Entender como escolher um portal imobiliário pode fazer toda a diferença para quem está planejando cadastrar imóveis e alavancar as vendas da empresa. No entanto, entender como escolher nem sempre é tarefa fácil.
Afinal, uma série de questões, quesitos e critérios precisam ser levados em consideração. Acompanhe o texto para entender tudo sobre o assunto.
Como escolher um portal imobiliário
O primeiro passo para entender como escolher um portal imobiliário é, acima de tudo, entender as suas necessidades. Ou seja, as necessidades da sua imobiliária. O processo precisa ser iniciado exatamente desta maneira. Afinal, o que você precisa é de resultados. E eles só vão aparecer caso o processo seja construído da forma correta!
Sabemos que o processo de identificação e autoconhecimento neste sentido pode não ser tão simples. E por isso, vamos te ajudar a guiar e traçar um plano de entendimento. Veja a baixo as nossas dicas para que você consiga elaborar critérios racionais e direcionais para a escolha certa. Acompanhe.
O primeiro passo é entender sua empresa e seu produto
Conforme mencionamos anteriormente, para entender como escolher um portal imobiliário, você precisará, acima de tudo, entender a sua empresa e o seu produto. Cada portal será destinado a um público diferente. E isto fará toda diferença no fim das contas, pois o seu imóvel pode ser perfeito para determinado nicho. E para outro, completamente dispensável.
Assim sendo, o primeiro passo é fazer um exercício prático de reflexão e colheita de dados para entender qual o seu nicho de atuação. Quem é seu público-alvo? Quem é a persona ideal da sua imobiliária? O que diz o seu plano de negócios? Estas e outras perguntas devem ser respondidas, sempre focando e mirando um único objetivo: identificação pessoal.
A partir do momento que você conseguir estabelecer e, acima de tudo, identificar quem é a sua imobiliária no mercado e quais são os seus produtos, você conseguirá ter muito mais critérios para a escolha do portal ideal. É a partir deste momento que você começa a separar o “joio do trigo” e as coisas começam a, de fato, acontecer.
Esta parece uma situação simplória. Mas não é. Acredite, muita gente no mercado imobiliário ainda não faz esta autoanálise para entender onde estão pisando. Há quem acredite que quanto mais pessoas um anúncio ou campanha atingir, melhor. Mas isto não é verdade e muito menos útil.
Não importa se atingirmos dez pessoas ou dez milhões de pessoas. O importante é atingir as pessoas certas e converter! Se destas dez pessoas atingidas com anúncios em portais, três fecharem negócio, será um resultado muito positivo do que se por exemplo, atingíssemos dez milhões de pessoas e as mesmas três fechassem negócio. A porcentagem de conversão seria muito menor!
Faça uma pesquisa pelos melhores portais de acordo com seu nicho
Agora que você já entendeu o primeiro passo de como escolher um portal imobiliário, está na hora de agir. O que vimos anteriormente foi a necessidade de entender quem é você no mercado e quem é a sua imobiliária. A partir destas informações, podemos constatar para quem devemos anunciar, falar ou conversar.
O público-alvo é muito importante e precisa estar plenamente definido para que, desta forma, consigamos explorar o nicho ao máximo. Por exemplo, um imóvel de luxo pode não ser de interesse de um estudante que está buscando moradia. Da mesma forma que um apartamento com um quarto não é o imóvel ideal para uma família com três filhos.
Ou seja, é importante segmentar e nichar! A partir disso, você poderá começar a escolher o portal de uma forma racional e embasada. Faça pesquisas e compare cada portal para que você consiga achar o (ou os) melhores de acordo com os dados que você apurou e catalogou.
Há portais especializados em aluguel por temporada. Assim como há portais especializados em imóveis de luxo. Se for o seu caso, pode ainda optar por portais especializados em apartamentos padrões para aluguel. Tudo isso está disponível e basta você organizar e direcionar as ações da forma certa.
