Administrar uma imobiliária nem sempre é tarefa fácil. Principalmente se você não tem muita noção de onde pode começar ou mesmo do que levar em consideração para isso.
Mas, não se preocupe. No texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre este processo (sim, é um processo) e como você pode fazer para mantê-lo sempre organizado.
A gente sabe que existem inúmeras vertentes diferentes dentro de uma gestão empresarial. Não existe nenhuma regra fixa que vá dizer o que você deve ou não fazer para ter sucesso.
A única coisa que sabemos é que, no fim do dia, sua empresa precisa estar guiada para dar lucro e ter um fluxo de caixa com relação positiva para o médio e longo prazo.
E as ferramentas para conseguir isso, claro, são inúmeras. E uma destas ferramentas, é a administração. Os processos burocráticos são apenas uma parte do que fará uma imobiliária ter sucesso ou não. Há, ainda, outras nuances – que não é o proposto para o tema de hoje.
Mas, como complementação de seus estudos depois deste texto, recomendamos a seguinte leitura:
- Melhores Nichos Imobiliários;
- Gestão financeira para corretores autônomos;
- Ebook Admirável Novo Mercado Imobiliário;
Vamos aos pontos importantes para administrar uma imobiliária.
Administrar uma imobiliária – Passo a passo para uma administração profissional
Conforme entendemos anteriormente, não há uma receita ou uma regra fixa para administrar uma imobiliária. Na verdade, existem métodos e gestões completamente diferentes, e que conseguem chegar aos mesmos objetivos e resultados.
E por isso, você precisará adequar a sua imobiliária a um tipo de gestão que possibilite você ter êxito naquilo que se propôs a fazer.
Ou seja, é preciso entender o mercado e o negócio de maneira ampla para, somente a partir disso, conseguir executar ações que podem refletir em resultados positivos lá na frente.
E uma das primeiras dicas que podemos dar, é: calma! Principalmente se você estiver no início, a administração da sua imobiliária pode parecer algo indomado. Afinal, você ainda não sabe muito bem o que fazer e o que não fazer.
É somente com o tempo que você conseguirá perceber que, de fato, sua administração é boa e está dando resultados. O equilíbrio entre estes dois quesitos é, sem dúvidas, o objetivo.
E como forma de elucidar um pouco mais esta caminhada, preparamos alguns pontos importantes que precisam ser considerados, como:
- Plano de negócios imobiliário – Tudo começa por aqui;
- Trabalhe com metas de curto, médio e longo prazo;
- Contrate uma equipe qualificada somente depois de estabelecer as metas;
- Valorize sua equipe de maneira humana e profissional;
- Tenha processos, mas não deixe o ambiente engessado demais;
- Adote um bom software imobiliário – Ele fará o trabalho pesado;
- Busque reinvestir os lucros para poder solidificar sua imobiliária;
- Tenha um bom plano de marketing associado ao seu plano de negócios;
- Dedique um tempo semanal somente para pensar – Mais nada;
Não se preocupe. Falaremos sobre cada etapa de maneira individual a partir de agora. Então, se você quer administrar sua imobiliária de maneira efetiva, continue lendo.
Plano de negócios imobiliário – Tudo começa por aqui
Ter um roteiro ou um mapa é uma das melhores maneiras de conseguir chegar a um objetivo, não é mesmo? Pois bem, um plano de negócios imobiliário é praticamente isso.
E a sua administração precisa começar por aqui, pois é isto que guiará todas as ações da sua empresa no curto, médio e longo prazo.
Um plano de negócios nada mais é do que, de fato, um plano daquilo que você quer fazer com a sua imobiliária. Quanto mais simplificado e eficiente for este plano, melhor.
Portanto, não queira enfeitar demais esta etapa. Aqui, você precisará definir algumas coisas básicas e importantes.
É no plano de negócios que você entenderá como a sua imobiliária vai ganhar dinheiro. Afinal, este documento é uma forma de elucidar o que a empresa vai ou não fazer daqui pra frente.
Portanto, quanto mais claro tudo isto estiver, mais fácil será a sua administração.
