A automação de marketing para imobiliária tem se tornado um ótimo caminho para corretores que precisam manter uma organização diária mais otimizada e efetiva. Afinal, é a partir dela que diversos tipos de serviços diários podem sair do âmbito manual para o âmbito automático. E, com isso, torna-se muito mais ágil processos importantíssimos para o negócio, como o atendimento aos clientes, por exemplo.
Mas, apesar de os avanços tecnológicos na área imobiliária estarem “correndo” para o futuro, muitos profissionais ainda não se atentaram para estes benefícios. Por conta disso, acabam jogando fora grandes possibilidades que elevariam o faturamento da empresa como um todo.
Por isso, nós da Ville Imob elaboramos este conteúdo para você hoje! Veja a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a automação de marketing para imobiliária. E assim, construa um futuro mais promissor para a sua empresa.
O que é a automação de marketing para imobiliária?
Antes de qualquer coisa, é importante que possamos compreender o que é, de fato, uma automação de marketing para imobiliária. E para isso você precisa desconstruir aquela ideia de marketing antigo que você pode ter em mente.
Sabe aquele processo de apenas “divulgar” algo? Com o intuito de entregar para um grande número de pessoas? Pois é! Marketing não é isso e de longe possui apenas esta função. Mas sim, o marketing de uma empresa está diretamente relacionado com a credibilidade da mesma. O marketing diz respeito ao atendimento ao cliente, a resolução de problemas e a entrega de soluções interessantes para os prospectos, “sem pedir algo em troca”.
Contudo, o marketing automático nada mais é do que utilizar ferramentas tecnológicas que sejam capazes de trabalhar de uma forma ainda mais ágil com os nossos prospectos e clientes. Aqui, podemos gerar os nossos leads, através do inbound marketing, e depois disso poderemos “alimentá-los” de uma maneira efetiva.
Pois se você é um corretor antenado, certamente já deve ter ouvido falar no funil para imobiliária, não é mesmo? Pois é. Mas como atender as pessoas de um modo coerente, atentando-se para a etapa do funil em que ela está se não temos um controle minucioso disso? Manualmente este tipo de trabalho pode ser bem cansativo!
É aqui, portanto, que a automação de marketing para imobiliária entra. É a partir dela que você poderá organizar todos os seus contatos, em uma base de dados construída especialmente para isso. Logo, você poderá montar filtros e categorias efetivas, que separe os seus prospectos de acordo com a fase do funil.
Assim você começa a ter informações mais precisas sobre cada perfil. E, consequentemente, poderá entregar para estas pessoas conteúdos, e-mails, informações e até mesmo anúncios que sejam mais efetivos. Afinal, você se baseou nas informações da pessoa, e não apenas despejou um imóvel em sua caixa de e-mail.
Esta automação nada mais é do que a construção de um CRM imobiliário. E ela abarca não somente a “alimentação de leads”, por e-mail. Mas sim, ela também abarca o cuidado que você terá com as suas redes sociais, ou seja, o inbound marketing.
Como a automação de marketing para imobiliária pode ajudar?
Agora que você já pôde compreender o que é, de maneira geral, a automação de marketing para imobiliária, é chegado o momento de entender como ela poderá ajudar a sua empresa. Veja a seguir as nossas considerações sobre este assunto:
1- Atendimento ágil e personalizado
Como mencionamos anteriormente, a automação de marketing estará diretamente relacionada com a geração de leads da sua imobiliária. Mas, além disso, ela também guiará estes leads, dentro da jornada esperada pelo funil de vendas. A automação alimentará estas pessoas com conteúdos e informações precisas, que “casam” com a etapa que a pessoa está e com o perfil da mesmas.
Assim, tudo começa a ocorrer a partir do primeiro contato, a partir do CRM que colherá todas as informações valiosas sobre cada visitante. Sendo que, estas informações serão responsáveis por personalizar o atendimento de cada prospecto. E quanto mais personalizado for, longe de algo robotizado, maiores serão as chances de se fechar um negócio lucrativo.