Testar é a melhor ferramenta para medir o que pode ou não dar certo
Depois que você já entendeu quem é o seu público-alvo e quais os melhores portais para fazer seus anúncios, é hora de começar a cercar ainda mais os resultados. Ações de marketing digital para imobiliária ou mesmo para qualquer outro segmento, são altamente dependentes de testes. Ou seja, não há receita. Cada público é único, cada segmento é individual e assim devemos lidar e entender o mercado.
E na escolha do melhor portal, não é diferente. Você precisará testar as opções que você julgou relevantes para dar continuidade ao projeto. Ou seja, cadastre os imóveis específicos nos portais selecionados e comece a fazer uma curadoria e acompanhamento muito próximo da realidade e do que está acontecendo a cada dia.
Entender o comportamento do público em cada rede ou portal é de suma importância. Afinal, somente assim você poderá escrever seus anúncios ainda mais assertivos e de acordo com cada site. Entretanto, comece fazendo de uma forma padrão. Escolha um imóvel para anunciar, faça um texto e uma descrição padrão, tenha boas fotos imobiliárias e coloque no ar.
Assim que estiver no ar em diversos portais, acompanhe seu anúncio para que você consiga ver o que está de fato acontecendo. Pode ser que em algum portal você precise ajustar o título, em outro talvez você precise ajeitar a foto e em outro talvez você delete pois os resultados não estão aparecendo.
E assim sucessivamente. Tudo precisa ser testado e acompanhado para que, no longo prazo, as melhores ações se sobressaiam!
Escreva anúncios que tenham apelo de venda profissional
É claro que entender como escolher um portal imobiliário passa muito por estabelecer os critérios entendidos até aqui. Entretanto, é sempre importante compreender que tudo é uma questão de processo e construção. Ou seja, nenhuma ação isolada terá resultado. Tudo precisa ser devidamente projetado de forma conjunta.
E é exatamente neste quesito que a escrita dos anúncios imobiliários precisa estar adequada e de acordo com o ambiente e com o produto. Ou seja, precisa ser profissional. De nada adianta você ter cem por cento definido quem é seu público, estar no melhor portal imobiliário e com os melhores imóveis, se na hora de escrever o anúncio, erros gramaticais e orográficos são visíveis.
Profissionalismo é preciso. E você pode contar com ajuda profissional para desenvolver anúncios mais persuasivos, dinâmicos e que convertam clientes ou leads para sua imobiliária. Lembre-se que aquilo que não é perceptível para você, para o potencial cliente pode ser muito aparante. Ou seja, entender o comportamento do consumidor e do mercado fará com que você consiga sair na frente da concorrência.
Não faça spam nos portais imobiliários
Esta dica vai de encontro com o que já mencionamos anteriormente. Quantidade não é qualidade. Da mesma forma que não vale a pena você anunciar para dez milhões de pessoas sendo que nenhuma tem interesse, também não é válido fazer spam nos portais. Entenda que não é porque seu imóvel está cadastrado mais vezes que o da concorrência, que ele vai aparecer mais.
Não é assim que funciona. A mecânica deve ser compreendida para que você tenha relevância e não seja banido das plataformas. Escrever um anúncio profissional, direcionado, com ótima gramática e ortografia é o ponto mais importante a ser considerado. Pois com as palavras certas, as fotos corretas e no portal ideal, certamente o seu anúncio fará sucesso.
O que importa é o trabalho em conjunto. Ou seja, não é somente um item ou outro que fará um anúncio dar certo ou dar errado. É o trabalho de forma geral, com foco e objetivo bem definidos e determinados. O restante, é consequência.
Observe a sua concorrência de perto e veja o que estão fazendo
Em qualquer ramo ou qualquer área, observar a concorrência é importante. E no mercado imobiliário, isto não é diferente. É de suma importância que você esteja atento ao que eles estão fazendo para que você consiga fazer sempre melhor. Esta é a forma mais sadia de construir valor e projetar o futuro.
