Alguns dias atrás nós falamos neste blog que você deveria se preparar para o próximo ano fazendo um bom planejamento de vendas. Hoje nós vamos continuar trabalhando nesta ideia de planejamento, no entanto nosso foco atual será o marketing. Ou seja, nosso objetivo é entender como você pode fazer um ótimo plano de marketing imobiliário. Para que seus objetivos e metas traçados na hora em que você planejou a venda sejam atingidos.
Qual setor você está inserido?
O primeiro passo para fazer o plano de marketing imobiliário é definir o setor no qual você está inserido. Aí você já deve estar pensando: “obviamente estou no setor imobiliário”. E sim, isso é verdade, mas quando falamos em setor, estamos buscando respostas mais específicas. Por exemplo, seu foco é a venda de imóveis novos de baixo custo? Ou você quer focar em imóveis de luxo? Ou ainda, seu objetivo é trabalhar unicamente com imóveis para aluguel?
Existem alguns casos em que a definição do seu nicho não será possível. Imagine por exemplo corretores em cidades pequenas. Se ele se limitar à imóveis de luxo pode ser que não existam imóveis suficientes para serem vendidos se a cidade possui apenas 10 mil habitantes no total.
Mesmo em cidades grandes, não se especializar em um segmento do mercado imobiliário não é um pecado. Pode ser sim uma ótima ideia, se você mora em São Paulo, por exemplo, se especializar em um único segmento. Ficará mais fácil de fazer seu networking com mais efetividade, e, será mais fácil também definir seu público-alvo. O que tornará, por sua vez, mais fácil planejar e executar campanhas de marketing.
Qual seu público alvo? E sua Persona?
Se você respondeu a pergunta acima, então você já sabe qual é seu público alvo. Por exemplo, se quer trabalhar apenas com imóveis de baixo custo. Então você tem uma ideia que seu público-alvo será composto, em sua maioria, de famílias em formação, que estão em busca de sair do aluguel.
Sua definição de público alvo para o caso acima pode ser algo da seguinte forma:
Homens, mulheres e casais com idades que variam entre 20 e 40 anos, com uma renda média entre R$ 1000 e R$ 5000 mensais.
Muitas pessoas acham difícil lidar com a definição acima. O problema não é entendê-la, a questão é utilizá-la. Por isso criou-se a persona, que é, de certa forma, uma personificação do seu público-alvo.
Um exemplo de persona para o público-alvo acima seria:
João e Maria são casados, tem um filho de 5 anos, e decidiram comprar um imóvel para sair do aluguel. A renda mensal combinada de ambos é R$ 4000 e eles querem um apartamento com, pelo menos 2 quartos, próximo de escolas e serviços básicos.
Dá para perceber como é mais fácil lidar com a segunda informação. Você sabe qual frase terá mais efeito e conquistará o casal. Você sabe quais áreas da cidade você deve focar seu trabalho de captação. Enfim, agora é possível entender melhor como deve ser seu plano de ação, de uma maneira geral.
Lembre-se que personas são pessoas fictícias e é possível que você precise de mais de uma para definir seu público-alvo. Mas evite exageros muitas personas podem tornar sua estratégia de marketing e suas campanhas inconsistentes.
Entenda a sua concorrência e o mercado
Não adianta falar em plano de marketing imobiliário, ou planejamento de maneira geral, sem falar na concorrência. É sempre interessante entender o que a sua concorrência anda fazendo que vem dando certo. No geral, é importante entender o que faz com que as pessoas escolha a sua imobiliária ao invés da imobiliária concorrente. E é indispensável que você também entenda porque a imobiliária concorrente é escolhida também.
Este conhecimento permitirá que você faça seu plano de marketing imobiliário focando nos seus pontos fortes. Além disso, conhecer o ponto forte do seu concorrente irá permitir que você também fortaleça estes aspectos no seu próprio negócio.
Não fazer este tipo de análise de mercado é como sair de casa vendado. Você sabe das escadas e dos degraus a seguir. Mas você ainda vai chutar os mesmos porque não os viu.
Defina suas estratégias e seu modus operandi
O próximo passo é definir sua estratégia e a maneira na qual você irá agir. É agora que você define os canais de comunicação com seus clientes. Também é neste momento que você irá definir quais serão as campanhas de marketing executadas e seus diversos parâmetros, que serão listados abaixo.
- Objetivo: Qual o objetivo de cada campanha de marketing?
- Duração: Qual a duração da campanha? Quando começa? Quando termina? É uma ação recorrente?
- Métodos de avaliação: Como eu posso avaliar a efetividade desta campanha? Quais são os fatores nos quais eu preciso ficar atento? Quais são os indicadores que deverão ser recolhidos e analisados?
- Quem é o principal responsável pela execução da campanha?
Pode ser que você defina outros parâmetros para sua campanha, mas estes fatores listados são os principais.
Leve em consideração os custos financeiros
Se fosse possível, todo mundo iria ter milhares de anúncios no Google Ads, Facebook Ads, sites locais, outdoors e até mesmo a TV certo? Mas isso não é possível e, alguns destes anúncios nem sempre oferecem um ótimo retorno. Logo, ao montar sua estratégia de marketing, sempre se atente aos custos financeiros que cada ação terá.
Não adianta de nada planejar algo incrível que você só percebe que não terá como executar meses depois, no momento de realizar a ação. Sempre que planejar cada ação, faça uma estimativa completa dos custos associados. Leve em conta cada gasto com material, espaço em outros meios de comunicação e até mesmo quantas horas seus funcionários precisarão para executar tal tarefa.
Se você acredita que faltará tempo, lembre-se de softwares de otimização de tarefas para imobiliárias. Podemos citar o ville Imob, por exemplo, com ele você consegue economizar horas semanais com a divulgação de imóveis em diversos portais rapidamente. Isso sem contar no baixo custo do seu website (que já vem pronto e incluso na plataforma).
Executar postagens nas redes sociais que foram definidas no seu plano de marketing imobiliário também será mais fácil, graças às ferramentas de integração inclusas. Se gostou da ideia e quer fazer um teste, sem problemas! Nós oferecemos um teste de 15 dias totalmente gratuito. Boa sorte e bons negócios!