Atualizado em 11 de junho de 2021 por Camila da Silva.
As frases clássicas de marketing podem ajudar você, corretor de imóveis, a captar mais clientes e fechar mais contratos com a sua imobiliária.
Isso porque, embora inovar e adotar novas ações de marketing em seu dia a dia podem ajudar o corretor de imóveis a alavancar suas vendas, o “clássico” também pode ser bem aproveitado, não é mesmo?
Mas isso nem de longe quer dizer que você precisa seguir algo engessado e sempre “igual”, do início ao fim. Na realidade, é possível inovar muito e reaproveitar estratégias consolidadas no mercado imobiliário.
Se você acha complicado essa tarefa, que tal se inspirar em grandes nomes do marketing? Seguir os passos de quem já alcançou o sucesso é uma ótima ideia. Aqui, você só precisa adaptar às ideias deles à realidade do seu negócio.
Para ajudar o corretor de imóveis, listamos seis frases clássicas de marketing que podem ser adaptadas para a realidade do mercado imobiliário. Confira:
Frases clássicas do marketing: Conhecer seus clientes pode ajudar o corretor de imóveis
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho” – Peter Drucker
Com acesso fácil à informação, basta uma pesquisa rápida na internet para os clientes saberem tudo sobre a reputação de uma imobiliária ou de um corretor e conhecerem dezenas de anúncios. Tudo isso antes de efetivamente entrar em contato.
Na prática, isso quer dizer que o trabalho do corretor não ocorre apenas quando o consumidor decide comprar ou alugar um imóvel. Por isso, o corretor precisa conhecer esse novo perfil de cliente e apresentar a ele informações diferenciadas. É preciso conquistá-lo e não apenas apresentar opções de imóveis.
Afinal, lembre-se de que cada pessoa é única e tem os seus próprios sonhos e objetivos. Por isso, usar formas padrões para vender um imóvel pode afastar um grande comprador. Por isso, saiba reconhecer e entender os seus clientes, a fim de buscar as melhores soluções para eles.
Nesse sentido, o uso de um CRM imobiliário se torna indispensável. Nele, o corretor de imóveis confere todos os dados dos clientes e, assim, oferece seus produtos e serviços de maneira mais assertiva.
Estar na pele de seus clientes é uma das frases clássicas de marketing
“Marketing é psicologia. É preciso, acima de tudo, estudar seus clientes, e a melhor forma de estudo é se colocar no lugar deles”. – Thales Valentim
Já identificamos que o cliente atual é muito exigente. Antes mesmo de entrar em contato com o corretor, o cliente já percorreu parte do processo de negociação sozinho. Já pesquisou sobre a vizinhança, comparou preços de imóveis parecidos e verificou a facilidade de pagamento.
Por isso, o corretor de imóveis deve estar cada dia mais capacitado para receber esse público e identificar seus desejos para poder supri-los. Sabendo que os clientes têm muitos dados em mãos, tente surpreendê-los com outras informações também relevantes.
Basicamente, desenvolver a empatia é uma das formas de criar boas frases para atrair clientes imobiliários, por exemplo. Afinal, quando nos colocamos no lugar do outro e passamos a assistir as coisas pelos “olhos alheios”, entendemos as adversidades do cotidiano da outra pessoa e podemos encontrar boas soluções em frente às objeções.
Portanto, antes de simplesmente usar as frases clássicas de marketing que estamos citando neste texto, lembre-se que tudo isso deve sempre ser adaptado à sua realidade, combinado?
Profissionalismo é a palavra-chave para criar frases sobre imóveis e fazer bons anúncios
“Mesmo que você venda churrasquinhos na porta da faculdade, atinja um nível de profissionalismo do seu negócio para que os clientes enxerguem valor”. – André Damasceno
Corretor de imóveis tem que estudar, sim. Se você trabalha há anos no mercado imobiliário e acredita que isso é suficiente para estar páreo a páreo com a concorrência, é melhor rever seus conceitos.
O corretor precisa a todo tempo mostrar seu valor ao cliente em potencial. Entender o mercado imobiliário como um todo, buscar novas soluções tecnológicas e dar opções que se encaixem no sonho do cliente são o caminho para o sucesso.
Esteja por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário e use esses conhecimentos como uma mola propulsora para o seu sucesso.
Construir uma boa reputação é fundamental para atrair clientes
“A melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele”. – Conrado Adolpho
A concorrência é gigante, já sabemos disso. Então, como se manter em evidência? Use a internet a seu favor. Quando for criar o seu site imobiliário, coloque as boas práticas de SEO em ação. Assim, você fica em evidência nos mecanismos de busca, como o Google.
Em seu site imobiliário, além de divulgar imóveis, procure criar conteúdos relevantes para seu público-alvo. Para conquistar a confiança dos visitantes, deixe uma seção de comentários de clientes que já fecharam negócios com você.
Outra maneira de ser encontrado facilmente está em marcar presença nas principais redes sociais. Que tal usar a ferramenta de integração social do ville Imob? Nela, você cria um post e publica em todas as redes sociais de uma só vez. Mais prático e rápido, não?
Levantar da cadeira e ir a rua pode ajudar o corretor de imóveis
“Se você quiser entender como leão caça, não vá ao zoológico. Vá para a selva”. – Jim Stengel
Não espere realizar a venda imóveis apenas dentro da imobiliária. Circule, procure pessoas e relacione com seus clientes fora do escritório.
Aliás, o melhor caminho para captar imóveis é justamente passear pelas ruas. Assim, você conversa com síndicos, zeladores e proprietários. Ao construir esse relacionamento com eles, você fica sabendo, em primeira mão, de uma nova oportunidade de negócios. Enfim, esteja presente onde a ação acontece.
Afinal, lembre-se sempre daquele ditado que diz que quem não é visto não é lembrado… Portanto, esteja presente e mostre-se como alguém que está sempre por perto, pronto para solucionar possíveis problemas dos seus clientes e encontrar soluções pertinentes para o dia a dia deles.
O cliente sempre é a prioridade quando pensamos em atendimento e vendas
“Faça um cliente, não uma venda”. – Katherine Barchetti
Ninguém precisa comprar ou alugar uma casa a cada seis meses. Por outro lado, é um erro abandonar um cliente que acabou de fechar negócio com você.
Aqui, o ideal é investir no processo de pós-venda. Assim, fica mais fácil ele indicar os seus serviços para alguém. Ou, daqui a alguns anos, quando precisar, ele procurará você em primeiro lugar. Em resumo, nunca esqueça do cliente, mesmo que ele já tenha fechado a compra de um imóvel.
Portanto, não trate a pessoa apenas como mais um contrato que fechou… Mas sim, veja-o como alguém com sonhos, desejos e vontades, e entregue a ele a solução mais adequada para o caso.
Agora, é com você! Coloque a teoria em prática e boas vendas!