Se você é corretor de imóveis e desiste de uma venda só porque o cliente começa a mostrar resistência para evoluir no negócio, saiba que você está na profissão errada. Um bom corretor nunca joga a toalha na primeira dificuldade, nem na segunda, na terceira, na quarta… Enfim, ele sempre procura entender os problemas do cliente, muda de estratégia e vai até o final!
Em outras palavras, você não pode deixar uma oportunidade passar assim facilmente. Lembre-se que, no mercado imobiliário, uma única negociação demanda muito tempo e esforço por parte do corretor. Mas, ao mesmo tempo, significa, também, um ótimo retorno financeiro. E é justamente por ser um investimento tão elevado que faz com que o cliente resistia e faça muitas pesquisas até a hora de bater o martelo e concretizar o negócio.
Em um momento em que a economia do país caminha lentamente, o corretor não pode desperdiçar nenhuma chance. Então, corretor de Imóveis, transforme dificuldade em oportunidade! Listamos algumas dicas para você transformar dificuldade em oportunidade. Confira:
Entenda as necessidades do seu cliente
Uma transação imobiliária envolve muito dinheiro. Talvez, a economia de anos do seu cliente. Portanto, ele tem todo o direito de se sentir inseguro para fechar o negócio. Aqui, cabe ao corretor de imóveis descobrir quais são os problemas do cliente, acalmá-lo e, sobretudo, informá-lo.
Não tenha medo de perguntar quantas vezes forem necessárias quais são as preferências e expectativas do seu cliente. Assim, você consegue encontrar um imóvel mais compatível com o perfil dele. Para isso, você pode usar um software para imobiliária, que cruza informações de perfil de imóvel que o cliente deseja com os imóveis que você tem cadastrado. Para deixá-lo mais seguro para concretizar a transação, você precisa se apresentar bem, isto é, saber se comunicar claramente e passar as informações fundamentais do imóvel e da região.
Destaque os pontos positivos
Nunca discuta com os seus clientes. É claro que, uma hora ou outra, alguém vai apontar defeitos do imóvel e, assim, mostrar resistência. Nesses casos, prefira destacar os pontos positivos que compensam os defeitos.
Vamos imaginar uma situação hipotética. Um cliente seu reclama do trânsito caótico perto do imóvel. Aí, você pode falar que existe um metrô perto e que há uma série de pontos de serviços, como padaria, supermercado e escola, a metros de distância que dispensam o uso do carro. Para ter um controle, utilize um CRM para imobiliária e registre todos os atendimentos, objeções e visitas aos imóveis.
Crie parcerias e trabalhe seu marketing
O ano de 2015 não é muito promissor. Os números provam o pessimismo de muitos setores: enquanto a inflação tem previsão de cerca de 8%, a expectativa é de retração de 0,83% do PIB. Mas, como dizem, é na crise que os profissionais se reinventam e tiram leite de pedra.
Quem trabalha no setor imobiliário, tem na parceria um caminho interessante para descolar mais dinheiro. Mesmo em meio à crise, as pessoas não param totalmente de comprar imóveis. O ritmo, é claro, diminui, mas as vendas ainda acontecem. É muito importante ter um site para imobiliária que exiba seus parceiros, assim poderá trocar logomarca e link com parceiros do segmento imobiliário como: construtoras, arquitetos, dentre outros.
Diante desse cenário, onde há mais corretores do que demanda, é importante criar parcerias com profissionais complementares. Por exemplo, se você possui grande talento para se relacionar com as pessoas, mas ainda não há muitos imóveis captados, procure criar um laço profissional com um corretor que possui muitos imóveis em sua carteira. Assim, vocês agilizam o processo de venda e dividem os ganhos.
Exemplo de resistência às adversidades
Esse vídeo foi feito pelo palestrante do segmento imobiliário Rodrigo Capanema, mostrando que dos modos mais improváveis pode-se nascer grandes oportunidades e soluções para fases difíceis. Desistir não é uma boa alternativa para o seu negocio. Crie alternativas e transforme suas ideias!
Contudo, se especialize, aproveite para fazer cursos, fechar parcerias, aprimorar suas técnicas de vendas, trabalhar melhor o marketing, utilizar plataformas imobiliárias que potencialize suas vendas, integrar imóveis em portais, ter uma versão mobile de seu site, dentre várias outras ações que podem transformar as dificuldades em grandes oportunidades de crescimento profissional e pessoal. E então, o que você acha ? Participe deixando seu comentário e se inscreva em nossa newsletter. Sucesso e Bons negócios.