É a partir de todas estas informações que você e sua equipe de marketing poderão gerar conteúdos interessantes e que realmente gerem valor para os seus prospectos. É aqui, portanto, que nos deparamos com a importância de um blog imobiliário, pautado na otimização para os motores de busca, ou seja, SEO.
Pois uma das coisas que mais toma tempo, em qualquer empresa de qualquer ramo, é a falta de direcionamento da geração de conteúdo. As pessoas acreditam que basta ter um blog e pronto, que os prospectos chegarão até elas de uma maneira natural e sem muito esforço. Doce engano!
Quanto mais você trabalhar o seu CRM, melhor você compreenderá o comportamento da grande maioria dos seus potenciais clientes. E, com isso, poderá sempre se readaptar de um modo que aumente as taxas de conversão da sua imobiliária.
Mas, infelizmente este tipo de acompanhamento torna-se inviável quando feito de modo manual. Até porque você não conseguiria computar e organizar tantas informações sobre todas estas pessoas. E muito menos saberia quais seriam os melhores conteúdos para elas, já que não tem acesso a todas as características principais das mesmas.
Por isso, este é o primeiro ponto que a automação de marketing para imobiliária pode te ajudar: a efetivar o acompanhamento que você tem dos seus leads, e o direcionamento da sua criação de conteúdos e anúncios.
2- Rapidez que promove mais conversão
Basta você parar para observar as pessoas no trânsito e você já se deparará com um fato: as pessoas estão cada vez mais apressadas e loucas para chegar ao objetivo final. Com isso, o universo digital também não ficaria de fora desta busca incessante pelo “quanto antes, melhor”.
Acontece que nós, seres humanos, por natureza não somos muito pacientes… Principalmente quando esperamos algo de outra pessoa. Por isso, o atendimento personalizado, além de ser mais pessoal, ele também precisa ser mais ágil. E é exatamente este tipo de benefício que a automação de marketing para imobiliária promove.
Você poderá responder os seus clientes de uma maneira mais automatizada e rápida, inibindo que ocorra casos em que esperam a sua resposta por até 5 horas, como é a média de atendimento virtual atual. Ou seja, se você e sua equipe de marketing traçarem boas estratégias para a sua automação, a partir do marketing da empresa, produção de conteúdo e alimentação de leads e redes sociais, você estará muito mais presente no mundo virtual.
Com isso, todas as repostas poderão ser dadas de uma forma mais efetiva, pois todo o seu planejamento está direcionado a qualidade do que você tem entregado para os seus prospectos. Pois além de captar um lead, é preciso tratá-lo como alguém importante, que possui todas as características de quem pode vir fechar algo com você mais tarde.
Portanto, anote aí: atendimento personalizado, de acordo com o perfil do usuário, somado a capacidade de sermos ágeis na entrega de informações, são fatores chaves que só a automação pode promover para a sua equipe de marketing. Pois quanto mais otimizado for o seu tempo, melhores serão os seus resultados.
3- Otimização de tempo é a peça chave
E por falarmos em otimização de tempo, não podemos deixar de destacar o quanto isso é muito evidente em uma equipe de marketing que contam com o apoio de uma plataforma de automação. Afinal, muitos trabalhos que poderiam demandar muito tempo podem ser programados para serem desenvolvidos pela tecnologia. Assim, outros aspectos do dia a dia da sua imobiliária é que poderão receber a atenção que merecem.
E voltamos para o exemplo das redes sociais. Você já parou para mensurar o tempo que a sua equipe pode levar publicando e alimentando as redes sociais, todos os dias? Pois é… Este tempo poderia ser muito bem convertido para o estudo dos perfis de clientes e otimização de conteúdos que serão entregues aos prospectos.
