Antes de mais nada vamos saber o que são os ibuyers no mercado imobiliário: são empresas digitais que avaliam e compram propriedades que serão renovadas e colocadas de volta no mercado, utilizando para isso a big data (refere-se a um grande conjunto de dados gerados e armazenados), onde através de tecnologia e inteligência artificial é possível produzir avaliações mais precisas.
Esse modelo é conhecido como iBuyer, e este termo vem da junção das palavras (instant + buyer), que significa comprador instantâneo.
E como fica o Mercado Imobiliário ?
No mercado imobiliário Americano esse modelo de empresas chegou para ficar: Opendoor, Offerpad, Knock e Zillow Instant Offers são os principais condutores à frente dessa mudança. O momento é único no mercado imobiliário, pois essas empresas tem como objetivos também desburocratizar o processo de compra e venda de um imóvel.
De acordo com publicação na revista Exame: “Os iBuyers farão com o setor imobiliário o mesmo que os apps de transporte fizeram com o setor dos transportes e os apps de hospedagem fizeram com o setor hoteleiro.
Preste muita atenção nisso, porque vai mudar a maneira com que o mercado imobiliário realizará seus negócios.”
O fato é que este modelo está causando uma grande disruptura no mercado imobiliário e que muita coisa pode acontecer, gerando novos processos e criando uma liquidez mais rápida para os proprietários.
E como ficam as imobiliárias e Corretores ?
Aqui no Brasil, quem começa a implantar esse novo modelo é o Grupo ZAP. No site deles que aborda sobre o assunto, diferentemente das empresas americanas, eles vão manter o intermediário, ou seja, a figura do corretor não vai desaparecer.
Veja o texto extraído do site grupo ZAP: “Nesta iniciativa, atuamos em parceria com corretores e imobiliárias para oferecer ao mercado uma nova forma de transação, que vai gerar mais contratos fechados e mais velocidade nas negociações”. Resta saber o quão forte e como será a profundidade que se dará esta parceria.
Segundo informações da empresa, a escolha dos imóveis adquiridos será feita a partir de indicações de corretores e imobiliárias. O Grupo Zap, então, fará uma análise de dados para selecionar aqueles que receberão propostas. O tempo médio de venda de um imóvel é de 468 dias, segundo o Grupo ZAP.
Ao fazer ofertas em dinheiro e à vista pelas propriedades, o Grupo ZAP pretende simplificar e otimizar esse processo, diminuindo drasticamente sua duração.
Mais satisfação, menos burocracia!
A revista Exame, em reportagem sobre o tema, evidencia: “É um momento ímpar no mercado imobiliário, pois há uma força intensa em reduzir o desgaste no processo, criando liquidez mais rápida para os proprietários”
De acordo com Lucas Vargas, CEO do grupo ZAP: “É fácil associar a inovação à transformação, mas queremos ir além disso. Sabemos que comprar e vender imóveis no Brasil é um processo repleto de dor e complexidade, e temos o objetivo de mudar completamente isso por meio da simplificação.”
Como o Grupo ZAP irá começar com esse novo modelo de negócio ?
Neste primeiro momento de testes, compraremos apenas imóveis residenciais usados e em parceria com algumas imobiliárias. No futuro, passaremos a avaliar a expansão para captação com todo o mercado”, complementa Vargas. Já foram disponibilizados um montante de 100 milhões de reais para o grupo ZAP começar a comprar esses imóveis (oportunidades).
Depois de adquiridos e reformados pelo Grupo ZAP, os imóveis serão revendidos por imobiliárias e corretores terceiros. “Não somos uma imobiliária. Vamos trazer liquidez para o mercado imobiliário, maximizando o giro de imóveis. Para o consumidor, ele encontrará um imóvel reformado e com garantias de uma empresa reconhecida”, finaliza Vargas.
Como vimos, aqui em terras canarinhas, ao contrário de algumas empresas americanas, por exemplo, o grupo terá como modelo parcerias com o corretor e imobiliária.
E como serão os próximos capítulos ?
Como dizia o filósofo Heráclito: “Não se entra duas vezes no mesmo rio”, o cenário é de grande mudança e tudo de forma muito rápida. O que caracteriza a quarta revolução industrial é justamente isso, mudanças rápidas e profundas nos mercados.
A questão é: Será que o grupo ZAP vai conseguir agradar a gregos e troianos, ou seja, conseguir o sucesso das empresas americanas (agradando proprietários e compradores) e mantendo ainda o corretor como participante (agradando vendedores) ?
Esperamos que sim, que todos possam sair ganhando. É aguardar para ver as cenas dos próximos capítulos.
Mais um motivo para o corretor estar sempre se atualizando e se qualificando, para continuar sendo uma figura chave e indispensável para uma boa negociação de imóveis. Entender bem sobre questões do mercado, marketing e vendas. Aproveite para assistir nosso vídeo sobre o poder do marketing digital para o corretor de imóveis.
Aposte em Apps e Softwares competitivos
É claro que ao pensar em grandes mudanças não se pode esquecer de estar sempre competitivo e usar os melhores aplicativos e softwares.
Portanto, estamos aqui para apresentar uma solução para você: aposte em softwares especializados no assunto. E assim, impacte os seus clientes de uma forma realmente concisa e bem estruturada.
Estamos falando aqui do Mix de Ferramentas ville Imob, que é um combo com 7 soluções imobiliárias integradas (inclusive com integração com o Viva Real e ZAP Imóveis).
Voltando aos iBuyers do mercado imobiliário, e você, o que acha sobre esse novo modelo do Grupo ZAP, passando a atuar neste novo formato de mercado ? Deixe seus comentários abaixo, sua interação é muito importante.
por: Ramon Carvalho
Cofundador das plataformas ville Imob e ville Target.