Você conhece todos os canais de marketing digital imobiliário? A verdade é que eles são inúmeros e nem sempre é tão fácil ter o domínio de todos, uma vez que cada um deles requer uma atenção especial e, claro, um trabalho particular de otimização e gerenciamento.
Para ter sucesso em todos os canais é preciso, antes de mais nada, fazer um trabalho individual para cada um deles. No entanto, isto não significa dizer que você precisa necessariamente atuar em todas as frentes.
E é sobre isso que vamos falar no texto de hoje: a importância de cada um dos canais e como eles podem ser úteis dentro de uma estratégia de marketing digital vencedora, com foco e objetivos claros para o médio e longo prazo.
Portanto, continue sua leitura e entenda tudo sobre o tema para que, desta forma, possa levar sua imobiliária ao sucesso. Vamos lá?
Canais de marketing digital imobiliário – Entenda quais são os principais e veja como usar cada um deles com alta performance
Assim como no mundo offline, no mundo online também existem diversos tipos de canais para atração e engajamento de públicos, sejam eles grandes, médios ou pequenos. E isto é motivo mais do que suficiente para que você considere um estudo mais profundo e uma estratégia mais completa de marketing digital para focar no que realmente importa.
Muitas pessoas acreditam que é fundamental estar em todos os canais para que o máximo de pessoas encontre ou entre em contato com a imobiliária. Isto parece bom do ponto de vista quantitativo.
Mas do ponto de vista qualitativo pode ser muito ruim, uma vez que o foco não estará em lugar nenhum e você estará trabalhando majoritariamente de maneira aleatória – o que é péssimo.
Focar em um, dois ou três canais é o que poderá fazer a real diferença para os resultados da sua imobiliária. Mas, quais canais são estes? E quais seriam os melhores? É o que vamos entender a partir de agora. Vejamos o que o próprio Google diz sobre a questão dos canais. Entenda!
A diversificação do Google Analytics para canais de marketing digital imobiliário – Orgânico, direto, mídia paga, social, referências, e-mail
Abaixo você confere onde se pode configurar o seu código do google Analytics se você é cliente ville Imob. Assim como poderá também configurar seu código de remarketing do facebook/Instagram e google, algo também muito importante para sua estratégia de marketing digital em campanhas pagas.
É essencial que sua plataforma Imobiliária lhe proporcione esse recurso, assim poderá trabalhar seu marketing digital de forma mais ampla. E se você ainda não conhece a plataforma ville Imob, poderá saber mais aqui.
Quando pensamos em marketing digital para imobiliárias, automaticamente associamos isto ao Google. Afinal, o Google é responsável pela maior parte das buscas pela web global, com mais de 3.5 bilhões de buscas todos os dias.
Seja através de dispositivos móveis ou através de computadores, o Google é uma rede de oportunidades para quem quer aumentar o faturamento através do digital.
Partindo deste princípio, é fundamental entender como as pessoas pesquisam, o que elas pesquisam, o que buscam, o que realmente querem e como querem.
Estes são dados que você poderá encontrar em uma boa pesquisa do comportamento do consumidor no mercado imobiliário e que, de alguma forma, poderá aplicar em sua estratégia de marketing digital. Afinal, uma pesquisa é também um comportamento.
A partir daí que podemos inserir a questão dos canais de marketing digital imobiliário que, para o Google Analytics, são definidos em 6 formatos diferentes: orgânico, direto, pago, social, referências e e-mails.
Estes são os principais canais digitais que você poderá posicionar sua imobiliária e buscar um melhor desempenho no médio e longo prazo.
Veja um resumo de cada um:
- Tráfego orgânico – Ideal para ter um grande alcance no longo prazo de forma mais eficiente;
- Acessos diretos – Acontece quando seu site imobiliário já possui alguma relevância (poder de branding);
- Tráfego através de mídia paga – Facebook Ads, Google Ads e demais ferramentas de publicidade online;
- Tráfego vindo das redes sociais – Seja da sua imobiliária ou de links espalhados pelas plataformas;
- As referências (referral) são aqueles links em outros sites da web, que apontam para o seu site imobiliário;
- Acessos por e-mail são as pessoas que chegam no site a partir de alguma automação ou campanha de e-mail marketing imobiliário;
Para que você possa estruturar uma ótima campanha ou estratégia de marketing para cada um destes canais, acompanhe o estudo aprofundado abaixo sobre cada um dos tipos de canal.
