Você já ouviu falar no BI – business intelligence para o mercado imobiliário? Se nunca ouviu falar, não se preocupe.
No artigo de hoje, a Ville Imob vai te levar para conhecer esta excelente alternativa para gerenciar uma imobiliária de maneira ainda mais profissional e focada em resultados. Então, continue lendo o artigo e vamos juntos entender tudo sobre este sistema que pode mudar completamente a forma como você enxerga os processos internos do seu negócio.
Vamos lá?
Business Intelligence para o mercado imobiliário – O que é?
O business intelligence para o mercado imobiliário nada mais é do que uma forma de gerenciamento inteligente dos processos internos da sua empresa. Bem no sentido literal da tradução, você deixará o seu negócio mais inteligente.
Você poderá usar o business intelligence para o mercado imobiliário de várias formas. Inclusive, não há um jeito certo ou errado de usar. O que há, são processos e métodos que com certeza vão fazer toda a diferença para que você consiga aumentar suas receitas sem que para isso você tenha que investir ainda mais.
Se você já tem alguma experiência com imobiliárias ou mesmo está começando agora, saiba que muitas vezes, tudo que a gente precisa fazer para a imobiliária ficar ainda mais rentável, é apertar alguns parafusos. E o business intelligence para o mercado imobiliário ajuda justamente nisso.
Ou seja, se você já faz campanhas de marketing, se já envia e-mail marketing ou já atende o seu cliente de maneira diferenciada, saiba que sempre há espaço para melhorias e otimizações. Poucos ajustes e olhar para as métricas certas, faz com que você possa ajudar as vendas crescerem muito.
Então, para te ajudar a entender mais sobre isso, continue lendo. Vamos entender, agora, os principais benefícios práticos de aplicar o BI na sua imobiliária. Acompanhe!
Quais são os benefícios que o BI – Business Intelligence pode oferecer?
O BI – business intelligence para o mercado imobiliário, como você já entendeu, nada mais é do que um método para criar um processo dinâmico, inteligente e assertivo para a sua imobiliária.
Com o BI, você não precisa se preocupar com situações burocráticas e que podem gerar erros ou desinformação para o seu time. Além disso, os principais benefícios estão diretamente relacionados com todos os setores do negócio. Veja uma lista de possibilidades após implementar o BI:
- Maior poder de tomada de decisão;
- Redução de erros humanos em processos burocráticos;
- Acompanhamentos métricos da sua imobiliária;
- Maior fonte de dados para segmentações de marketing;
- Otimização de recursos de maneira geral;
Falaremos especificamente sobre cada um destes benefícios a partir de agora. Continue lendo para ter bons motivos para implementar um sistema inteligente na sua imobiliária!
Maior poder de tomada de decisão
Tomar decisões é uma das maiores virtudes de um empreendedor. Só que tomar boas decisões está restrito a quem sabe buscar informações e ler as métricas certas para isso. E, adivinhe: o business intelligence para o mercado imobiliário te ajuda a conseguir tomar as melhores decisões!
Por que o BI é tão bom para ajudar nas tomadas de decisões? Porque ele consegue entregar muita informação em tempo real para o seu time. Você consegue saber quando é o melhor momento para anunciar um imóvel, quando fazer um lançamento imobiliário, quando há uma demanda reprimida e muito mais.
Com dados e informações, a sua decisão pode não ter o resultado que você esperava – pois não há receita mágica. Mas, você terá uma segurança maior de que está remando para a direção correta.
Redução de erros humanos em processos burocráticos
Os processos burocráticos são verdadeiras armadilhas para gerar erros internos. Afinal, os seres humanos erram e não há como lutar contra isso. O que podemos fazer é tentar reduzir estes erros. E uma das maneiras de praticamente zerá-los, é com a implementação de um sistema inteligente para gerenciar processos metódicos.
Novamente, o business intelligence consegue oferecer todo o dinamismo e praticidade que este tipo de processo precisa. Ao invés de colocar o seu melhor time para gerenciar documentos, você poderá implementar um sistema que faz isso de maneira automatizada e inteligente. Você ganha tempo, recursos e um melhor resultado final.
Acompanhamentos métricos da sua imobiliária
Ler métricas é fundamental para saber o caminho que a sua imobiliária está tomando. Só que ler as métricas erradas, além de iludir, pode fazer você tomar decisões equivocadas e totalmente desproporcionais.
Por isso, utilizar o business intelligence para o mercado imobiliário vai fazer com que você possa ler as métricas certas, com o números que realmente fazem sentido e sejam realísticos.
Números baseados em futurologia e imaginação fértil podem gerar um excesso de confiança que, por consequência, podem gerar um gasto muito grande para a sua imobiliária. Ou seja, se apoiar em números verdadeiros é mais do que importante!
Maior fonte de dados para segmentações de marketing
Quando você faz uma campanha de marketing imobiliário, espera que ela traga algum retorno. Pode ser a venda de um imóvel ou pode ser o crescimento do seu banco de leads imobiliários. A conversão é você quem vai decidir.
Só que para que esta campanha seja realmente assertiva, você precisa saber exatamente por quais caminhos seguir. E, como você sabe isso? Isso mesmo: com dados!
Números e informações são mais do que importantes para que a sua campanha de marketing seja feita para as pessoas certas, no lugar certo e no momento certo.
Você saberá quando enviar um e-mail de venda, quando divulgar um imóvel e quando dar um desconto significativo. Ações que geram vendas e reduzem o consumo de recursos!
Otimização de recursos de maneira geral
E por fim, o BI vai ajudar você a reduzir os custos de maneira geral na sua imobiliária. Uma ação positiva vai gerar outra ação positiva e, como em um efeito dominó, todos os setores da sua imobiliária vão ser beneficiados a partir do uso de sistemas inteligentes e automatizados.
Como é o caso do uso de um bom CRM imobiliário, que faz a sua equipe trabalhar de maneira concentrada e focada no que realmente é importante.
Boas vendas!