Em tempos em que 94% dos clientes interessados em adquirir um novo imóvel começam a busca pela internet, de acordo com o Google, panfletagem e telemarketing já podem ser consideradas opções ultrapassadas.
Ir atrás de possíveis compradores, entregando o maior número de panfletos ou fazendo o maior número de contatos telefônicos que conseguir, pode dar a falsa impressão de que você está dando uma maior chance para iniciar um bom negócio.
No entanto, um bom corretor de imóveis sabe que a tendência atual e mais assertiva é se colocar como opção em plataformas online (portais imobiliários, redes sociais e blogs) para quem realmente está interessado em comprar ou alugar.
Em outras palavras a presença digital e uma otimização SEO utilizando um sistema para imobiliária, pode lhe gerar mais resultados.
Se você ainda insiste em distribuir panfletos ou em fazer ligações (sem target definido) para ofertar imóveis, continue acompanhando este texto para descobrir onde é melhor investir seus esforços:
As desvantagens de panfletar
Por mais que os seus panfletos sejam bem elaborados e tenham todas as informações necessárias do imóvel, eles podem terminar no lixo, ou pior, no chão das ruas, se forem entregues a pessoas que não estão interessadas em um novo imóvel.
Isso sem falar do alto custo para imprimir milhares de panfletos. É, literalmente, jogar dinheiro no lixo! A panfletagem para venda de imóveis pode não funcionar, se não for direcionada ao público certo e no local certo.
Vejamos um exemplo: se você tem um lançamento de alto padrão, deve panfletar em um evento para empresários (congressos, reuniões, no próprio evento do lançamento, etc) e não em uma praça pública. Já se trabalha com imóvel para o Minha Casa Minha Vida, o local é outro, como um shopping popular.
As desvantagens do telemarketing
O telemarketing, particularmente, possui outras desvantagens relevantes. Para começo de conversa, a imobiliária tem que se preocupar em saber se os contatos do mailing que possui não estão cadastrados com o Procon.
Se estiverem, significa que os donos dos números não estão interessados em receber qualquer tipo de ligação com o objetivo de venda. A realização de um contato pode render uma bela multa para a imobiliária.
Custos elevados e conversões baixas
O custo também pode vir em forma de desgaste para a imagem da imobiliária, caso os contatos telefônicos não sejam bem administrados. Por falta de planejamento, um cliente pode receber ligações diferentes de mais de um corretor de imóveis.
Essa situação acaba gerando rejeição no consumidor, fazendo com que ele abra uma reclamação em sites específicos. Um resultado totalmente diferente do que se esperava, não é mesmo?
Além disso, a oferta ativa do telemarketing também tem o custo elevado das ligações, que pode superar o número de conversões em vendas e gerar prejuízo. Especialmente, se os parâmetros de medição forem mal feitos, gerando vendas fracas.
Priorizar, não excluir as opções
Apesar dos pesares, o telemarketing e a panfletagem podem produzir algum resultado se forem adotados da forma correta. A entrega de panfletos nas ruas ou em carros parados no semáforo ainda é bem comum. Mas a presença no universo virtual – principalmente nas redes sociais – é cada vez mais importante e imprescindível.
Em outras palavras, é melhor conquistar três pessoas online, que estão procurando imóveis, do que tentar chamar a atenção, com panfletos, de quem não está interessado nisso no momento.
Marketing digital e o foco na segmentação
Por isso, o marketing digital precisa ser priorizado por quem está no mercado imobiliário. É nessa hora que o corretor vai demonstrar o seu diferencial na prospecção de novos clientes.
Com um software para imobiliária que faça seu marketing digital bem elaborado, quem realmente quiser comprar chega até você. E, por mais que possa ser apenas um cliente, as chances de compra, devido ao seu interesse, são bem maiores.
O mesmo pode ser dito do telemarketing. As duas opções funcionam como dar um tiro de canhão para acertar uma formiga. Enquanto que uma mensagem na internet, devidamente adaptada ao público-alvo, pode ser considerado como um disparo certeiro.
Investimentos menores e mais assertivos
O facebook e google permitem segmentar uma campanha para um target tão específico que você nem imagina e que seria algo impossível com o panfleto ou telemarketing. Use ferramentas que possam integrar os imóveis ao facebook.
Então, aproveite para investir corretamente na busca de clientes e boas vendas!
Abraço
Equipe ville Imob.