Tráfego orgânico – Ideal para ter um grande alcance no longo prazo de forma mais eficiente
O tráfego orgânico é uma das formas mais eficientes de atrair um público específico para o seu site imobiliário. Este é um dos canais de marketing digital imobiliário que mais faz sentido para estratégias que buscam resultados na perenidade. Ou seja, que buscam resultados lá na frente, no médio e longo prazo.
Por que? Porque o tráfego orgânico é uma espécie de plantação que você planta hoje para colher amanhã ou depois de amanhã, uma vez que o Google vai posicionar o seu site de maneira orgânica (grátis) nas primeiras páginas. Isto parece satisfatório para você?
Bem, acredite: trabalhar o tráfego orgânico é fundamental para que cada vez mais a sua imobiliária tenha relevância na internet.
O poder do tráfego orgânico é aparecer no momento certo para as pessoas certas. Ou seja, quando alguém busca por algum termo no Google, seria ótimo que o seu site imobiliário aparecesse por lá logo nas primeiras posições, com a resposta para a pesquisa daquela pessoa, não é mesmo? Isto não só é possível, como é extremamente rentável.
A partir deste canal, você poderá começar a capturar leads imobiliários e transformar eles em clientes no médio e longo prazo. Veja aqui como colocar seu site na primeira página do Google.
Acessos diretos – Acontece quando seu site imobiliário já possui alguma relevância (poder de branding)
Ao contrário do canal de tráfego orgânico, o tráfego direto é aquele em que o usuário entra de maneira direta no seu site imobiliário. Ou seja, ele não passa por algum mecanismo de buscas para chegar a página que ele deseja, pois ele sabe o caminho de cor. E isto revela um comportamento muito interessante das pessoas que acessam o site desta maneira. Entenda abaixo.
Quando alguém acessa um site de maneira direta, significa que esta pessoa já conhece a marca em si. Ou seja, quando alguém entra no site da sua imobiliária de maneira direta, esta pessoa já conhece a sua marca ou já teve algum contato com ela. O que revela um comportamento mais próximo e de um público um pouco mais “formado” para uma eventual compra no futuro.
Quando o site não possui um endereço vastamente divulgado, as chances de ele receber um tráfego direto são muito pequenas. Você até verá uma porcentagem pequena no Google Analytics, mas pode ser acessos vindos de funcionários ou pessoas que trabalham diretamente com sua imobiliária.
Para que o tráfego direto seja somente de potenciais clientes é muito importante que você faça um grande trabalho de marca em outros canais, como televisão, outdoor, rádio, redes sociais, cartões de visita, flyers, divulgando o endereço do site em si.
Tráfego através de mídia paga – Facebook Ads, Google Ads e demais ferramentas de publicidade online
A publicidade online para imobiliárias é uma das maneiras mais inteligentes, rápidas e diretas de trazer um tráfego qualificado para uma página de vendas ou de captura de prospectos. Afinal, comprando um tráfego específico e segmentado, você terá a certeza de que somente as pessoas mais indicadas para o negócio, de fato, chegarão até a sua imobiliária.
Este é um dos canais de marketing para imobiliárias que mais faz sentido para qualquer estratégia que vise o sucesso em conversões. Afinal, é muito mais importante que o funil de vendas receba um público qualificado, do que um público voltado para a quantidade.
É melhor ter cem pessoas no funil e fazer uma venda, do que ter mil pessoas no funil e fazer a mesma única venda. Quanto maior a conversão, maior a efetividade da campanha.
Mas, o que é tráfego vindo de publicidade online? São todas as pessoas que chegarão ao site imobiliário através de campanhas no Facebook Ads, Google Ads e diversas outras ferramentas que permitem a compra de tráfego.
Algumas pessoas confundem a eficiência do tráfego pago com o tráfego orgânico, quando na verdade ambos não podem ser comparados. É bem verdade que o tráfego pago será praticamente instantâneo. Mas o tráfego orgânico tem sua importância no quesito autoridade e presença online.
Afinal, quando uma URL consegue um bom ranking no Google, ela receberá tráfego qualificado sempre. Enquanto que o tráfego pago somente será efetivo quando as campanhas estiverem rodando e, claro, consumindo verba.
