Tempos desfavoráveis e até de alta competitividade são inevitáveis na vida de um corretor de imóveis. Portanto, fechar uma venda, que já é complicado, deve ser algo muito bem planejado. Nessas horas, investir na divulgação de seu histórico e de seu portfólio de imóveis de forma criativa e adequada passa a ser uma estratégia fundamental.
Nesse sentido, ter um site imobiliário, se manter ativo nas redes sociais e participar de eventos e disparar e-mail marketing com seu público podem ajudar você a causar uma boa primeira impressão. Além de estar aberto para tirar dúvidas dos usuários, você passa uma imagem de autoridade no assunto.
Mas, para vender bem o seu peixe, é muito importante, também, ter uma boa noção da situação do mercado imobiliário. Isso inclui, por exemplo, conhecer quais são as regiões que apresentam potencial de valorização e quais são as principais motivações do novo consumidor.
Essas etapas ajudam, e muito, no momento inicial, na hora de captar um cliente. Só que a venda só será concretizada, se o cliente ficar satisfeito durante o processo de venda. Quando o objetivo de conseguir um cliente é superado, o corretor precisa aproveitar essa oportunidade para transformá-lo em um meio de divulgação boca a boca. Isso poder ser garantido através de uma visita e venda de imóvel que deixe seu cliente impressionado.
Quer saber como conseguir isso? Veja a seguir 4 dicas para impressionar o cliente na venda do imóvel:
Cuide da aparência
Aparência é tudo. E não estamos falando só a do imóvel. Na hora da visita, você também precisa se apresentar bem, ou seja, nada de cara de sono, roupas mal passadas e inapropriadas para a ocasião e cabelo desarrumado. Preocupe-se também com a postura, o tom certo de voz e gestos de simpatia – sem exageros. Isso deixa uma boa impressão aos clientes.
Ganhe simpatia sendo pontual
Seja em lojas, restaurantes, médico ou numa visita imobiliária, nenhum cliente gosta de ser atendido com atraso. Por isso, procure chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário combinado. Só em ser pontual, você já ganha a simpatia dos clientes. Aí, aproveite esse tempo para ensaiar sua apresentação e verificar se os cômodos estão bem arejados. É muito importante que um corretor tenha na ponta da língua todas as informações sobre o imóvel e arredores, bem como os valores e formas de pagamento.
Esteja bem atento
Durante a visita, a interação com o cliente precisa ser feita de forma moderada. Procure saber se foi fácil encontrar o endereço, para medir a familiaridade do cliente com a região. Porém, não fale todo tempo, principalmente se estiver na companhia de um casal. Eles precisam conversar entre si e se imaginar na residência.
Todos os clientes merecem total atenção, mas as mulheres precisam de atenção especial. Elas costumam ser as principais responsáveis pela decisão final entre os casais. O marido, geralmente, se foca na negociação e na parte financeira.
Também não se esqueça de criar empatia com o cliente, buscando entender suas particularidades e o que ele pensa. Aí, procure utilizar essas informações de forma positiva no seu atendimento.
Fique sempre à disposição
Na melhor das hipóteses, o negócio será concluído na visita. Mas, por mais eficiente que essas dicas sejam, nem sempre tudo termina em venda. O que dedica uma importância particular ao término da visita. Nos momentos finais, tenha uma conversa mais descontraída. Pode contar curiosidades sobre o imóvel ou o bairro que pareçam interessantes e possam ser marcantes.
O foco no relacionamento é um bom diferencial frente aos demais corretores de imóveis. Ele passa ainda por manter contatos posteriormente para se mostrar à disposição para novas visitas. Isso fortalece sua relação com o cliente e até pode render novos negócios.
Ah mais uma dica! Utilize uma plataforma imobiliária completa como o ville Imob para lhe auxiliar nas suas vendas e locações, além de ampliar ao extremo a divulgação dos seus imóveis.
Coloque em prática essas dicas e veja como o relacionamento com os seus clientes ficará melhor. Boas vendas!