Assim, ambos os lados (mídias sociais e conteúdos direcionados aos leads) podem ser feitos de uma maneira muito mais profissional e organizada. Sem ter que “atropelar o relógio” para chegar no objetivo da mesma forma. Afinal, a pressa, como já diria o ditado, é a inimiga da perfeição.
E, pelo o que a gente sabe, você não quer entregar algo imperfeito para os seus clientes… Não é mesmo? Portanto, cuidado com este ponto! Aposte na automação e sinta este efeito no seu dia a dia.
4- Foco no que realmente é preciso
Seguindo o raciocínio do tópico anterior, podemos ainda apontar a automação de marketing para imobiliária como um direcionamento de foco. Afinal, você e sua equipe precisarão, claro, organizar a automação de uma maneira inteligente e que realmente faça o seu negócio prosperar. Mas, a partir disso, quando tudo realmente começar a acontecer de maneira automatizada, você poderá focar no que realmente é preciso no momento.
E assim, poderá trabalhar, por exemplo, a gestão financeira da sua imobiliária, que pode estar sofrendo por N motivos. Enquanto que, a automação, estará construindo a sua base de leads e se auto alimentando de uma forma muito intuitiva e benéfica para toda a empresa.
Pois como já mencionamos no artigo produtividade para corretor de imóveis, o foco é um dos principais elementos para o sucesso. Sem um direcionamento mais assertivo, acabamos “atirando para todos os lados” e, com isso, não acertamos nenhum alvo.
Por isso, cuidar da sua empresa a partir da automação de marketing é gerar otimização de tempo, como falamos acima. Mas, não basta otimizar tempo e ficar parado com o que “sobrou”. É preciso focar em estratégias ainda mais positivas e construtivas que este tempo de sobra poderá gerar para você.
5- Organize suas landing pages em um só lugar
Você tem o costume de criar landing pages para os imóveis de sua imobiliária? Então deixa a gente te perguntar… Como você tem organizado a estrutura destas páginas? Como tem sido a captação de leads? Você tem feito um acompanhamento conclusivo disso?
Pense bem sobre estas perguntas! Pois a automação é capaz não somente de trabalhar CRM com leads já gerados, e tampouco apenas cuidar do inbound marketing feito pelas mídias sociais. Mas sim, a automação também é capaz de te disponibilizar a chance de criar diversas landing pages, que conversam diretamente com toda a sua plataforma de organização de contatos.
Assim, todos os leads gerados serão direcionados para o seu funil, de acordo com as informações que forem colhidas. Poupando muito trabalho e aumentando a sua taxa de conversão de vendas. Pois você estará armazenando em seu banco de dados as informações vindas a partir de pontos diferentes e caminhos distintos até a sua imobiliária. Assim, tudo fica muito mais organizado e focado em um único software que te ajuda a acompanhar de maneira assertiva.
A tecnologia da automação de marketing para imobiliária trabalhando ao seu favor!
Viu só como a automação de marketing para imobiliárias pode ser muito interessante? Pois é! Então está mais do que na hora de você permitir-se abrir a mente para todas as possibilidades que a tecnologia é capaz de criar para o seu negócio. Pois quando você começar a mensurar os resultados, se sentirá indagado a dizer: “por que não comecei isso antes?”.
Porque sim, a automação traz inúmeros benefícios para a empresa. Ela organiza, orienta, aponta, otimiza, eleva o foco e aumenta a taxa de conversão da sua imobiliária. Tudo isso de uma forma muito mais simples do que se você tentar apenas trabalhar manualmente, dividindo os seus leads em pastinhas no computador.
Desse modo, te convidamos a conhecer uma das melhores plataformas de automação de marketing do país, a Ville Target. A partir dela você poderá colocar em prática todos os benefícios que apresentamos em nosso artigo, e assim poderá evoluir a estratégia da sua empresa, impulsionando-a para ainda mais longe.
Qualquer dúvida sobre o assunto, por favor, deixe um comentário para que possamos te ajudar!
Boas vendas e até a próxima!