Ter um home office bem sucedido é um desafio hoje em dia. Entretanto, trazer seu escritório para dentro de casa é uma tendência que está ganhando cada vez mais força.
De acordo com uma pesquisa da Top Employers Institute, divulgada no início de 2015, 15% das companhias brasileiras já oferecem a oportunidade do home office. Um número ainda pequeno, se comparado à realidade de alguns países europeus.
Apesar dos grandes benefícios, como economia nos gastos, comodidade, e mais tempo com a família, a adoção dessa medida precisa garantir retorno. Pensando nisso, separamos 10 dicas importantes para um home office bem sucedido. Acompanhe.
Home office bem sucedido: conheça 10 regras importantes
1 – Manter o foco e a organização
Quando se fala em trabalhar em casa, duas palavras são rapidamente lembradas: disciplina e organização. O corretor, autônomo ou não, precisará se planejar bem para não perder o controle de sua rotina e assegurar uma boa produtividade. Por isso, prever e enumerar as primeiras medidas a serem tomadas é um ótimo jeito de começar.
2 – Separe assuntos familiares de assuntos profissionais
A vantagem de ter sua família mais próxima pode acabar atrapalhando se essa situação não for bem administrada. Por mais que tenha muita vantagem em trabalhar em casa, imagine você precisando focar na sua tarefa e seu filho pedindo atenção? Por isso, precisa-se de um equilíbrio com estas situações.
Pensando nisso, sua família deve ser a primeira a saber que o seu espaço de trabalho estará em casa. É preciso deixar claro quando você não poderá ser incomodado e quais espaços eles não podem interferir. Desta forma, uma ótima recomendação, é ter um cômodo apenas para o seu trabalho. Assim, tudo acabará mais separado.
3 – Reserve um local em casa
E por falar em espaço, reservar um lugar distante de coisas que possam tirar sua atenção do trabalho é muito importante. Como já falamos, o ideal é ter um cômodo exclusivo para as suas atividades profissionais. O recomendável é que seja um local tranquilo, onde você não seja incomodado com frequência.
4 – Invista em equipamentos de qualidade
Pensar em ter bons equipamentos evita dores de cabeça. Para administrar bem o contato com clientes, tenha uma linha de telefone exclusiva e um bom acesso à internet. Tenha também uma impressora à disposição e demais aparelhos que possam ajudar no seu trabalho.
É importante lembrar que quantidade não é qualidade. Ou seja, quanto mais itens tiver no seu espaço de trabalho, mais o foco e atenção poderão ficar comprometidos. Por isso, tenha apenas o necessário para que a sua atividade seja exercida e o seu bem estar mental e psicológico esteja em dia.
5 – Estabeleça um horário de trabalho
Mas qual benefício haverá em estar mais perto da família, se você acabar trabalhando mais? Por isso, estabeleça um horário de trabalho. Essa iniciativa também deve ajudar no agendamento de visitas à imóveis e na organização das obrigações de seu escritório em casa. Afinal, home office bem sucedido é aquele que todos os pilares administrativos estão em dia, não é?
6 – Esteja presente na internet
Manter-se online é muito importante para a divulgação de seus imóveis. O meio mais eficiente para o corretor são as redes sociais. No entanto, criar um site imobiliário próprio pode auxiliar ainda mais na divulgação de sua carteira de imóveis. Além de que a sensação para o cliente será de um profissionalismo enorme.
7 – Invista no coworking
Quando o contato pessoal com o cliente for inevitável para se fechar um negócio, você pode optar pelas áreas de coworking – espaços de escritórios alugados por outras pessoas para realização de reuniões por um preço acessível. Estes espaços muitas vezes estão localizados em luares estratégicos de grandes e médias cidades.
Além de ser um ambiente colaborativo, você não precisará se preocupar em ter um escritório propício para receber clientes. Ou seja, o conceito de home office fica ainda mais definido quando o espaço pode ser somente seu.
8 – Dinamize o contato com seus clientes
Quando não for o caso de um encontro pessoal, recorra a opções para manter contato frequente com o cliente. O corretor pode utilizar o WhatsApp para antecipar informações, ou fazer reuniões por vídeo conferência. Opções que diminuem a distância e garantem a formalização do negócio.
Além disso, você poderá profissionalizar o seu negócio através de um contato ainda mais próximo do seu cliente, com ferramentas de CRM e comunicação, propícias para corretores de imóveis.
9 – Garanta a sua carteira de imóveis
Em favor do corretor de imóveis independente, existem portais que oferecem a captação de imóveis. Isso pode ajudar o corretor a ter uma carteira de casas e apartamentos que atenda um público mais diversificado. Pois sabemos o quanto é importante oferecer opções para o cliente, não é?
Com uma carteira mais diversificada, o seu leque de opções para oferecer ao cliente aumenta. E isto passa uma sensação ainda maior de profissionalismo e, posteriormente, as chances de fechar bons negócios são maiores.
10 – Seja responsável
Esse é o maior desafio de um home office bem sucedido. Além do conhecimento, ser o próprio chefe exige cobrar bastante de si para agir com profissionalismo e dominar essa dinâmica diariamente. Como já falamos, por muitas vezes pode parecer difícil gerenciar o próprio tempo e a própria liberdade. Na teoria, tudo é maravilhoso. Mas na prática, requer muito esforço.
No entanto, fazendo das formas certas e com o apoio das ferramentas certas, ter um home office bem sucedido é parte integrante fundamental para, consequentemente, ter sucesso na sua carreira imobiliária. Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a liderar o seu próprio negócio.
Garanta a gestão do seu negócio
Contudo, garantir a gestão do seu negócio home office é promover a saúde do seu trabalho, visando sempre benefícios futuros. Deste modo, nós da Ville Imob disponibilizamos uma plataforma de Gestão Imobiliária, cuja apresenta ferramentas e possibilidades indispensáveis para gerir o seu negócio da melhor forma.
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Delza
(65)9916-0056
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