha um site imobiliário. Esses são os primeiros passos que podem ser facilmente complementados pela utilização do inbound marketing, uma técnica eficiente de marketing digital.
Se atente à saúde financeira da sua imobiliária
Ao perguntar alguém como gerenciar uma imobiliária, várias pessoas responderão algo relacionado ao aspecto financeiro do negócio. Mas como você pode ver, a administração de recursos financeiros é só uma parte do processo de gestão. Uma parte extremamente importante, é verdade, mas isso não a torna mais importante que os outros detalhes já abordados neste artigo.
Mas como você pode gerenciar o aspecto financeiro da sua imobiliária? Essa resposta não é tão simples quanto parece. O básico é ter planilhas ou softwares que auxiliam na hora de verificar as despesas e as receitas. Se você não possui algo assim, então é hora de pensar nisto.
No entanto, existem outros detalhes financeiros que dependem das prioridades, por exemplo, um alto investimento em marketing pode significar o adiamento da compra de novos equipamentos. Existe também a questão dos riscos, alguns gestores estão mais dispostos a correr riscos fazendo determinados investimentos.
Independentemente do tipo de gestor que você é ou se considera ser, sugerimos que você sempre tente manter suas contas no verde. Isto é, suas receitas são maiores que suas despesas. Caso isso não esteja ocorrendo pode ser o momento de reavaliar as despesas e o retorno dos investimentos feitos.
Utilize um software de gestão imobiliária
Se você já sabe como gerenciar uma imobiliária, então certamente você sabe da importância de contar com softwares que auxiliam esta função. Softwares de gestão imobiliária são importantes porque eles podem ajudar na gestão financeira, ajudam a acompanhar os resultados dos corretores e também possuem funções que auxiliam no acompanhamento dos clientes.
O ville Imob, por exemplo, conta com um software de gestão completo que auxilia no controle de contas a pagar e receber, geração de recibos, desempenho da equipe e muito mais. Um dos detalhes mais importantes é que tudo isso fica armazenado na nuvem, o que significa que o acesso pode ser feito de qualquer dispositivo. Adicionalmente uma falha no computador não vai apagar todos as informações financeiras.
Além deste software voltado à gestão o ville Imob oferece vários outros recursos em sua plataforma. Você tem acesso, por exemplo, à um site imobiliário, ferramentas de integração de portais, Chat e um CRM Imobiliário integrado a todos esses recursos. Clique aqui e faça um teste grátis da plataforma hoje mesmo.