Quem ganha com estas ações sempre será o cliente que receberá um produto muito melhor ao final do processo. Assim sendo, é importante entender também que o seu trabalho deve estar em dia e feito da forma correta. Pois esta é a única forma de atingir o sucesso, uma vez que simplesmente replicar o que a concorrência faz não trará resultado nenhum.
Há uma grande diferença entre analisar a concorrência, monitorá-los e estabelecer critérios para acompanhar e fazer melhor, com relação a somente observar por observar, de graça e sem objetivos. Não há como ter resultados sem ações. Por isso, acompanhe-os de uma forma equilibrada, mas sempre fazendo a sua parte.
Há um erro muito comum sendo cometido todos os dias por executivos e administradores tanto de imobiliárias, quanto de empresas de outras áreas. Que é basicamente fazer o que a concorrência faz.
O famoso critério de seguir o líder, conhecido em planos de negócios profissionais. Esta estratégia é até válida quando há um líder notável no mercado. Mas ela não pode ser confundida, pois é muito fácil perdermos o fio da meada e nos perderemos dentro do próprio planejamento.
Caso isto aconteça, é muito comum ver imobiliárias sem nenhum tipo de apelo, sem foco, sem imagem e sem uma marca que transmita valores profissionais para o público. Portanto, muito cuidado neste quesito. Entender como escolher um portal imobiliário é assunto sério e precisa ser tratado como tal!
Não descarte o posicionamento orgânico
Talvez você já tenha ouvido falar de SEO para imobiliárias, não é mesmo? Esta é uma das formas mais básicas (porém, complexas) de construir uma audiência com base no interesse das pessoas. A partir da aplicação destas técnicas, você começará a ranquear nos buscadores de internet, como o Google.
E quando isto começa acontecer, sua empresa sobe de patamar na web. Pois agora, ela começa a ter cada vez mais relevância para o Google indicá-la a quem estiver interessado no assunto.
E o mesmo é válido para seus anúncios em portais imobiliários. Quando um anúncio for bem escrito e desenvolvido, com informações técnicas e de fácil entendimento, há grandes chances de você começar a aparecer inclusive no Google, além de aparecer no próprio portal imobiliário.
Por isso é importante entender que o trabalho precisa ser desenvolvido como um todo, visando o longo prazo e visando sempre todas as oportunidades e possibilidades que a internet nos proporciona. Nunca descarte um bom trabalho de SEO para que você tenha relevância nos buscadores.
Além dos próprios anúncios, recomendamos que você atribua outros valores a sua imobiliária para posicionamento digital e engajamento via SEO. Por exemplo, ter um blog imobiliário ou um site em que seja possível publicar e compartilhar conteúdos relacionados ao mercado, pode ser uma ótima ideia.
Assim as suas chances de ser recomendado pelo Google aumentam ainda mais e, consequentemente, seus potenciais clientes notarão a seriedade e profissionalismo do seu trabalho. Por isso, sempre considere esta opção na hora de entender como escolher um portal imobiliário.
Otimize e integre os portais a sua imobiliária
Além de todas as dicas que compartilhamos acima para que você anuncie nos melhores portais imobiliários, é de fundamental importância que você otimize este processo para que, com o tempo, tudo comece a acontecer de forma mais natural. Afinal, é importante sempre atentar-se ao poder do longo prazo. E manter uma constância muitas vezes é difícil. Por isso, contar com um sistema que possa fazer estas publicações de forma automatizada é uma ótima ideia.
A Ville Imob disponibiliza para a sua imobiliária um sistema completo para otimização e integração de portais imobiliários. Tudo através de um painel, você poderá facilmente elevar o nível de profissionalismo da sua empresa. Sabemos o quão difícil é encontrar tempo para todas as tarefas corporativas e, quanto mais pudermos otimizar tarefas, melhor, não é mesmo?
Lembre-se que portais imobiliários podem fazer toda diferença no seu negócio. Desde que utilizados da forma certa e com a frequência certa. Boa sorte!