Não se iluda achando que a internet é um mar de rosas e tudo será perfeito na sua abordagem com o cliente. Erros de corretores de imóveis na internet são comuns: se ele não acertar as estratégias de comunicação no ambiente digital, o relacionamento com o cliente não fica perfeito como deve ser.
Leve em conta que o mercado imobiliário é extremamente competitivo. O seu potencial cliente não está apenas à procura do melhor preço, mas também do melhor atendimento. Por ser muito exigente, quem procura um imóvel na internet precisa visualizá-lo completamente para só assim procurar pelo corretor. Em meio a milhares de anúncios online, erros de corretores de imóveis podem jogar todo os esforços por água abaixo.
Para que você saiba usar a internet a seu favor, confira quais são os cinco erros de corretores de imóveis mais comuns quando anunciam na internet – e não os cometa mais:
Agir sem planejar
Você já deve saber os benefícios do marketing digital para divulgar um imóvel. Mas algumas estratégias podem ser novidade e a ansiedade de negociar te faz cometer alguns erros. Um deles é não se planejar. Antes de pensar em anunciar qualquer imóvel, é preciso pensar no tipo de público que possa se interessar por ele.
Não é só isso. Imagine quem poderá investir nele, qual a melhor maneira de descrever o imóvel, onde você pode anunciá-lo, como avaliará os resultados e de que maneira contornará problemas que possam aparecer no processo. Você precisa ter todas essas respostas para que seu anúncio seja considerado bem-feito e traga um retorno satisfatório.
Um caminho para aumentar a visibilidade do seu anúncio está em compartilhá-lo nas redes sociais. Aqui, para otimizar seu tempo de trabalho, conte com uma ferramenta de integração social. Assim, você pode divulgar seus imóveis para vários canais de uma só vez.
Forçar vendas
Não se pode forçar um cliente a comprar seu imóvel. A internet é um dos melhores meios para divulgar imóveis, mas, acima de tudo, é um canal para educar o seu cliente. Antes de postar inúmeros anúncios, o corretor deve informar e apresentar soluções aos clientes.
Em outras palavras, você precisa gerar informações relevantes, divulgar análises, novos conceitos de moradia, dicas sobre futuros lançamentos, tendências de mercado, ou seja, assuntos que estejam relacionados aos imóveis que você apresenta. Assim, quando o seu potencial cliente precisar de algo, saberá quem estará mais apto a ajudá-lo: você.
Não saber gerir o contato com o cliente
Quem lida com a internet muitas vezes comete o erro de demorar para responder um cliente. Quando ele entra em contato com um corretor, significa que ele está muito interessado naquele imóvel. Deixá-lo esperando vai fazê-lo procurar por outro corretor. Já falamos sobre a concorrência, então, acha que um cliente vai ficar esperando você responder para sempre? Ainda mais no ambiente online, onde a comunicação é praticamente instantânea.
Da mesma forma, um cliente que deixa seus contatos no site da imobiliária quer que entrem em contato com ele para saber mais sobre os anúncios. Tenha em mente que o celular e o e-mail de um possível comprador é um tesouro para suas ações na internet.
Não entender as necessidades dos clientes
Mais um dos erros de corretores de imóveis na internet está em não entender as reais necessidades dos clientes. Quem procura um imóvel não quer saber apenas das características técnicas dele. Ele se interessa mesmo pelos benefícios que terá com a compra.
É clichê, mas a compra de um imóvel é, muitas vezes, a realização de um sonho, não uma simples transação financeira. Por isso, o corretor está vendendo um sonho e não pode descrevê-lo de uma maneira fria. O corretor precisa ser um consultor e também um gestor de relacionamento durante a negociação para cativar seus clientes.
Não estar presente
Não se engane, o cliente vai procurar imóveis nos anúncios online, mas também em imobiliárias. Então, ao mesmo tempo que o corretor não deve ter medo de usar a internet e suas múltiplas ferramentas, ele precisa estar presente e sempre preparado para um bom relacionamento pessoalmente.
O cliente pode começar a negociação via internet, mas é no mundo real que a compra será consolidada. Nesse sentido, tente reunir o máximo de informações do interessado na internet e armazená-las em seu CRM imobiliário. Assim, você estará mais preparado para atendê-lo pessoalmente.