Por isso, é muito importante ponderar e analisar cada um dos canais de forma individual e isolada. Cada um terá uma eficiência diferente. Lembre-se caso for fazer campanhas no facebook, instagram ou google e é cliente ville Imob, poderá configurar o remarketing no seu painel admin, de acordo com imagem ilustrada acima.
Tráfego vindo das redes sociais – Seja da sua imobiliária ou de links espalhados pelas plataformas
Outro canal muito importante e interessante para considerar em uma estratégia de marketing digital para imobiliárias, é canal social. Ou seja, são os acessos que vem das páginas de redes sociais da sua imobiliária ou de alguma página que eventualmente compartilhou um link da sua empresa.
Este tipo de tráfego também é muito importante, pois ele revela que a sua imobiliária está tendo uma boa presença em canais sociais. Ou seja, há um engajamento interessante onde as pessoas estão. Porém, vale lembrar que este tipo de tráfego é totalmente diferente do tráfego que vem do Google, seja orgânico ou pago. Entenda o motivo agora.
O tráfego das redes sociais é um tráfego um pouco mais desconectado com a página que visita. Ou seja, uma pessoa que está na rede social descendo o feed, não vai querer fazer outra coisa naquele exato momento. Ou, pelo menos, ela terá uma resistência um pouco maior a fazer outra coisa, pois o objetivo principal era apenas descer o feed.
A principal diferença deste público para o público que vem do Google, é que o público que vem do buscador está, de fato, procurando pelo assunto. E há uma conexão muito maior com a sua imobiliária para eventuais conversões de leads.
Enquanto que na rede social, você precisará estruturar campanhas de conteúdo que engajem no médio e longo prazo e, com esta autoridade, conseguir trazer pessoas para o seu site imobiliário.
As referências (referral) são aqueles links em outros sites da web, que apontam para o seu site imobiliário
Você já ouviu falar do tráfego de referência? Ou melhor, o tráfego referral, como está no Google Analytics? Este é um tipo de tráfego extremamente importante para qualquer site na internet, uma vez que as referências mostram uma autoridade muito grande para o Google.
E esta autoridade, claro, fará com que seu site tenha um desempenho ainda melhor nas posições de ranking.
O tráfego de referência é aquele que chega no site da sua imobiliária pois clicou em um link em outro site na internet. Ou seja, um outro site apontou um link para o site da sua imobiliária.
E isto é incrível do ponto de vista de criação de relevância na web, pois o buscador entende que o seu site é tão relevante, que até outros sites estão apontando para ele.
Portanto, recomendamos que você trabalhe este canal de uma maneira muito peculiar, de forma a encontrar bons parceiros (outros sites e blogs) que topem escrever temas com links para o seu site. Esta é uma maneira de conseguir espalhar URLs do seu site e, com isso, levar o site da sua imobiliária para o topo do Google.
Acessos por e-mail são as pessoas que chegam no site a partir de alguma automação ou campanha de e-mail marketing imobiliário
E por fim, temos ainda o tráfego que chega no seu site através dos e-mails. O Google considera este tipo de canal, pois ele é um dos melhores canais para se trabalhar com campanhas de marketing digital. O e-mail ainda é uma porta de comunicação muito importante para quem quer se comunicar com os leads de uma maneira relevante, rápida, focada e pessoal.
Aqui no blog da Ville Imob, você vai encontrar alguns artigos sobre como estruturar uma boa campanha de e-mail marketing.
Por isso, recomendamos que você foque nesta estratégia para conseguir manter um relacionamento estreito com aquelas pessoas que eventualmente se tornarão clientes (ou até já são) da sua imobiliária.
Existem ferramentas no mercado específicas para envio de email em massa (não spam, claro), sendo elas o: LeadLovers e RD Station como exemplo. Geralmente, plataformas imobiliaŕias não vão lhe fornecer essa opção.
Produza e-mails que entreguem valor e que despertem o interesse e o desejo das pessoas. Assim, você terá um público qualificado no seu site através de um canal importantíssimo e valioso.
Quer mais informações sobre como diferenciar seu marketing imobiliário e aumentar suas vendas e locações ? Baixo o ebook a seguir e fique por dentro! E se você estiver precisando de uma plataforma completa com várias ferramentas de marketing para corretores e imobiliárias, acesse o site ville Imob.