Atualizado por Camila da Silva em 29/06/2021.
A gestão de imóveis em uma imobiliária é, sem dúvida nenhuma, uma das tarefas mais importantes para manter as coisas funcionando.
Afinal, se não houver uma boa festão de imóveis, dificilmente haverá um controle das situações e, portanto, as tomadas de decisão sempre serão mais difíceis.
Neste artigo, a Ville Imob vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o quanto uma gestão de imóveis é importante não só para o negócio em si, mas também, o bem-estar de todos os colaboradores da imobiliária – algo que é fundamental para o crescimento e o aumento das vendas.
Portanto, continue lendo e se aprofunde no assunto.
Hoje, você vai aprender algumas técnicas bem importantes para gerir a sua imobiliária e, assim, ganhar mais dinheiro com ela.
Vamos lá?
O que é e para que serve a gestão de imóveis
Neste artigo, quando citamos gestão de imóveis, nos referimos à maneira como uma imobiliária administra os diversos processos internos para que cada imóvel possa ser vendido ou alugado.
Por exemplo:
- Quem irá divulgar o imóvel?
- Quem é o corretor responsável?
- Quais contratos foram assinados?
- Quem visitou este imóvel?
Enfim, cada ação feita com relação à um imóvel deve ser controlada. Essa ação é utilizada para que o imóvel possa ser vendido ou alugado.
E tudo isso deve acontecer sem que haja nenhum tipo de confusão.
É importante que se saiba quem é o corretor responsável por um imóvel para que outro corretor possa entrar em contato caso exista algum cliente interessado.
É essencial que tenha o controle de contratos assinados.
E todo este controle é função da gestão.
São funções desempenhadas por setores diferentes: vendas (corretores), marketing, jurídico, financeiro.
Mas que são unidas pelo setor de gestão. Agora que já entendemos o que é a gestão de imóveis, vamos entender porque a mesma é importante.
Como funciona uma imobiliária
Uma imobiliária sonha em ter uma grande quantidade de imóveis em seu portfólio.
Claro, desde que tenha uma alta rotatividade, o que demonstra que vários imóveis estão sendo vendidos.
Isso é, naturalmente, um sinal de sucesso e de que os resultados estão sendo positivos.
Mas, ao ter vários imóveis em seu portfólio o gestor da imobiliária terá que se adaptar para conseguir gerir todo este processo.
É importante que fique claro alguns aspectos já citados, como qual corretor é responsável por cada imóvel.
Mas além disso, existem diversos detalhes individuais de cada imóvel que devem ser controlados.
Por exemplo, é essencial que você saiba quais clientes visitaram quais imóveis.
Uma das melhores maneiras de fazer isto é através de declarações de visitas.
Além da utilização de um sistema de CRM Imobiliário, onde essas informações ficarão armazenadas.
Vários imóveis também significam vários proprietários.
Isso significa que você precisará prestar contas para cada um deles.
Afinal de contas, se um proprietário confia na sua imobiliária para a negociação do imóvel e não recebe um feedback em meses, ele não ficará satisfeito.
Além disso, é essencial que você entre em contato para manter o anúncio atualizado.
Pode ser que o proprietário desistiu da venda ou locação. Ou ainda, pode ser que ele tenha feito alguma benfeitoria no imóvel.
Tudo isso deve ser verificado, sendo parte do processo de gestão de imóveis.
Softwares podem auxiliar no agendamento de follow-ups para que você se organize e nunca se esqueça dos clientes.
Contratos ativos de uma imobiliária
É natural que quando algum cliente entregue um imóvel para a venda ele assine alguns documentos.
Entre eles, existe um documento que autoriza a venda do imóvel pelo corretor ou pela imobiliária em questão. Pode existir até mesmo contratos de exclusividade.
Mas o fato é, estes contratos expiram, o que parece óbvio e é realmente simples.
O que pode não ser tão fácil é o controle destes diferentes contratos.
Fazer a gestão de imóveis é também garantir que todos os imóveis que a imobiliária possui no portfólio estão com a “papelada” em dia.
