As melhores dicas imobiliárias para plantão de vendas de imóveis não são aquelas que garantem resultado do dia pra noite. No entanto, são aquelas que podem, de alguma forma, se alinhar com o projeto da sua imobiliária.
Por isso, neste artigo a Ville Imob vai te ajudar a construir algumas ideias sobre o plantão de vendas de imóveis. Afinal, essa é uma estratégia consagrada, antiga e que precisa ser reinventada para não se tornar algo estático e sem brilho.
Continue lendo e saiba mais sobre plantão de vendas de imóveis.
Dicas imobiliárias para plantão de vendas de imóveis
- Alinhe a estratégia e a comunicação.
- Evite situações de espera para o cliente.
- Tenha um sistema de gestão integrado.
- Faça um acompanhamento de perto do processo
- Entenda de onde veio esse lead para o plantão.
- Tenha um processo adequado para os plantões.
- Crie uma organização de plantão entre os corretores.
- Crie experiências online diferenciadas para os prospectos.
É claro que você pode fazer muito mais do que simplesmente atender ou recepcionar algum interessado no seu imóvel.
Afinal, o plantão de vendas de imóveis não é somente algo simbólico para mostrar ao cliente que sempre tem alguém disponível.
Ou, pelo menos, não deveria ser…
Na verdade, você precisa considerar uma série de outros atributos que precisam ser alinhados com a estratégia de sua empresa, comunicação e outros fatores.
Por isso, para entender mais sobre cada uma das dicas da nossa lista acima, continue lendo e veja-as na prática!
Alinhe a estratégia e a comunicação
O primeiro passo para fazer um bom plantão de vendas para a sua empresa é alinhar a comunicação dela.
Isto é, você precisa considerar um plano de alinhamento de comunicação para que não haja “furos” em falas ou propostas.
Esse tipo de alinhamento pode ser feito de muitas formas diferentes. Uma delas, é uma simples reunião com todos os corretores para alinhar os pontos do plantão.
No entanto, há outros fatores decisivos que você também precisa considerar. Como por exemplo, o tom da linguagem da sua empresa, padrões de comunicação com o cliente, estilo de escrita, eventuais jargões, etc.
Tudo isso faz parte do processo de branding da sua imobiliária, que precisa ser feito de antemão para que todas as estratégias tenham ligação umas com as outras.
Inclusive, aqui vai um artigo interessante sobre comunicação: Como melhorar a comunicação com o cliente no mercado imobiliário.
Evite situações de espera para o cliente
Um potencial cliente não gosta de esperar. Ainda mais se existe uma concorrência grande para a venda de um determinado imóvel.
Por isso, o plantão da sua imobiliária precisa ser verdadeiramente diferente.
Assim sendo, faça tudo o que você puder fazer para evitar situações que geram espera. O plantão tem esse nome porque, na prática, ele indica ao potencial cliente que há um corretor disponível, não é mesmo?
Portanto, é muito importante que você crie um sistema ou até mesmo um padrão de atendimento que faça o cliente entender que ele vai ser atendido.
Como por exemplo, um chat bot que faz a recepção.
Invista em tecnologia para garantir que o seu plantão de vendas de imóveis não vai ser somente mais um no mercado. Se for algum potencial cliente já experiente no ramo, ele sabe quando tem algo diferente ou não.
Tenha um sistema de gestão integrado
Outra dica bem importante que você pode e deve considerar na hora de montar um plantão de vendas de imóveis adequado e profissional, é: invista em tecnologia.
O chat bot, vide dica anterior, já é um bom investimento.
No entanto, você deve investir em situações que tragam não só bem-estar para o prospecto. Mas também, organização e gestão para a sua equipe de corretores que estão trabalhando no plantão.
Um sistema imobiliário como o da Ville Imob, por exemplo, te ajuda a gerir todos os setores da sua empresa de maneira estratégica e inteligente.
Garanta o máximo de eficiência para aproveitar ao máximo os plantões de vendas de imóveis que você está organizando.