Inovar e reinventar é importante durante o processo de maturação de uma empresa. Porém, não queira reinventar a roda em cada processo de administração e gestão.
Muitas vezes, fazer o básico e o simples é o que, no fim das contas, vai fazer o negócio dar certo e prosperar. Pense sempre nisso, ok?
Trabalhe com metas de curto, médio e longo prazo
Ter metas é fundamental. Independente do tipo de administração que você adote na sua imobiliária, entender onde se quer chegar é aquilo que fará, de fato, as atividades terem algum sentido.
E por isso, este passo precisa ser dado com muita cautela para que você defina muito bem as metas de curto, médio e longo prazo da sua imobiliária.
A importância de ter metas é tão grande dentro da administração, que é somente isto que poderá tornar real e “paupável” algum resultado. E quanto mais alinhadas estiverem as metas, melhor será para você alcançá-las a partir de ações de trabalho.
Mas, o que seria uma meta viável?
Muito se fala em “pensar grande” e prospectar resultados também grandes. Porém, é importante entender que tudo vem na medida dos esforços proporcionados.
E para isso, as metas precisam ser viáveis. Pois de nada adianta você querer vender duas casas de luxo por dia, sendo que você sequer as tem na sua carteira de produtos ainda.
A meta inicial neste caso, seria captar os imóveis e depois pensar no segundo passo, que é vendê-los. Busque dar os passos de acordo com o seu fôlego.
Se o passo for maior que a perna, algumas quedas podem acontecer – quedas, estas, que poderiam ser evitadas.
Isto significa que na sua administração não pode ter metas “ousadas”? Não. Elas podem existir.
O que não pode existir, é uma busca incansável por realizar as metas sem ter a base necessária para tal. Busque alcançar 10x. Mas antes, saiba que existe o 1x, o 2x, o 5x, o 8x, etc.
Pequenas conquistas todos os dias, darão ânimo e a certeza de que, aos poucos, a conquista “grande” chegará.
Contrate uma equipe qualificada somente depois de estabelecer as metas
Não adianta: sozinhos, não chegaremos a lugar nenhum.
Sempre precisaremos de pessoas ao nosso redor para ajudar a fazer a “roda girar”. E, já que precisamos contar com a ajuda de outras pessoas, é fundamental buscar as melhores pessoas para cada função que necessitarmos de ajuda.
É a partir desse raciocínio que precisamos começar a montar a nossa equipe imobiliária, de uma maneira que cada profissional seja alocado para uma função específica, de acordo com suas habilidades.
Afinal, um cirurgião dentista não teria habilidade para fazer um procedimento cardíaco. E vice versa. Não é mesmo?
Esta é uma metáfora que pode ser aplicada, inclusive, no dia a dia corporativo. Afinal, alocar os profissionais errados para determinadas funções, pode fazer com que você tenha uma impressão errada da capacidade deles.
E, claro, os resultados não vão aparecer.
Mas, como podemos fazer esta alocação correta de profissionais em nossa equipe imobiliária?
Basicamente, respeitando o nosso plano de negócios e as metas estabelecidas. É muito mais fácil encontrar um profissional para resolver um problema, depois que este problema está identificado.
Portanto, estabeleça as suas metas de curto, médio e longo prazo, de acordo com o seu plano de negócios.
E com isso, comece a montagem da sua equipe profissional, com peças chave para cada atividade.
Valorize sua equipe de maneira humana e profissional
Administrar uma imobiliária sem valorizar a equipe, certamente é algo que não tem futuro. Afinal, é a equipe que fará o trabalho como um todo e, de fato, chegará nos objetivos propostos.
Então, esta é uma da dicas mais importantes que você poderá colocar em prática. Antes de pensar na melhor estrutura de gestão, no melhor sistema e nos melhores processos, pense na sua equipe.
Valorizar a equipe de maneira profissional e humana é o que de fato fará as coisas darem certo.
Sua equipe precisa estar motivada.
E para isso, eles precisam entender que estão trabalhando com propósito. Ou seja, muito mais do que receber um bom salário, as pessoas precisam se sentir bem – e não meramente acostumadas.
Portanto, ofereça benefícios “fora da caixa” para que a sua equipe queira estar com você. Ofereça folgas, bonificações, viagens, cursos, etc.
