Isto acontece com frequência: você precisa comprar um novo par de tênis, mas ainda não sabe qual modelo escolher. Então, vai até uma loja só para dar uma olhadinha, quando, de repente, um vendedor aparece e começa a apresentar todas as opções de calçado. Isso é bem chato, não é mesmo?
Agora, imagine você, corretor de imóveis, com os seus clientes. Será que você também não comete os mesmos erros? Será que, na tentativa de fechar uma venda a qualquer custo, você acabou se sendo tão chato com aquele cliente que ele nem te retorna mais há um bom tempo?
Pois é, esse é um risco muito sério que você pode correr, até mesmo sem perceber. É por isso que é fundamental, vez ou outra, fazer uma autoavaliação sobre o seu atendimento. E, para ajudá-lo, aí vão algumas boas dicas para não ser um corretor de imóveis chato e, assim, acabar sacrificando os seus negócios.
Corretor de imóveis: não seja inconveniente
Fazer um bom atendimento significa, basicamente, responder todas as dúvidas e apresentar soluções aos clientes, superando suas expectativas. Isso não quer dizer passar o dia inteiro no pé da pessoa. Aqui, você precisa saber a hora certa de se afastar para que ela pense nas opções e condições que estão disponíveis.
Para manter contato e se mostrar à disposição, procure saber qual o horário que o cliente prefere conversar. Quando for o caso, faça uma primeira tentativa por telefone. Depois, se não conseguir ser atendido, mande uma mensagem ou e-mail.
Nesse meio tempo, enquanto aguarda um retorno e deixa o cliente pensar, você pode investir seus esforços em outras oportunidades de negócios, até que ele retorne quando se decidir.
Corretor de imóveis: o atendimento vem sempre antes das metas
A obrigação de alcançar uma meta de vendas estipulada pela imobiliária, pela construtora parceira ou pelo próprio corretor de imóveis pode exercer uma pressão negativa, afetando o seu atendimento.
Mas isso precisa ser evitado a todo custo. Isso porque o cliente não está interessado nas suas metas, ele quer que você resolva o problema dele.
Nesse sentido, procure oferecer um imóvel de qualidade e adequado às exigências do cliente. Atingir suas metas de vendas é uma consequência do seu bom atendimento.
Corretor de imóveis: não seja desatento no atendimento
Durante o atendimento, mostra-se relaxado e seguro. Isso não significa ficar desatento. Alguns deslizes, se cometidos com frequência, podem torná-lo um corretor de imóveis chato pela falta de interesse ao desejo do cliente.
Um exemplo de desatenção é não chamar o cliente pelo nome correto. Chamar a Dona Marina de Maria ou Mariana pode deixá-la bem brava. Do mesmo modo, se ela estiver acompanhada pelo irmão, por exemplo, leve os comentários dele em consideração. Se ele está com ela é porque sua opinião também tem relevância.
Mais do que isso, escutar com atenção todos os comentários ajuda a não fazer perguntas inoportunas. Quando a Dona Marina fala que é viúva, é bom ouvir para não perguntar sobre o marido dela.
Uma boa maneira de não esquecer nenhuma informação do cliente durante o atendimento é fazer uma consulta no seu CRM Imobiliário do ville imob. Nele, você cadastra todos os dados dos clientes, bem como o histórico de atendimento.
Corretor de imóveis: não seja um falastrão
Outro corretor de imóveis chato é o que fala demais e tenta cantar vantagem sempre. Preocupe-se apenas em passar a informação necessária.
Assim, você dá a oportunidade para que o cliente entre no diálogo e evita fazer comentário inoportunos que podem gerar um clima desagradável. O foco é o bom atendimento, ou seja, resolver o problema do cliente.
Corretor de imóveis: venda sem ser vendedor
Agora, o grande diferencial está em vender sem ser vendedor. Ao invés de se dedicar a oferecer, de diversas formas, um imóvel para o novo proprietário ou futuro inquilino, tenha em mente que ele já deseja comprar.
Seu objetivo é tornar esse processo o mais natural possível, dando atenção às palavras e ideias dele e respeitando o seu espaço de decisão. Use sua sensibilidade e o seu conhecimento a seu favor. Em outras palavras, negocie com propriedade, ofereça vantagens e deixe o corretor chato passar bem longe de você.
Ao seguir essas dicas, você não vira um corretor de imóveis chato e, consequentemente, suas vendas tendem a aumentar.