Black Friday de Imóveis
Essa época do ano nos Estados Unidos é comumente conhecida como Holiday Season, ou época de feriado, em tradução livre. Foi lá que surgiu a moda do Black Friday, um momento em que comerciantes aproveitam para dar um “boom” nas vendas. Isso através de descontos e ofertas especiais. Mas será que é possível e viável fazer um Black Friday de imóveis? Vamos analisar neste artigo.
Porque devemos considerar a possibilidade de Black Friday de Imóveis
É verdade que esta é uma data ainda sendo fixada na mente e na cultura do brasileiro. Não porque nos esquecemos da Black Friday com tantos anúncios em todos os lugares. Mas porque muitas pessoas ainda não acreditam em todos os descontos que veem. Independente disso, várias empresas dos mais diversos segmentos observam ganhos significativos no mês de novembro.
Naturalmente todo o mercado de móveis, eletrodomésticos e principalmente de eletrônicos já foi preparado para esta data. Se você acompanha lançamentos tecnológicos, deve ter notado como o mês de outubro é movimentado. Os lançamentos feitos ao longo dos meses de setembro e outubro permitem que os equipamentos da linha anterior tenham promoções especiais na Black Friday, no mês seguinte.
Mas, se o varejo já está preparado para essa época do ano, o mesmo não pode ser dito do mercado imobiliário. Não porque falta organização neste setor, mas porque as características do mesmo são totalmente diferentes. Não existem lançamentos que tornam produtos de um ano atrás obsoletos. E também não se pode dizer em lançamentos feitos especificamente para o mês de setembro e outubro.
Portanto sim, fazer uma black Friday de imóveis não será fácil. Mas isso não quer dizer que não devemos considerar a possibilidade. É uma época do ano em que as pessoas são induzidas a gastar. Logo, por este motivo, pode ser uma boa ideia aproveitar o período para trabalhar no marketing e em campanhas especiais na sua imobiliária.
As perguntas que devem ser respondidas são as seguintes: como conseguir fazer uma Black Friday de Imóveis? Quais são os melhores imóveis para campanhas nesta época do ano? Onde conseguir parceiros para facilitar e viabilizar as ofertas? E por fim, é melhor trabalhar em apenas um dia ou durante uma semana ou um mês?
Quais imóveis serão melhores para este tipo de campanha?
Trabalhar com imóveis novos é a melhor estratégia se você planeja fazer uma Black Friday de imóveis. Afinal de contas negociar descontos com cada um dos proprietários que você está representando pode não ser tão fácil. Por outro lado, negociar com uma construtora ou incorporadora será, certamente, mais simples.
Quanto aos tipos de imóveis, o ideal é, naturalmente, não é necessário se limitar à apartamentos, imóveis simples ou de luxo. Mas, se tiver que escolher ou focar, escolha os imóveis de menor valor e maior procura. Assim você conseguirá aumentar seus números de venda significativamente.
Mas lembre-se, se você e sua imobiliária possuem um imóvel que está há muito tempo parado, pode ser uma boa ideia contatar o proprietário e buscar maneiras de destacar o mesmo durante este período. Será relativamente conseguir negociar um desconto real (é importante nunca fazer propagandas falsas!).
Parcerias facilitam uma Black Friday de imóveis?
Sim! Parcerias ajudam tudo e todos, mas no caso de campanhas deste nível, ter alguns companheiros será essencial. Já comentamos brevemente sobre incorporadoras e construtoras como parceiras dos corretores nestes momentos.
Portanto, se você souber de algum lançamento ou empreendimento na sua cidade, pode ser uma boa ideia contatar a construtora responsável e ver a possibilidade de trabalhar em uma campanha. Até mesmo para venda de imóveis ainda na planta.
Mas, não são apenas construtoras que podem auxiliar corretores e imobiliárias. Bancos são essenciais para que a maioria dos seus clientes possam financiar seus imóveis. Afinal de contas, a maioria das pessoas não consegue juntar recursos suficientes para compra de um imóvel totalmente a vista.
Por isso, se você souber de bancos que comumente tem condições especiais de financiamento na Black Friday, pode ser uma boa ideia tentar algum tipo de parceria. Nem sempre será possível ter um acordo exclusivo com bancos, devido ao tamanho dos mesmos. Mas uma parceria em que você pode citar a marca de um banco e as condições especiais oferecidas já pode ser o suficiente.
Por fim, alguns portais imobiliários podem oferecer condições especiais nesta época do ano. Portanto, fique atento e verifique se será possível fazer algum tipo de redução nos preços graças à estas novas condições.
Qual o período interessante para este tipo de campanha
O mercado imobiliário é diferente do mercado de eletrônicos e fazer este tipo de campanha por apenas um dia, em plena sexta-feira pode não ser a melhor ideia. Especialmente considerando que as pessoas podem buscar outros produtos neste dia. Por fim, lembre-se, raramente um imóvel é vendido com apenas um dia. Existe todo um trâmite de documentação que deverá ser resolvido para que o negócio seja concretizado.
Logo, seria interessante considerar uma campanha que dure, pelo menos uma semana. Campanhas que durem o mês inteiro podem ser mais complexas. Isso porque o corretor e a imobiliária dependem de diversos parceiros. Logo, fazer acordos de durações muito longas pode não ser tão simples.
Mas isso é uma mera sugestão, você e seus parceiros conseguirão definir prazos de maneira mais assertiva. O que é consequência do fato que vocês terão uma situação específica enquanto, este artigo é mais generalizado.
Como fazer uma Black Friday de imóveis?
Simples, além de observar todas as dicas já citadas, não se esqueça que a propaganda é a alma do negócio! Invista em marketing nesta época do ano. Destaque os preços que estarão reduzidos por tempo limitado. E também não se esqueça de citar condições especiais de pagamento conseguidas através de parcerias com determinados bancos.
Você pode fazer uma campanha misteriosa, indicando que os clientes podem esperar novidades nas semanas que antecedem o período de promoção. Redes sociais e o email marketing são ótimas plataformas para este tipo de “teaser”. Você pode até captar leads com páginas de captura que oferecem o envio de emails com as ofertas especiais do período.
As duas ferramentas que te auxiliarão neste processo são o ville Target, para captação de leads e envio de emails. Enquanto o ville Imob permitirá que você agende postagens nas redes sociais, o que garantirá que seus seguidores saibam das promoções mesmo que você não tenha tempo devido à correria dos dias da promoção. Se gostou das dicas e quer experimentar o ville Imob e seus diversos recursos, é só fazer hoje mesmo um teste grátis.