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Faça um acompanhamento de perto do processo
Venda é processo e estatística.
Tem o fator humano envolvido mas que, no fim do dia, vai se transformar em estatística. Portanto, quanto mais pessoas você contatar, maiores são as chances de gerar uma venda.
Só que tudo isso só vai ser possível, de maneira eficiente, se houver um acompanhamento do processo de perto.
Isto é, de nada adianta oferecer o imóvel para dezenas de pessoas que nem querem comprar um imóvel ou que não estão no momento certo de compra.
Acompanhar de perto vai fazer você entender melhor em qual perfil está o seu lead e como você pode fazer para que ele, de fato, compre o imóvel.
Acompanhe os plantões de perto para sentir o que as pessoas estão pensando a respeito do imóvel, do empreendimento em geral, dos valores e mais.
Isso tudo vai te trazer uma boa “casca” para, no outro dia, atender ainda melhor no plantão de vendas de imóveis.
Entenda de onde veio esse lead para o plantão
O plantão de vendas de imóveis pode ser tanto online, quanto presencialmente no empreendimento. Mas isso não muda o fato de que você precisa entender de onde veio o prospecto.
Isto é, você precisa entendê-lo de perto e saber exatamente o que ele espera. Afinal, imagina-se que está sendo veiculada uma campanha para atrair as pessoas para o plantão de vendas, certo?
Pois bem – é justamente essa campanha que está sendo veiculada que deve ser pensada de maneira estratégica. Entenda o perfil de compradores que podem eventualmente fechar negócio e anuncie pra eles.
No online, ao clicar em botões que levam para o plantão, você precisa rastrear o clique e saber de onde as pessoas vieram.
Tudo isso vai te ajudar a entender melhor o comportamento dos prospectos para agir de maneira mais estratégica nas vendas.
Seguir a pista do lead te ajuda a construir uma ideia mais ampla sobre quem realmente é o seu público-alvo – ou como o seu público-alvo está chegando até você.
Isso vai otimizar custos, vai melhorar a performance e muitos outros atributos.
Tenha um processo adequado para os plantões
Processo é a palavra-chave para ter bons feedbacks e entender o que fazer para melhorar. Afinal, sem padrões, você não consegue medir resultados de forma precisa.
Por isso, adote padrões claros de atendimento e gestão no seu plantão de vendas de imóveis. Isso vai fazer você entender se as coisas estão funcionando ou não da forma que você planejou.
No entanto, tome cuidado para não engessar demais. Lembre-se que cada prospecto é único e espera um atendimento humanizado.
Portanto, evite situações muito padrões para todos que chegam. Tente entender a história da pessoa para construir uma narrativa de vendas que faça sentido pra ela.
Você já ouviu falar sobre empatia nas vendas imobiliárias? Temos um artigo sobre isso que vai te ajudar: Corretor: use a empatia para atrair mais clientes para a imobiliária.
Crie uma organização de plantão entre os corretores
Quem vai fazer o plantão e quando?
Essa é uma condição que precisa ser estudada, planejada e colocada em prática de maneira eficiente e organizada. Afinal, sem organização, o plantão de vendas de imóveis se torna uma bagunça.
Faça um quadro de escala para entender quais corretores vão trabalhar e quando. Ou, ainda, você pode dividir por imóveis. Tanto faz.
O importante é organizar de um jeito simples e fácil de entender.
Ao organizar um plantão de vendas de imóveis você garante que os melhores feedbacks possam ser colhidos depois. Além de que um plantão, principalmente online, nunca ficará sem atendimento eficiente.
Lembra quando mencionamos a importância de não deixar o cliente esperando? Pois é. Isso se resume, também, a criar uma boa organização entre os corretores de imóveis da sua imobiliária.
Crie experiências diferenciadas para os prospectos
Plantões não precisam ser só online ou só presenciais. Eles podem ser híbridos ou um dia online e outro presencial. A organização ficará por sua conta.
