O corretor de imóveis ou dono de imobiliária já deve estar cansado de saber que precisa estar na internet e ter um site imobiliário para divulgar seus produtos e serviços. Afinal de contas, de acordo com o Sindicato da Habitação de São Paulo (SECOVI-SP), 90% das buscas por imóveis começam pela internet.
Em outras palavras, construir um site imobiliário deixou de ser uma opção e virou uma obrigação aos profissionais que querem sobreviver no setor. Mas isso não significa que sua página web pode ser criada de qualquer forma. Se ela não proporcionar uma boa experiência, basta um clique (ou um toque) para o usuário sair do seu site e ir para o do concorrente.
Para ter sucesso e proporcionar uma boa experiência ao visitante, um site imobiliário precisa apresentar diversas funcionalidades. Veja, na sequência, quais são elas:
Layout: a primeira impressão
Seu site imobiliário precisa deixar uma boa impressão, logo de cara – e ela deve ser mantida enquanto ele estiver navegando. Por isso, além de ter uma boa aparência, a página precisa ter um design responsivo, que permite o acesso sem dificuldades, em computadores, celulares e tablets também.
A página responsiva também ajuda seu portal a conquistar posições no Google. A consequência disso é que o seu número de acessos aumenta. Ou seja, mais pessoas passam a conhecer o seu trabalho.
Para ajudá-lo a construir seu site imobiliário, conte com a plataforma ville imob que possui diversos layouts exclusivos para imobiliárias. Você não precisa ter conhecimento avançado em informática, basta inserir as informações dos seus produtos e serviços.
Quanto à experiência do usuário móvel, mais uma vez, a plataforma ville imob te ajuda com a versão mobile. Enfim, não há mais desculpas para não marcar presença online.
A eficiência no sistema de busca
Simplicidade e objetividade são características que ajudam o cliente a se manter no site, enquanto ele busca por aquele imóvel desejado.
Então, ofereça em seu portal ferramentas que o levem direto ao ponto. Por exemplo, segmente as buscas com base em localização, tipo de imóvel, valor máximo de investimento, número de quartos, entre outras coisas.
Atração pelo conteúdo
Mas não adianta de nada um sistema de busca eficiente, se o resultado acabar levando a imagens de baixa qualidade e informações pouco claras sobre os imóveis. Se tem uma coisa que um site imobiliário precisa ter para não estragar suas oportunidades de bons negócios é conteúdo atraente e que envolva seu potencial cliente.
Pra começar, as fotos que ilustram os imóveis devem impactar positivamente os usuários a ponto de despertar neles vontade realizar uma visita. O ideal é que você poste imagens bem iluminadas, que retratam um ambiente limpo por ângulos que destacam as qualidades.
Nas descrições, aproveite para escrever o que as imagens não puderam mostrar. Antecipe também informações e características relevantes e atualizados que podem fazer a diferença na decisão do interessado.
Atendimento à disposição
Mesmo que você insira diversas informações dos imóveis, alguns clientes podem ter dúvidas ao acessar seu site imobiliário. Nesse sentido, é fundamental que você tenha um sistema de chat online para atender prontamente os visitantes.
O atendimento online, no entanto, exige a atenção especial de um funcionário em horário comercial. Do contrário, a estratégia pode não ter o efeito desejado, prejudicando inclusive o nome de sua empresa ou imobiliária.
Dedicação e divulgação
É preciso ter dedicação também, e fazer acompanhamento constante, caso queira que seu site imobiliário produza resultados efetivos. Elaborar conteúdo diferenciado e periódico em um blog pode ajudá-lo a se destacar dos demais.
A utilização, nas postagens, de estratégias de otimização para as ferramentas de busca também ajuda muito. Nesse caso, estamos falando de SEO (Search Engine Optimization). Se não sabe o que é isso, é bom saber.
O uso de uma URL (endereço do seu site) fácil de ser compreendida, de ser lembrada e que não gere dupla interpretação é mais uma dica para ser encontrado mais rápido nos sites de busca. A URL precisa ainda ser coerente com o título do site.
Enfim, o segredo está em fazer um site imobiliário bem feito, com bom gosto e eficiência, na medida certa, sem exageros. E divulgue ele nas redes sociais. Com isso, metade do caminho para a conclusão de um bom negócio fica garantido.