Planilhas podem até auxiliar neste processo, mas, novamente, elas não são a melhor opção.
Um software imobiliário pode ajudar por notificar sobre eventos futuros importantes.
Além disso você pode anexar documentos diretamente à página de um imóvel.
Isso permite que você veja os documentos de determinado imóvel facilmente. Sem ter que busca-los em pastas ou drives online.
Controle de chaves e placas
Ao pensar em gestão de imóveis é quase impossível que o controle de chaves não venha à sua cabeça.
Imobiliárias pequenas certamente já vivenciaram alguma situação inesperada com chaves. Agora, imagine imobiliárias médias e grandes.
Ter uma maneira prática e eficiente de controlar que possui a chave de cada imóvel é essencial.
E isso é novamente, algo que pode ser feito em planilhas. Existem até formas de fazer isto sem nenhuma tecnologia.
Mas, fazer este tipo de controle através de software pode ser muito mais adequado.
Assim, um corretor não precisa ir até a imobiliária para saber quem possui determinada chave. Ele pode simplesmente acessar o software imobiliário, pelo smartphone, e descobrir quem possui a chave.
Placas também devem ser controladas.
É interessante que o dono da imobiliária saiba em quais imóveis estão as placas da imobiliária. Isso é útil para evitar a perda de materiais, que significaria gastos para a reposição.
Mas além disso, garante que as placas da sua imobiliária não serão utilizadas sem o consentimento do dono da imobiliária ou dos corretores.
Novamente, isso pode parecer algo trivial em imobiliárias de pequeno porte.
Mas a medida que o número de imóveis e funcionários aumenta, ter técnicas de controle e gestão de chaves e placas se torna essencial.
Como fazer uma boa gestão imobiliária para vender mais imóveis
Existem outros detalhes que um corretor ou um gestor precisa sempre estar atento.
Todos estes dados são essenciais para que seja possível gerir os diversos imóveis de uma imobiliária.
E, como qualquer negócio, tudo começa de maneira simples, sendo possível fazer o controle através de técnicas básicas.
Mas o que se observa é que, a medida que a imobiliária atinge suas metas e expande seus negócios, a utilização de técnicas antigas não são mais suficientes.
Por isso, queremos te ajudar a entender um pouco mais sobre como fazer uma boa gestão de imóveis e, assim, gerir a sua imobiliária de maneira eficaz e voltada para os resultados.
Veja algumas dicas:
- Organização da política de comissões na imobiliária;
- Fotos e vídeos dos imóveis;
- Organização documental dos imóveis;
- Visitas técnicas dos imóveis locados;
- Estratégias para novas captações;
- Plano de marketing detalhado;
- A importância de um sistema para imobiliária;
Que tal se aprofundar em cada uma destas dicas a partir de agora?
Abaixo, vamos entrar em detalhes sobre cada um dos itens da lista. Portanto, continue lendo.
Organização da política de comissões na imobiliária
Uma das coisas mais importantes a ser definida antes mesmo de começar um projeto, é o ato de definir as comissões da imobiliária. Sem a definição correta das comissões, vários problemas podem surgir pelo caminho e criar, assim, conflitos desnecessários.
Afinal, tudo que é combinado, não sai caro.
Muito embora haja uma convenção de quanto seriam as comissões para os corretores, é preciso considerar, também, a imobiliária nesta conta.
Aqui no blog, nós já falamos sobre o assunto, neste artigo aqui: Comissão dos corretores de imóveis: tire todas as suas dúvidas. Vale a pena a leitura para se aprofundar ainda mais no assunto.
De maneira geral, você precisa estipular quanto seus corretores vão ganhar de comissão e quanto a sua imobiliária vai faturar.
Uma divisão de 70-30 geralmente é a mais usada.
Ou seja, 70% da comissão fica com a imobiliária e 30% da comissão fica com o corretor responsável pelo negócio.
Esta divisão acaba sendo justa, pelo fato de que a imobiliária acaba fornecendo a grande maioria das ferramentas para o corretor, além da estrutura de trabalho.
