Com as inovações tecnológicas a cada dia mais presentes, os mercados necessitam se adaptar às novidades. No setor imobiliário não poderia ser diferente. Para captação de clientes, é necessário investir em novos tipos de tecnologias e abordagens, que muitas vezes tornam-se o diferencial da empresa, em meio a tantos concorrentes no setor.
Seguem abaixo algumas ferramentas inovadoras que estão sendo incorporadas por corretores, imobiliárias, construtoras e outras empresas do setor imobiliário para atrair novos clientes:
– Realidade Aumentada
A realidade aumentada é definida geralmente como a sobreposição de objetos virtuais em 3D, produzidos por computador, com um ambiente real através de algum dispositivo tecnológico – que pode ser uma webcam, por exemplo. A utilização deste recurso pela Rossi permitiu que o empreendimento fosse visto mesmo antes da construção do mesmo. Este case rendeu ao Brasil o título de maior projeto de realidade aumentada do mundo, sendo registrado no Guiness Book.
– QR Code em Placas Imobiliárias
O QR CODE nada mais é do que um código de barras bi-dimensional, que pode ser impresso nas placas imobiliárias e lido por câmeras digitais (como as de celulares e smartphones, por exemplo). Basta baixar o aplicativo (disponível no site http://reader.kaywa.com) e posicionar a câmera para que o celular acesse a versão mobile do site e tenha acesso a mais informações sobre o imóvel que está à venda, sem a necessidade de digitar o endereço do mesmo. Para gerar gratuitamente um QR Code (que pode ser de uma URL, telefone, texto ou SMS) acesse o link: http://qrcode.kaywa.com
– Versão Mobile Site
De acordo com a pesquisa realizada pela Marco Consultoria, o Brasil é o país que lidera a venda de smartphones – celulares que disponibilizam sistema operacional – na América Latina. Entre as formas de utilização do celular e outros dispositivos móveis para atrair clientes, destaca-se a utilização da versão mobile do site. Trata-se de uma versão otimizada do site para navegação em celulares, smartphones e IPhones, onde as pessoas terão acesso na palma da mão às informações sobre os imóveis – como fotos, valores, localização, entre outros. Entre as empresas que apresentam esta solução está a villevox, que oferece o ville Imobiliárias, disponibilizando aos corretores e imobiliárias um sistema completo com site, web sistema e versão mobile do site. Para saber mais acesse: www.villeimobiliarias.com.br
– Atendente Virtual
A atendente virtual é outra forma de atrair futuros compradores aos stands de vendas. Trata-se de um sistema que utiliza a tecnologia Vikuiti que pode ser utilizada em telas de projeção especiais ou mesmo no filme (que é auto-adesivo) em diversos formatos e tamanhos. No Brasil a atendente virtual foi utilizada no stand da Silco Engenharia e Cygnus Imóveis no Park Shopping em Brasília, o que chamou a atenção de todos os que passavam pelo local.
– Gerador de Anúncios Imobiliários
Vale à pena conferir o ville Anúncios, sistema inovador de geração de anúncios Imobiliários, onde são oferecidos diversos layouts pré-prontos, bastando escolher o modelo desejado e inserir as informações necessárias de textos e imagens. O anúncio é criado e estará pronto para impressão no formato A4, para ser disponibilizado na vitrine da sua imobiliária ou escritório, sem a necessidade de perder tempo tentando criar anúncios no Word ou Corel. São disponibilizados diversos modelos de layout na versão gratuita do sistema. Para utilizar esta ferramenta, basta cadastrar-se gratuitamente no site www.villeanuncios.com.br e iniciar o processo de geração do anúncio em layouts criados por publicitários especialmente para o setor imobiliário.
