As construtoras estão apostando pesado na tecnologia como um todo para aproveitar o crescimento e expansão do mercado imobiliário. A realidade aumentada para o mercado imobiliário veio para acrescentar. Para quem não conhece a tecnologia da realidade aumentada consiste em misturar imagens reais e digitais para conquistar de vez os clientes.
Veja um resumo sobre o que é realidade aumentada, extraído do site wikipédia: Designa-se realidade aumentada (RA) a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Assista abaixo alguns exemplos práticos de realidade aumentada:
A realidade aumentada está cada vez mais ganhando adeptos no mercado imobiliário devido ao fascínio que ela causa nos clientes, pois é possível ver o empreendimento em tamanho real mesmo que não exista nenhum tijolo colocado. Dessa forma, o cliente tem uma ideia real do que está investindo.
A Incorporadora e Construtora Rossi foi a criadora do maior marcador de realidade aumentada no mundo, utilizaram a tecnologia para projetar um prédio comercial em modelo tridimensional em tamanho real que foi construído em Vitória, no Espirito Santo.
Para os clientes verificarem como iria ficar a construção depois de pronta, fizeram um voo de helicóptero onde foi captado a imagem da área onde se encontra no atual momento o imóvel, tão surpreendente que a construtora e incorporadora garantiu o titulo de maior marcador de realidade aumentada no mundo pelo Guinness World Records. Veja o exemplo abaixo:
Em outros recursos dessa tecnologia é preciso colocar uma lona preta com uma marcação branca que servirá como um código 2D. Para que você possa impactar seus clientes, visualizando o empreendimento em tamanho real em meio ao espaço ainda sem nada construído.
Maquetes em 3D: Apesar de não ter a grandiosidade da outra demonstração apresentada anteriormente, as maquetes 3D são práticas e não dependem de uma estrutura tão grandiosa para sua demonstração. Com ela, o cliente pode visualizar o empreendimento sem que nada tenha sido construído ainda. O interesse é que na maquete 3D seja exibido como o empreendimento em questão irá se integrar ao local.
Integração com 3D: Como falamos em outro artigo do ville Imob, o QR CODE pode ser integrado facilmente com a realidade aumentada, hoje já está sendo possível projetar a partir de um QR CODE que foi inserido em um folder de divulgação de um empreendimento em 3D.
A integração entre a realidade aumentada e o QR CODE tem rendido boas vendas para as imobiliárias que investiu em novas tecnologias e novas formas para chamar a atenção do seu cliente. Veja abaixo outro exemplo de aplicação de realidade aumentada para o segmento imobiliário da construtora Rossi. Agora, em escala reduzida, ou seja, não é em tamanho original como o anterior.:
Já existem aplicativos que são colocados em pen drives para evitar que o cliente precise ir até o stand para visualizar o empreendimento, você consegue realizar a demonstração utilizando apenas o notebook.
Então, os corretores e as imobiliárias deverão possuir um conhecimento e utilizar cada vez mais essas tecnologias, dessa forma terá possibilidades de garantir sucesso nas vendas, locações ou seja qual for o seu empreendimento. Participe deixando um comentário se você já está utilizando esses recursos. Sucesso e Boas vendas!