Se uma imagem, nas redes sociais e nos sites, já é bastante atraente, imagine se ela tiver movimento, depoimento de pessoas, resposta para as suas perguntas e a maior chance de comprovar a credibilidade da informação? E os número também não deixam mentir: segundo dados da eMarketer, 86% dos usuários brasileiros já assistem a vídeos na web.
Diante dessa informação, o corretor de imóveis pode (deve) investir na produção de vídeos para os imóveis. Mas não basta fazer uma filmagem amadora e postar, hein! Para alcançar um bom resultado com vídeos, é importante utilizar algumas dicas simples e importantes, que irão deixar seus vídeos com um aspecto mais profissional.
E para saber quais são essas dicas, acompanhe este texto até o final e aproveite para investir em mais esta opção de divulgação, incorporando seu vídeo do imóvel em seu site.
Luz, câmera… ação!
Tenha em mente que, quanto antes você começar a fazer um vídeo para o imóvel, melhor. Você pode buscar inspiração em exemplos de outras imobiliárias ou corretores para dar os primeiros passos. Mas buscar o seu diferencial é a melhor forma de se destacar.
Assista a esses dois exemplos de vídeos inovadores
Descontraído e criativo:
Video em 360 graus de imóvel:
Em seguida, você deve fazer um planejamento de longo prazo, a começar pela seleção de temas que serão abordados em seus vídeos. Por mais que você dê uma boa variada nos assuntos, procure manter uma coerência. Então, imagine que você poste três vídeos por semana.
Às segundas-feiras, por exemplo, faça vídeos para tirar as dúvidas mais comuns das pessoas que estão interessadas em comprar ou alugar um imóvel.
Às quartas-feiras, você pode postar vídeos sobre os imóveis que estão à venda. Aqui, seria legal se você, além de mostrar os detalhes de cada cômodo, apresentasse um pouco dos arredores do bairro, como os pontos comerciais próximos e como é o trânsito da região.
Um outro recurso interessante é possui um software imobiliário que permita você aplicar a localização aproximada do imóvel no GoogleMaps.
Por fim, às sextas-feiras, você pode gravar depoimentos de clientes que já negociaram com você ou, ainda, registrar sua presença em eventos do mercado imobiliário. Isso faz com que você ganhe credibilidade entre os usuários.
Então teremos 03 categorias de vídeos: Vídeos com Dicas Imobiliárias, Vídeos dos Imóveis e Vídeos de depoimentos.
As técnicas mais atraentes
Provavelmente, você vai publicar seu vídeo no YouTube e, convenhamos, ninguém gosta de ficar mais de 10 minutos assistindo a um vídeo na plataforma. O ideal é que ele tenha entre 2 a 8 minutos. Mas, claro, você precisa falar tudo o que tem para falar, hein!
Caso seja um tema mais complexo, como o financiamento imobiliário, você pode dividir o vídeo em duas partes. O importante é que seus vídeos não se tornem chatos por conta do tempo.
Outro cuidado é com a qualidade da gravação. É claro que você não precisa ter uma câmera profissional e nem uma equipe de cinema. Mas você precisa ter certos cuidados com a imagem. Nas gravações externas, procure fazer as filmagens em horários em que a luz esteja mais moderada. Já em ambientes fechados, nunca se coloque contra a luz.
Como você precisa se fazer ouvir, se preocupe em gravar em locais que não tenham ruídos.
E não se esqueça do movimento. As panorâmica da esquerda pra direita e outros movimentos, do teto para o chão, por exemplo, são eficientes para destacar as qualidades do ambiente. No plano geral, vale a pena usar aquelas lentes para celular (conhecidas como lentes olho de peixe), se for o caso.
Elas ampliam o ângulo de captação. Dessa forma, seu vídeo, praticamente, se transforma em uma visita virtual ao imóvel. Uma opção bastante convidativa para a visita real.
Veja o exemplo abaixo de uma lente olho de peixe para seu celular
Por fim, para garantir a simpatia de quem te assiste, não deixe de iniciar sua filmagem com uma boa apresentação e encerrar sugerindo um novo encontro. Também peça para as pessoas se inscreverem em seu canal e deixe seus contatos na descrição do vídeo para acessarem seu site imobiliário. Encerrar seus vídeos de forma abrupta é um balde de água fria.
Melhores smartphones para filmagem, com boa relação custo x benefício
– Moto G4 Plus – 16MP com flash ou 5MP frontal – filme até 1080p @30fps
– Lenovo P2 – 13MP (dual led flash) ou 5MP frontal – filma em até 2160p@30fps
– Samsung Galaxy J5 – 13MP com flash ou 5MP frontal – filma em até 1080p @30fps
– LG G4 – 13MP ou 8MP frontal – filma em até 1080p @ 30fps
– Asus Zenfone 3 – 16MP (dual led, auto foco com laser) ou 8MP frontal – filme em até 2160p @30fps
Lista de alguns programas profissionais para edição de vídeo
– Cyberlink powerdirector – Bem completo
– Movie maker – Mais simples de todos, conta com os recursos básicos de edição de vídeo
– Adobe Premiere Pro CC – “Clássico” e com muitos recursos inclusive para videos em 360
– Nero Video 2017 – Vai incendiar suas edições de vídeo.
Acredite! Existem sites que lhe entregam o serviço pronto ou quase pronto
Se você não quiser ter muito trabalho tendo que aprender software completos de edição de vídeo, existem opções bem acessíveis na internet com serviços modernos e templates pré-prontos de videos para você escolher (é isso mesmo) templates de vídeos. Algumas das boas opções são os sites: https://www.rawshorts.com/ e o https://www.fiverr.com/ .
Você não vai ter mais desculpas por não ter seus imóveis em vídeo. Vale a pena conferir e potencializar suas vendas. Essa é mais uma super dica da equipe ville Imob.
Depois do seu vídeo criado, chegou a hora de divulgar para vender seus imóveis!
Depois de fazer um vídeo para o imóvel, provavelmente você vai publicar seu vídeo no YouTube e, convenhamos, ninguém gosta de ficar mais de 10 minutos assistindo a um vídeo na plataforma. O ideal é que ele tenha entre 2 a 8 minutos. Mas, claro, você precisa falar tudo o que tem para falar, hein!
Caso seja um tema mais complexo, como o financiamento imobiliário, você pode dividir o vídeo em duas partes. O importante é que seus vídeos não se tornem chatos por conta do tempo.
A produção de um bom vídeo para imóveis não termina nas gravações. É preciso fazer ele alcançar seu público. Portanto, nunca deixe de divulgá-los nas mídias sociais, youtube e principalmente, se for um vídeo do imóvel, não esqueça de incorporá-lo a página de detalhes do imóvel em seu site.
Na plataforma ville Imob (ferramentas integradas para corretores e imobiliárias), você pode fazer esse procedimento.
Além disso, você deve utilizar técnicas de SEO para que seu vídeo seja encontrado facilmente em buscas no Google e no próprio YouTube Um título bem escolhido e uma apresentação atraente já no início chama a atenção do cliente.
Ficou tudo claro? Então, aproveite e faça o seu primeiro vídeo.
Abraço,
Equipe ville Imob