O perfil do comprador de imóveis pode variar bastante dependendo da localidade e do tipo de imóvel, porém já é possível traçar um perfil genérico que mudou bastante nos últimos anos, há alguns anos atrás o perfil de um comprador de imóveis tinha mais ou menos 40 anos, com emprego regular, principalmente no funcionalismo público, com segundo grau completo e com filhos, que queriam uma renda segura.
Já nos tempos atuais, o perfil do comprador é outro bem diferente, são jovens bem sucedidos, que atuam em grandes empresas, que possuem alto grau de escolaridade, em sua maioria são solteiros mais possuem filhos, de acordo com levantamento realizado pela Revista Online Exame Março/ 2015 sobre o perfil de compradores em grandes capitais como São Paulo.
Esses novos compradores, preferem que sejam bem localizados porém espaço não é o fator determinante, eles desafiam cada vez as incorporadoras à oferecer produtos que sejam compactos, que tenham ótima mobilidade e que sejam funcionais.
Este novo perfil de comprador de imóveis é muito exigente e muito bem informado, pois utiliza todas as ferramentas disponíveis para se manter informado sobre tendências do mercado imobiliário e os preços envolvidos em cada novo empreendimento. Por isso, é importante que as incorporadoras estejam preparadas para esse novo perfil, tendo corretores bem informados, utilizando a tecnologia ao seu favor e o mais importante prezando a qualidade do seu atendimento.
A informação detalhada na web sobre os imóveis, tanto no próprio site da imobiliária como em portais de busca e um software CRM para Imobiliárias, são muito importantes para atingir esse público-alvo. Existem soluções integradas hoje em dia que ajudam corretores e imobiliárias a captar esses potenciais clientes, como é o caso do ERP ville Imob. Outras ferramentas que podem ajudar os corretores na divulgação de seus imóveis são o site Stupeflix (criador de vídeos através de fotos) e o Aweber (sistema de e-mail marketing).
Ainda utilizando como base os dados da Revista Online Exame Março/2015, um outro dado muito interessante sobre o novo comprador é que a aquisição do imóvel é realizado de forma financiada, ao invés de ser quitado, logo oferecer ótimas possibilidades de financiamento podem garantir uma nova venda e um novo cliente com potencial investidor.
Apesar dos ótimos salários, que giram em média de R$9.500,00, ainda não é suficiente devido ao alto padrão de vida que levam, ter um investimento quitado no momento da compra.
Os compradores dos novos tempos estão buscando imóveis que lhe possibilitem uma fuga do trânsito das grandes cidades e facilidade na hora de escapar dos grandes engarrafamentos, tão comuns ao longo da semana em grandes rodovias. Quanto mais perto do seu local de trabalho, melhor para escolha.
Outro fator, que é levado em consideração é o valor do imóvel, muitos acabam escolhendo um imóvel menor do que realmente pretendiam devido ao alto valor envolvido. As construtoras ainda não encontraram o casamento perfeito entre o preço do imóvel e sua localização. O valor do imóvel sofre grandes variações de valores quando falamos em 10m2 de diferença, essa variação é tão grande que influencia no fechamento da compra.
O custo x benefício é um dos principais fatores que influenciam diretamente na compra do imóvel, por isso é importante ofertar os melhores imóveis que sejam bem localizados e possuam um preço chamativo, que faça com que o comprador se interesse por aquele imóvel.
Um outro item que também se destaque como uma necessidade colocada pelo cliente na hora da compra ou aluguel de um imóvel é um espaço ou comodidades para se ter um Pet. Então, você tem outras necessidades ou desejos específicos que seu novo lar deva ter ? Participe deixando seu comentário.