Busque entender cada pessoa que trabalha com você de maneira individual. Afinal, cada ser humano possui suas individualidades. E é a partir destas individualidades que você ganhará a confiança de cada membro da equipe.
Vá além de um bom salário. Pense fora da caixa e ofereça o que cada um de seus funcionários realmente precisa.
Por exemplo, se determinado membro da equipe acabou de ter um filho, por que não flexibilizar o trabalho dele, de forma que ele possa trabalhar somente nos horários que mais se encaixam na nova rotina?
Ninguém é robô. Por mais que tentamos separar o pessoal do profissional, pouco conseguimos. Afinal, tudo está interligado, queiram os gestores ou não – somos humanos.
Tenha processos, mas não deixe o ambiente engessado demais
Para administrar uma imobiliária de maneira efetiva, é preciso ter processos e modelos de gestão. Não adianta fazer um tipo de administração hoje, e outro tipo amanhã. Seguir um plano é fundamental.
Porém, é preciso também entender que o plano não pode ser engessado, a ponto de tornar tudo inflexível e imutável.
Pense que o plano de grandes companhias de telefone durante muitos anos, foi vender linhas de telefone fixo. Obviamente, não poderiam continuar neste mesmo plano, não é mesmo?
Portanto, busque um estilo de gestão que siga o plano de negócios, mas de maneira flexível. Conforme mencionamos anteriormente, há inúmeras formas de se atingir metas. Cada empresa será única e elaborará modelos criativos para adaptar a própria realidade.
Por exemplo, se a sua equipe trabalha melhor de casa e é lá que a equipe rende mais, por que forçar o trabalho presencial no escritório? Lembre-se que o mais importante é seguir um plano e uma meta. Por isso, tenha isto sempre visível e em dia.
Adote um bom software imobiliário – Ele fará o trabalho pesado
É claro que para toda boa gestão, é preciso também ter um bom sistema. Anotar uma tarefa no papel e saber que você precisa realizar ela durante o dia, já é um sistema. Analógico, sim. Mas, ainda assim, um sistema.
E pensando na facilitação dos processos e otimização de tempo, você deve contar com um bom software imobiliário, de modo que ele faça o trabalho pesado.
Armazenar informações, servir como banco de dados e manter arquivos e documentos organizados, é o que fará com que suas metas sejam atingidas o quanto antes. E ter tudo isso a mão, claro, é importantíssimo.
Fazer um investimento na otimização de processos é algo que dará resultados constantes no médio e longo prazo. Não hesite em fazê-lo.
Busque reinvestir os lucros para poder solidificar sua imobiliária
Esta é uma dica muito ligada ao crescimento exponencial da sua imobiliária. E faz parte, claro, de uma boa administração.
Portanto, busque sempre reinvestir os lucros que sua empresa vá tendo durante os primeiros meses e anos. É isto que dará fôlego suficiente para a roda girar cada vez mais rápido e de maneira sustentável.
É claro que todos nós queremos uma empresa rentável para poder viver dela.
Porém, é fundamental que você veja o negócio no futuro. Afinal, em algum momento o futuro chegará. E a única maneira de conseguir ter bons resultados lá na frente, é planejando e focando naquilo que é importante para a saúde financeira do negócio.
Dedique um tempo semanal somente para pensar – Mais nada
E por fim, talvez a dica mais importante de todas as que pudemos estudar hoje. Administrar uma imobiliária é uma questão de organização, metas e saúde financeira. Mas, mais do que isso, você precisa fazer o seguinte: pensar.
Tire algumas horas da semana somente para pensar.
Pense em tudo, pense nos sistemas, pense no mercado, pense no que a imobiliária representa hoje, imagine ela no futuro. Apenas pense.
Parar para pensar, sem precisar executar uma tarefa aqui e outra ali é algo que poderá levar o seu negócio para outro nível.
Imobiliárias são feitas de pessoas. E aproveitar a habilidade de pensar é o que trará os verdadeiros diferenciais competitivos. Conte com a Ville Imob para ajudar sua imobiliária a crescer e boas vendas.