– Tour Virtual 360°
É uma ferramenta bastante atrativa principalmente para o segmento imobiliário. Ele permite que o usuário percorra por todo o local em um único ambiente interativo, de forma simples e eficaz. O visitante consegue navegar por toda a extensão do lugar, da esquerda para a direita, de cima para baixo, ou vice-versa, e não apenas visualizar algo pré-definido como um vídeo ou fotografia. É possível ainda visualizar durante o “passeio” a planta baixa ou o mapa com a localização do imóvel pela integração com Google Maps. Para visualizar alguns projetos, visite os sites: www.webtour360.com.br e www.supertourvirtual.com.br
– Redes Sociais
A febre das redes sociais está atraindo a atenção de empresas que desejam aproximar-se de seus consumidores e clientes em potencial. O setor imobiliário também está utilizando estas ferramentas e os resultados já estão aparecendo. Como exemplo é possível citar o case da Tecnisa, que realizou uma campanha voltada para o público das redes sociais (Twitter, Facebook e LinkedIn) e concretizou a primeira venda de imóvel utilizando o Twitter como primeiro meio de contato do cliente com a empresa.
Por: Ana Gisele Costa Coradelo
Publicitária
Olá Ana Gisele,
Adorei a sua matéria.
Preciso me atualizar e sua matéria foi meu ” start “.
Obrigado.
Antônio Lúcio
Sr. Antônio
Que bom que nossas matérias estão lhe ajudando a ter uma melhor visão sobre o marketing imobiliário. Esperamos que utilize todas elas para lhe ajudar na captação de novos clientes.
Att,
villevox
Ótimas dicas!
A versão mobile é muito importante, pois cada vez mais pessoas utilizam smartphones e tablets para realizar pesquisas enquanto não estão no conforto de suas casas (ou até mesmo quando estão).
Não ter um site preparado para receber esse tipo de usuário pode acabar espantando pessoas de seu site, por conta da má experiência de navegação.
Achei muito legal o projeto de realidade aumentada. Foi uma ótima sacada que utilizou um recurso bem comum nos dias de hoje.
muito boa esta matéria ja estava por dentro de algumas inovações mas o bom é poder ver todas juntas para se focar mais nestes seguimentos, a melhor delas é a ideia de investir mais nos QRcod esta ferramenta pode também ser usada pra direcionar diretamente o futuro cliente ao corretor o que encurta um longo percurso,
Olá Nattah, verdade o QR Code, apesar de já estar a algum tempo no mercado, agora que de fato está passando a ser adotado pelos corretores e conhecimento melhor do público geral, para assim não só o corretor saber o que é um QR code mais também seu cliente, e ambos se beneficiarem da tecnologia. Abraço e obrigado por participar.
Todas as 7 ferramentas são importantes para o crescimento, divulgação, e acesso ao publico da empresa a mais usada são as redes sociais e os QR code, pois voce pode passar por um imóvel e gostar dele e pegar o código e adquirir maiores informações sobre este imóvel, e as redes sociais porque é um local onde os clientes estão sempre conectados, apenas o atendente virtual que ainda não é muito usado no Brasil, pois ainda preferem um contato com pessoas de verdade, digamos assim.
Olá Priscila, concordamos com o exposto. Existem sim muitas novidades e coisas interessantes ligado a tecnologia no segmento imobiliário. O que pode de fato fazer a diferença.
Bom dia Ana Gisele, tenho uma dúvida.
Gostaria de saber se na ferramenta sobreposição de objetos virtuais em 3D é utilizado outra ferramenta: DRONE.
Pois, li uma matéria em que tal ferramenta – robô voador – está sendo utilizado no mercado imobiliário para projeções visuais do empreendimento.
Grato.
Ildeci Pereira.
Boa dia Idelci.
Agradecemos a interação com nosso post.
Um famoso case de realidade aumentada é o da Rossi, porém utilizaram projeção 3D.
As empresas têm inovado na forma de apresentar seus produtos e surpreender seus clientes.
Pode ser que os Drones sejam a nova tendência.
ótimas dicas para corretores de imóvel
Bom dia Claudia,
Agradecemos a interação com nosso post.
Buscamos sempre postar conteúdos que possam auxiliar nossos clientes.
Em breve mais posts com mais dicas!
Agradecemos.
Equipe ville Imob
boa noite, atualmente estou precisando de uma empresa especializado em confecção do qr code…
Olá Jonas!
o villeImob é uma solução na categoria ERP Imobiliário, voltada para Imobiliárias e Corretores.
Existem alguns geradores de QR Code gratuitos, como Kaywa (http://qrcode.kaywa.com)
Agradecemos.
Equipe ville Imob