Ajustando e criando um padrão para o pagamento de comissões desde o início das atividades, a gestão de imóveis certamente será mais tranquila e sem dores de cabeça previsíveis no futuro.
Fotos e vídeos dos imóveis
Outra maneira de fazer uma boa gestão de imóveis, é definindo quem será o responsável pelas fotos e vídeos dos imóveis.
Além disso, o ideal é que você crie uma estrutura viável para a captação de material gráfico para usar em campanhas de marketing e também no site imobiliário.
E por falar em site imobiliário, você sabia que a Ville Imob oferece um sistema prático e rápido para criar sites imobiliários em questão de minutos?
Sim, você pode ter seu site imobiliário profissional, seguro e veloz, com apenas alguns cliques e uma configuração básica.
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Por lá, as fotos e vídeos que você fizer, terão espaços dedicados para a exibição dos imóveis em altíssima qualidade.
O que, claro, é algo que converte muitos clientes, pois boas fotos vendem mais.
Organização documental dos imóveis
Outra forma de fazer uma boa gestão de imóveis, é através da organização documental.
Afinal, de nada adianta ter os melhores imóveis na carteira, se a gestão dos documentos não estiver sempre organizada.
A gente nunca sabe quando um imóvel será efetivamente vendido.
Muitas vezes, a documentação organizada é o que servirá de gatilho para argumentações e, possivelmente, vendas.
Defina muito bem estas questões na sua equipe, de forma que você possa manter uma estrutura organizada quanto a otimização dos documentos.
Um programa gestão imóveis, neste caso, poderá ajudar.
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Visitas técnicas dos imóveis locados
Outro critério muito importante para ter uma boa gestão de imóveis, é considerar, sempre, as visitas técnicas dos imóveis locados.
Afinal, este tipo de trabalho serve, também, para ficar por dentro das condições daquele imóvel e, assim, manter um bom relacionamento entre imobiliária, locatário e locador.
No entanto, isto serve também para aqueles imóveis que ainda não estão locados ou vendidos, mas que estão há um bom tempo em carteira.
As visitas periódicas servem, também, para saber em que estado o imóvel está, para que quando houver uma visitação para fechar negócio, o corretor não tenha que sair correndo do escritório para limpar, ajeitar as coisas no imóvel, etc.
Estratégias para novas captações
Outra maneira de construir uma boa gestão de imóveis, é construindo boas estratégias para captações de novos produtos (imóveis).
Ou seja, se você sempre tiver uma boa estratégia para captar os melhores imóveis, automaticamente, a sua imobiliária estará a um passo a frente da concorrência.
Captar os melhores imóveis é algo complexo e que envolve muito estudo.
Por isso, manter esta atividade sempre em dia é fundamental.
Não é algo que pode ser deixado para trás e colocar em prática só quando sai um imóvel de carteira.
Lembre-se disso.
Plano de marketing detalhado
A sua imobiliária tem um plano de marketing?
Isto pode não estar diretamente relacionado com o imóvel em si. No entanto, uma boa gestão de imóveis passa, também, por um bom plano de marketing.
Afinal, com um plano de marketing detalhado, você poderá construir muitas campanhas promissoras não só para vender. Mas também, para captar produtos que façam sentido para a sua imobiliária.
Aqui no blog, nós já falamos sobre a importância de um bom plano de marketing, leia para se aprofundar: Como fazer o melhor plano de marketing imobiliário.
A importância de um sistema para imobiliária
E por fim, claro, não podemos deixar de mencionar a importância de um bom sistema para administração de imóveis. Ele é fundamental para manter tudo organizado.
Se você ainda não possui um software de gestão imobiliária, recomendamos que considere o ville Imob.
Não se trata de um simples software.
Mas sim de uma plataforma completa para corretores e imobiliárias. Incluindo um site imobiliário, softwares de integração e, naturalmente, um software de gestão.
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É isso por hoje, boa sorte nos negócios e boas vendas!