No entanto, uma dica bem legal que você pode considerar para o seu plantão de vendas de imóveis, é: crie experiências diferenciadas para os prospectos que estão conhecendo o imóvel.
Pode ser experiências de mundo virtual, com passeios 3D, ou pode ser experiências presenciais, dentro do apartamento em questão.
Por exemplo: você contratar os serviços de um arquiteto e um decorador para elaborar uma decoração fantástica no apartamento que está aberto para plantão.
Isso criará uma imersão fantástica em que está visitando o espaço e vai gerar ainda mais vontade nas pessoas de realizar aquele sonho.
Lembre-se: você também vende sonhos, e não apenas apartamentos!
Se você fizer um plantão comum, sem um chamariz extra, isso não vai despertar vontade nas pessoas de conhecerem o espaço.
Estratégias para divulgar o plantão de vendas de imóveis
Um plantão de vendas de imóveis, muitas vezes, é considerado o momento mais “promissor” para fechar um negócio. Afinal, quem procura o plantão, muitas vezes, dá a entender que existe um grande interesse no imóvel.
Caso contrário, a pessoa procuraria em qualquer outro momento.
Mas você também não pode se iludir com pessoas que estão apenas passando na rua e resolvem entrar. Um plantão de vendas pode atrair inúmeros tipos de prospectos.
Portanto, uma das maneiras mais efetivas de chamar as pessoas certas para o espaço é com uma boa estratégia de divulgação.
Isto é, você precisa falar com as pessoas certas, no momento certo, e então bombar o seu plantão online ou presencial.
Veja algumas dicas para te ajudar:
- Faça anúncios online.
- Crie landing pages para captar leads.
- Crie um “algo a mais” para os plantões.
- Encontre as pessoas certas.
Faça anúncios online
Uma das maneiras mais interessantes de trazer pessoas para o seu plantão de vendas imobiliárias é anunciando. Isto é, as pessoas precisam saber que há plantão de vendas em determinado empreendimento.
Presencialmente, muitas vezes, o plantão nem precisa de divulgação. Afinal, se o empreendimento chamar atenção, vai ser fácil para que as pessoas prestem atenção e busquem mais informações.
Mas isso não quer dizer que você não precise investir em anúncios. Pelo contrário!
Faça anúncios online mostrando o imóvel e convidando as pessoas para o local ou mesmo para entrar em contato pelo WhatsApp.
Veja algumas dicas sobre o assunto: Anunciar Imóveis: Conheça os 07 melhores meios de captar leads imobiliários.
Crie landing pages para captar leads
Você já ouviu falar sobre landing pages? Essa é uma ótima ferramenta para você oferecer um “próximo passo” para algum prospecto.
Isto é, a landing page é uma página desenhada e projetada para receber as pessoas a partir de algum anúncio online.
Na landing page, você pode explorar ainda mais o imóvel que está a venda para deixar tudo ainda mais “comprável”.
Assim sendo, na landing page você pode pedir para a pessoa deixar contatos, baixar simulações e, claro, chamar pelo WhatsApp.
Essa é uma ótima maneira de mensurar quantas pessoas passaram pela página versus quantas entraram em contato versus quantas fecharam negócio.
Crie um “algo a mais” para os plantões
O seu plantão não pode ser “mais do mesmo”. Por isso, crie um algo a mais. Faça algo diferente e busque criar experiências boas para as pessoas.
Isto é, você pode desenvolver uma série de ações e atividades em dias de plantão. Mesmo naquele domingo chuvoso onde ninguém quer sair de casa. Esse, muitas vezes, pode ser o melhor dia para fechar negócios!
Encontre as pessoas certas
As pessoas certas precisam encontrar o seu negócio. Por isso, o seu projeto precisa começar com um planejamento estratégico para entender o seu público-alvo e o seu cliente perfeito.
Em cima desses dados, você poderá criar campanhas online, offline e uma série de atividades para chamar a atenção para o plantão.
Anote as nossas dicas para que o seu plantão imobiliário possa ser um pouquinho melhor todos os dias.
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