Se você perguntar para dez corretores de imóveis qual é o maior desejo deles, certamente onze vão responder que é aumentar o número de vendas de imóveis. E faz todo sentido. Afinal de contas, os ganhos desses profissionais estão diretamente ligados às suas vendas.
Mas a verdade é que muitos não sabem nem por onde começar na hora de atender um interessado. Aqui, se o corretor de imóveis não atender as expectativas da pessoa interessada logo de cara, ela vai procurar um outro profissional. Aí, não adianta mais ficar ligando e entupindo a caixa de e-mail do interessado.
Como aumentar as vendas de imóveis convertendo interessados em clientes? Se você quer aumentar suas vendas é só colocar o passo a passo abaixo em prática:
Por que se perde um cliente?
Antes de descobrir estratégias para converter interessados em clientes, é preciso entender os motivos que levam um cliente a desistir de fechar negócio com determinadas empresas ou profissionais. Fazer isso ameniza seus erros.
Uma pesquisa elaborada pelo SENAC aponta para diversas justificativas, como falecimento, mudança de endereço e até amizade comercial. No entanto, a grande maioria (79%) troca de empresa ou de profissional por conta do mau serviço prestado, indiferença no atendimento e reclamações não atendidas.
Em outras palavras, se você atender o interessado de qualquer jeito, fazer uma visita no imóvel às pressas e ficar torcendo para que ele feche o negócio, você só vai ter perdido tempo e dinheiro. Isso porque ele vai procurar um outro profissional mais atencioso.
Sabendo qual é o seu erro, você consegue tomar as melhores decisões para não perder interessados. A partir daí, o próximo passo é conseguir convertê-los em clientes fiéis.
Desvende o perfil do seu cliente
Negociar um imóvel é muito diferente do que vender hot dog na porta de universidade. Parece óbvio, mas muitos corretores não entendem.
O que queremos dizer com isso é que, enquanto um vendedor de hot dog pode atender todos clientes da mesma maneira, o atendimento do corretor varia de acordo com as necessidades e perfis de cada interessado no imóvel.
Isso inclui a postura na hora de falar (sim, há clientes criteriosos que avaliam desde a roupa até o modo de falar do corretor), o conhecimento do corretor sobre a região e o imóvel e o atendimento personalizado. Utilize um Software CRM para imobiliária para cadastrar os dados do interessado e o perfil do imóvel que ele tem interesse, assim como registrar os atendimentos, assim conseguirá fazer algo personalizado e ter o controle.
Conquiste clientes sem correr atrás deles
No mercado imobiliário, não é exagero dizer que relacionamento e confiança são as chaves do sucesso. Isso porque o interessado só vai concretizar o negócio se ele confiar no profissional que está intermediando. Afinal de contas, uma transação imobiliária envolve muito dinheiro.
Resumindo, passar confiança para a pessoa é a etapa decisiva para ela deixar de ser interessada no imóvel e se tornar uma cliente de fato.
Cuide de seu Pós-venda
Aqui, entra, também, a importância do pós-venda. Se você se mostrar preocupado com o cliente mesmo após concretizar a venda, isto é, enviar um e-mail perguntando se ele está gostando do novo imóvel, certamente ele vai ficar satisfeito com o seu atendimento durante todo o processo (inclusive, depois da venda) e te indicará para amigos e vizinhos.
Nada melhor do que ser indicado por um cliente. Isso só prova que o seu trabalho foi feito com excelência.
Atendimento rápido e eficaz
Mais uma vez, com em qualquer outro segmento, ter um atendimento proativo e rápido vai fazer toda a diferença, se seu cliente tem pressa em alugar ou comprar um imóvel, essa é a hora de um feedback mais rápido que a concorrência, isso passará para o cliente o dinamismo que ele precisa. Ter ferramentas como chat corretor online ajuda muito na proatividade.
Interação personalizada pelas Redes Sociais
Atualmente não se pode ficar fora das Redes Sociais, empresas, profissionais, celebridades sempre estão presentes. Quem não explora essas mídias está perdendo clientes, pois as pessoas estão em massa nesses canais. O corretor pode utilizar softwares especializados em melhorar o marketing da imobiliária, onde os mesmos exportam seus imóveis para as redes sociais, através de integrações. Então, integração com rede social para corretores é uma solução indispensável, apesar que ainda não é todo corretor que faz isso delas.
Aproveite nossas super dicas e torne-se um corretor de imóveis especialista em converter clientes interessados em clientes efetivos. Boa sorte e Sucesso.