Atualizado em: 07 de Abril de 2021
Anunciar terrenos não é uma das tarefas mais fáceis certo? Tudo que você tem é um lote vago, muitas das vezes o mesmo não está sequer limpo, como algumas fotos deste artigo.
E ainda assim você tem a tarefa de divulgar o mesmo. Neste artigo veremos algumas dicas e técnicas de como fazer anúncios de terrenos e lotes. Assim divulgar e vender o próximo terreno captado não será tão difícil.
1. Visite o terreno
Sempre visite o terreno, pode parecer uma dica relativamente boba. Mas a verdade é que por ser “apenas um terreno” muitas pessoas decidem por não visitar o terreno. E, ao invés disso, fazem todo o anúncio e publicação com base nas informações, fotos e demais dados cedidos pelo proprietário.
Não questionamos a veracidade das informações que o dono repassa, afinal de contas, dados importantes como a metragem estarão certamente disponíveis nos documentos do imóvel.
Mas existe sempre aquele olhar do corretor, importante para saber como escrever a descrição do imóvel. Sem falar na melhor capacidade de captação de imagens, que são tiradas de pontos estratégicos para valorizar o imóvel.
Por fim, nunca se esqueça que você precisa saber exatamente qual o lote a ser vendido. Mesmo que você saiba chegar na região, em grandes loteamentos é comum se perder e não saber exatamente qual é o que você está vendendo.
Uma visita no momento da captação, junto com o proprietário, pode evitar surpresas na hora de levar um potencial comprador para visitar o terreno.
Ainda com relação à marcação do lote, se no dia da visita com o proprietário, para reconhecimento, você não reconhecer nenhuma placa. Então faça a instalação de uma placa, pode ser da sua imobiliária mesmo. A ideia é utilizar esta placa como referência em visitas futuras.
2. Entenda o público-alvo de cada tipo de terreno
Um terreno pode estar em diversos locais da cidade. Pode ser um loteamento em uma área que será um bairro de alto padrão ou até mesmo um condomínio fechado. Pode ser também um bairro com uma expectativa de valorização ao longo dos próximos 15 anos. E pode ser também lotes isolados em bairros já estabelecidos.
Cada um destes terrenos tem um público único. Um lote em uma área pouco desenvolvida, mas com alta expectativa de crescimento e valorização é ideal para investidores e pessoas jovens. Um terreno em um bairro de alto padrão ou condomínio fechado é mais voltado para um comprador com certa estabilidade financeira.
Por fim, um terreno isolado, em um bairro de médio padrão já estabelecido é uma boa opção para novos casais. Especialmente se este casal tem ou pretende ter filhos em breve.
Bairros já estabelecidos tem: escolas, supermercados, postos e saúde ou farmácias, entre outros elementos essenciais para a segurança e comodidade da família.
Saber quem é o público-alvo de cada terreno facilitará muito na hora de escrever a descrição do mesmo. Além disso, isso também facilita caso você deseje fazer um anúncio pago via Google ou Facebook Ads.
3. Conheça os dados técnicos do local
Saber a área e o local é o básico. Isso nem se discute e deve estar, obviamente, no anúncio do imóvel. Mas existem alguns detalhes técnicos que você precisa saber para fazer anúncios de terrenos. Um detalhe importantíssimo é, por exemplo, a inclinação.
Veja bem, construir em um terreno muito íngreme é muito mais caro que construir em um terreno plano. Terrenos íngremes exigem a remoção de material, que significa gastos adicionais com máquinas.
Além disso é necessário a construção de muros de arrimo, que é mais caro que a construção de um muro cujo propósito é apenas delimitar a residência.
Logo é natural que alguns clientes questionem qual a inclinação do terreno. E eles esperam que você saiba responder isto. Pelo menos de maneira aproximada, caso você não tenha dados topográficos do local.
Incidência solar pode também ser relevante para alguns clientes. Tente conseguir este tipo de informação, mesmo que de maneira extra oficial. Por exemplo, uma área com vários prédios ao redor terá uma baixa incidência solar. Agora se o local é em uma região mais alta e com poucos prédios. Então a incidência será mais alta.
E é claro, sempre se informe de outros dados básicos da infraestrutura local. Isso inclui informações como rede de abastecimento de água. Sistema de coleta de lixo e esgoto e iluminação pública. Além disso existe a pavimentação da região. Se alguns destes itens não está disponível, tente se informar se existe alguma previsão para a instalação dos mesmos.
4. Sobre a captura de fotos dos terrenos
Antes de ir capturar as fotos peça que o proprietário faça a capina e a limpeza do local. Não adianta tirar fotos de um terreno que possui uma vegetação tão alta que torna simplesmente impossível a captura do mesmo e dos pontos de referência ao redor.
Mas não exija e nem aconselhe a remoção de árvores frutíferas. Estas podem ser um ponto positivo na hora da venda.
Peça que o proprietário instale estacas ou pontos de referência que ajudem a delimitar o terreno na hora das fotos. E lembre-se de buscar algo que pode ser valorizado na hora de capturar as fotos. Pode ser a vista, ou a proximidade com algum ponto de interesse (parque, praias, shoppings, entre outros).
E considere a possibilidade de captação de imagens aéreas. Estas são ótimas para dar uma ideia não só do lote (que pode ter sua área demarcada virtualmente). Como também da região ao redor do mesmo. Para fazer este tipo de captação você precisará de um drone, mas como estes equipamentos estão cada vez mais populares, pode ser que você não precise investir muito neste tipo de serviço.
E não se esqueça do básico: você precisará divulgar todas estas fotos e informações. Afinal de contas não adianta saber como fazer anúncios de terrenos e não divulgar os mesmos nos canais adequados. Utilize, portanto, seu website, redes sociais e portais imobiliários para divulgação. Estes são os canais mais importantes e relevantes.
Conte com o auxílio de plataformas imobiliárias, como o ville Imob, para facilitar o processo de divulgação. Ferramentas de integração podem tornar a publicação significativamente mais rápida, reduzindo o número de cliques necessários para publicar os anúncios de terrenos e outros imóveis.
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